Autoconhecimento

Incentive seus filhos a terem amigos

Casual Children Cheerful Cute Friends Kids Joy Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ninguém é feliz sozinho. Aconteça o que acontecer, essa máxima sempre continuará verdadeira. Os amigos representam um papel importante e uma grande parcela da felicidade na vida de todos, inclusive das crianças. Se você é pai e mãe ou tem alguma pessoinha próxima, faça sua parte para incentivar as amizades e repassar a eles a importância de um amigo.

Quando nos relacionamos desde cedo com outras pessoas, tendemos a ser mais sociáveis ao longo de toda a vida, e dessa forma ter nossos dias mais leves, felizes e muito mais interessantes. Adultos, tendemos a escolher nossas amizades com mais critérios e conservamos apenas as que realmente nos completam, afinal, nossa vida é corrida e nem sempre sobra tempo para fazer a manutenção necessária em todas as amizades. Já quando crianças, não temos nenhum compromisso, a não ser brincar, e pra isso nada melhor que uma gama vasta de amigos.

Uma criança que tem diversas amizades desenvolve noções de socialização, empatia, respeito pelo próximo e também ficam distantes de individualidade, egocentrismo e egoísmo. Brincando, eles aprendem a conviver em grupo de forma harmônica e descobrem como lidar com os sentimentos. Quantas vezes você já não viu seu filho chegar em casa triste por que o amigo não gosta mais dele e agora escolheu passar o recreio com outro menino? Pois bem, por mais que isso lhe parta o coração, pode comemorar: é um ótimo jeito para ele aprender a administrar rejeição, frustração e tristeza. Em contrapartida, demonstrar afeto, carinho e saudade de um amigo ensina à criança que é saudável gostar de outras pessoas e que a afinidade é algo natural.

Por estas e outras questões, é importante que os pais sempre incentivem amizades aos filhos. Preste atenção que o verbo é incentivar e nunca impor. Apesar de seu filho ainda ser uma criança e pouco experiente, ele já tem instintos, e se não gosta de algum potencial amigo, acredite que ele tem motivos pra isso.

A melhor maneira de mostrar a importância de uma amizade é ter contato com seus próprios amigos e explicar para a criança o quanto essa convivência é saudável e engrandecedora. Levar as crianças a ambientes em que elas possam conviver com outras crianças de idade próxima também é uma ação que deve ser recorrente, bem como se mostrar receptivo a receber amigos deles em casa e até mesmo servir de motorista para o encontro da garotada.

Dessa forma, seu filho crescerá de maneira saudável e desenvolvendo preceitos básicos que só uma boa amizade é capaz de proporcionar. Faça sua parte!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]