Convivendo

Como funciona a Farmsquare, plataforma que conecta agricultores e consumidores

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Engana-se quem acredita que a tecnologia está somente nos grandes centros urbanos. Ela também invadiu a área rural e se tornou uma grande aliada quando se trata de inovação para o futuro da alimentação.

Muitas alternativas estão sendo colocadas em prática para conectar ainda mais agricultores e consumidores e assim criar um elo mais próximo. O simples fato de reaproveitamento dos alimentos, também já é um começo e, claro, a utilização do mobile onde agricultores podem consultar preços, fazer pesquisas e se aproximar mais dos seus consumidores é outro passo. Um destes aplicativos é a Farmsquare.

O que é a Farmsquare?

Similar ao serviço de carona, a Farmsquare que foi lançado por Rodrigo Hilbert em junho de 2016, é possível o agricultor de uma região anunciar o seu produto e o consumidor mais próximo pegar ou trocar. Segundo o site, é intitulado da seguinte forma: “FARMSQUARE é uma ferramenta social com o objetivo de promover o encontro entre quem quer doar alimentos saudáveis com quem busca por eles, reduzindo barreiras burocráticas e deslocamento”.

Homem segurando uma muda de pé de pimenta. Na imagem está escrito: Farmsquare. Plantando conexões, compartilhando alimentos saudáveis.

As etapas em utilizar a Farmsquare são bem simples. Primeiramente, você cria o seu perfil na plataforma. Depois, cadastra os produtos que queira trocar ou até mesmo doar. Em seguida, é só buscar os produtos que precisa. Você pode conversar diretamente com o produtor e depois o avaliar. Não é mesmo fácil e prático de usar!?

Com a Farmsquare é possível diminuir o desperdício de comida, com o aplicativo três problemas são resolvidos em uma única vez: “Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos”, conforme consta no site.

Ajudando no desperdício dos alimentos

Mesa com cestas de morango e ao lado um celular com o aplicativo do Farmsquare

Para colocar em prática a Farmsquare foi realizada uma parceria entre a marca Del Valle e os seus parceiros – o grupo FLAGCX, a CI&T e a Niiez. Rodrigo Hilbert que é adepto de uma alimentação saudável, sentia essa dificuldade de consumir alimentos fresquinhos e ainda lhe incomodava o fenômeno da cultura do desperdício. E, os próprios agricultores por vezes acabam jogando alimentos fora, devido aqueles que ainda não compraram e assim em vez de irem para o lixo, podem ser doados para alguém.

A plataforma está disponível e pode ser acessada por meio de um site mobile. É só se cadastrar, colocar as suas informações, os produtos que pretende doar ou trocar ou até mesmo comprar! A Farmsquare além de conectar agricultores e consumidores, estreita as possibilidades para repensarmos o desperdício de comida.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]