Convivendo

Dicas para sobreviver ao calor do verão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O verão está chegando e, ainda na primavera, já estamos sofrendo com o calor batendo recordes de temperatura em diversas cidades. Se tudo o que desejamos é um ar-condicionado ou uma folga em uma piscina, a realidade nem sempre é tão generosa assim. Por isso, separamos algumas dicas para você amenizar a sensação de calor quando não tem um ar-condicionado por perto. Veja abaixo e aproveite!

Escolha bem o seu lençol

Na hora de dormir, ficar com calor é horrível para conseguir pegar no sono. Algumas pessoas acreditam que lençóis de cetim podem ajudar a deixar a cama mais fresca, mas, na verdade, acontece ao contrário. O cetim (e também a seda) tem o efeito “esfria no frio e aquece no calor”. O lençol que esquenta menos no calor ainda é o de algodão.

Lençol gelado

Ainda falando sobre a hora de dormir, tem um truque que pode te ajudar na hora de deitar. Pegue um saco plástico que lacre e coloque o lençol dentro dele. Depois, deixe por alguns minutos no congelador. Tire e coloque na cama antes de dormir. A sensação de friozinho não vai durar a noite toda, mas pode durar até você conseguir pegar no sono pelo menos.

Bolsas de gelo

Para ajudar a refrescar o ar que circula em um ambiente, você pode utilizar algumas bolsas de gelo. São aquelas bolsas que normalmente usam para colocar água quente ou fria para colocar em lesões quando alguém se machuca. Deixe algumas bolsas dessas no congelador e depois tire para deixar no ambiente. Até elas descongelarem totalmente vão ajudar a manter o ar do ambiente um pouco mais fresco.

Ventilador de teto

Para quem tem ventilador de teto em casa, é possível deixar ele de um jeito para diminuir o ar quente no ambiente. Você precisará também de um ventilador de chão para ajudar. Coloque o ventilador de chão apontando para a janela aberta. Isso vai fazer com que esse ventilador jogue o ar quente para fora. Depois coloque o ventilador de teto na função exaustor. Isso fará com que ele puxe o ar quente para cima e dessa forma vai ter menos ar quente circulando no quarto.

Ar-condicionado improvisado

Faça um grande cubo de gelo ou pegue vários gelos pequenos e junte em um prato ou em algo que dê para empilhar o gelo até ficar na altura do ventilador. Ligue o ventilador apontado para o gelo e aproveite o ar frio que se espalhará até o gelo derreter.

Esfrie o corpo nos lugares certos

Alguns pontos do corpo ajudam a resfriar o corpo todo mais rápido. Pegue uma bolsa de gelo ou um pano gelado e coloque em alguns lugares específicos: nos pulsos, no pescoço, na parte interna dos cotovelos, na virilha, nos tornozelos e atrás dos joelhos.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]