Convivendo Nutrição

Como organizar uma ceia comunitária

Family Together Christmas Celebration Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Natal é uma época para reunir família e amigos. E todos ficam felizes com isso. Na hora da ceia, também podemos fazer bonito e deixá-la ainda mais abrangente. Algumas pessoas moram longe da família ou não têm condições financeiras de visitar os amigos nessa época do ano. Por que então não os convidar para uma ceia comunitária e fazer o Natal feliz para ainda mais pessoas?

Em ONGs e centros comunitários, é comum ceias de Natal para pessoas que estejam sozinhas e em situações difíceis. Esse pequeno gesto pode fazer toda a diferença para dar ânimo para a pessoa no novo ano que está para começar. Na sua casa, você também pode se organizar para receber mais pessoas na sua mesa. Veja abaixo algumas dicas de como fazer uma ceia comunitária.

Descubra quem está sozinho

Ao convidar parentes e amigos, converse com eles e pergunte se conhecem pessoas que vão passar o feriado sozinhas. Às vezes, alguém próximo deles vai passar a ceia de Natal em casa, sem companhia. Convide-os para a sua casa e aproveite para fazer novas amizades.

Divida os custos

Quanto maior a ceia, maiores são os custos. Por isso, é importante pedir para quem puder contribuir com algo. Seja levando um prato salgado, uma sobremesa ou uma bebida. Se todos ajudarem com alguma coisa, nada vai faltar. Se a sua família for bem organizada, você pode até se programar com antecedência para saber o que cada um vai levar e assim balancear o cardápio.

Ajuda no trabalho

Quem tem o costume de receber visitas em casa sabe como dá trabalho antes e depois da comemoração. Limpar a casa e arrumar tudo dá bastante trabalho mesmo. Por isso, aceite ajuda também dos convidados. Se alguns preferirem, em vez de levar comida, eles podem chegar um pouco antes ou ir no dia seguinte te ajudar a limpar a casa.

Presenteie quem precisa

Algumas pessoas estão numa situação financeira difícil e por isso não conseguem comprar tudo o que precisam nessa época do ano. Às vezes, uma pequena lembrancinha já ajuda a levantar o ânimo da pessoa. Compre presentes também para os convidados novos e ajude quem precisar.

Associações locais

Além da ceia com a família em casa, procure as associações filantrópicas de seu bairro. Elas vão ficar felizes em poder contar com a sua ajuda para as celebrações de final de ano para quem precisa de ajuda. O Natal, acima de tudo, é uma época de solidariedade. Então, procure quem se organiza para ajudar os outros e faça parte desse trabalho.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]