Cidadania Convivendo Educação Educação dos filhos

Como incentivar os filhos a ler

O hábito de leitura é uma das formas mais prazerosas de estimular o cérebro e ajudar a melhorar a memória, o aprendizado, a capacidade linguística e a inteligência, além de aumentar a cultura da pessoa. Por isso, é essencial estimular esse hábito desde cedo. Se você tem filhos, a melhor coisa a se fazer é ensinar a eles como a leitura é algo bom e que faz muito bem para todos. Veja abaixo algumas dicas de como estimular os seus filhos a ganharem esse hábito:

Ler histórias para eles

Antes das crianças aprenderem a ler, é importante ler para elas. Antes de dormir é um excelente momento para você pegar um livro de histórias infantis para deixar a imaginação da criança fluir livremente. Esse é o primeiro passo para seus filhos tomarem gosto por histórias e pelo mundo mágico que os livros trazem.

Dê o exemplo

As crianças aprendem principalmente pela imitação. Ou seja, elas não necessariamente fazem o que você fala para elas fazerem, mas imitam o que você faz. Por isso, ao ver você lendo um livro, isso pode despertar o interesse da criança para também criar esse hábito. Então, dê o exemplo e leia também!

Livros com figuras e interativos

Quando a criança começa a aprender a ler, muitas palavras ainda são difíceis. Presenteá-la com livros cheios de figuras pode ser uma ótima alternativa. Além de incentivar a leitura, esses livros ajudam a prender a atenção das crianças por mais tempo. Também existem livros com texturas e esculturas de papel que saem do livro ao abrir cada página. Procure esses livros mais diferentes e veja como o interesse da criança pode aumentar bastante.

Você também pode gostar:

Assuntos que interessem as crianças
Existem livros para todos os gostos.

Não adianta tentar dar um livro com uma história adulta para uma criança. Livros com linguagem e assuntos adultos farão com que ela ache que livros são chatos. O ideal é incentivar que elas peguem livros com uma linguagem adequada para a idade e sobre assuntos que elas gostem. Se o seu filho gosta de futebol, por exemplo, dê um livro sobre futebol para ele. Se ele gosta de aventuras, dê um livro de aventuras. O importante é mostrar que existem livros para todos os gostos. Dessa forma as crianças vão crescendo e também sabendo escolher melhor que tipo de conteúdo elas querem absorver.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br