Autoconhecimento

Como manter um relacionamento saudável?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando se trata de relacionamentos, há uma tendência em colocar o maior esforço possível para fazer tudo dar certo. Mas, o que você pode fazer para contornar todo o estresse e manter o relacionamento feliz, em primeiro lugar?

Quando estamos sozinhos e infelizes, sabemos como é difícil o caminho para conseguir um namoro bom e duradouro, e quando finalmente encontramos a pessoa certa, o alívio chega mas a preocupação para estabelecer uma relação saudável começa.
Vem o medo de perder esse relacionamento – e então começamos a usar máscaras. Nos escondemos pequenos pedaços de nós mesmos que pensamos que o nosso parceiro não vai gostar; Pretendemos sentir algo, quando na verdade é totalmente o oposto do nosso sentimento fingido; Evitamos assuntos que nos preocupamos, para não causar uma reação emocional adversa; Nós omitimos informações que nos preocupamos para não causar problemas; Editamos quando falamos e censuramos o que dizemos.

A primeira vez que você faz ou diz algo que assusta você, mesmo que haja o sentimento de dúvida, depois que você diz ou faz, tudo se evapora! E eventualmente você esquece do medo, e começa a fazer disso um hábito.

Então, o que há de errado em esconder?

Suas intenções são boas, não são? Você está apenas fazendo isso para poupar os sentimentos do seu parceiro e garantir a segurança de seu relacionamento, apesar de tudo.

Pode parecer que você está fazendo a coisa certa , mas este comportamento é realmente onde as coisas vão dar errado. Pense em quantas vezes você não quis que seu parceiro (a) fosse totalmente honesto com você.

Quando você habitua sua mente e comportamento, você não está mais consciente do que está fazendo. Isso significa que você não só esconde as coisas que você acha que vai machucar o seu parceiro (a), como também censura informações, deixando-o incapaz de tomar decisões com todos os fatos na mão.

shutterstock_138232136
No entanto, quando você se utiliza da honestidade, você consegue resultados surpreendentes para o futuro de vocês dois.

Quando você está em uma situação de choque ou trauma em seu relacionamento, como infidelidade, há um caos absoluto, que interrompe seu sistema. Você não sabe o que pensar e parece que você está em todo o lugar. Se você olhar para os seus olhos nessa situação, você iria notar que eles estão correndo por todo o lugar, em todas as direções. Eles estão literalmente à procura de seu corpo/sistema/mente para obter informações para ajudá-lo a processar o que você acabou de experimentar. Na PNL, chama-se Pesquisa Transderivacional.

Quando é discutido honestamente todas as preocupações, dúvidas e situações, você elimina o caos e o drama que podem surgir. Além disso, estabelece uma reação de linha de base e cada parceiro está em seu devido lugar, fazendo seu papel.
Então, você não precisa mais se preocupar com “como é que ele (a) irá reagir?” pois você já sabe! Isto torna mais fácil o seu relacionamento, quando o jogo é aberto, e as decisões são tomadas de maneira mais simples, eliminando o gasto de tempo em situações críticas.

Abra o caminho para a comunicação. Por que é mais difícil de dizer as coisas na primeira vez? Se você deixar de falar com medo de parecer errado (a), o trauma pode tomar conta de você, e fica quase impossível falar do problema depois.

É difícil dizer o que pensa em voz alta sobre assuntos delicados, mas quando há trauma, você adiciona medo, pânico, opressão, raiva e frustração a esta situação.

É como praticar um discurso. Você tem que dizer as palavras em voz alta e tem que começar por algum lado. E então, tem que continuar praticando até que as palavras rolem suavemente fora de sua língua e você pode dizê-las sem medo ou hesitação.

Falando sobre todas as questões que envolvem vocês dois já é o início desta prática. Uma vez que você discute o tema “infidelidade” e mostra o que ela significa para você, é mais fácil abordar o parceiro, pois já sabe sua opinião sobre o assunto, por exemplo.

Então, ao invés de perguntar “Você está me traindo? ”, o que provavelmente irá começar uma briga, você pode dizer: “Você lembra daquela nossa conversa sobre infidelidade? Eu vi algumas coisas que me preocupam e queria conversar com você. Estou com a mente pesada sobre este assunto e eu queria tranquilidade. Vamos conversar?”. Isso realmente vai elevar o nível da conversa.

Agora você já sabe: a comunicação é a chave para um relacionamento saudável.


  • Texto traduzido e adaptado por Natalia Ianonne da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]