Autoconhecimento

Como não criar expectativas?

Mulher com um semblante de quem está esperando algo.
deagreez / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando nos dizem que devemos ter esperança por tempos melhores, acreditando que coisas boas podem acontecer e tendo uma perspectiva boa sobre o futuro, acabamos criando expectativas sobre tudo que pode acontecer.

Não tem nada de errado em projetar um desejo e esperar o melhor de pessoas e situações. Faz parte da nossa natureza, em todos os campos da vida. Estamos sempre nos movendo por algum desejo, projetando-o em qualquer evento ou relação com outro alguém.

O problema é quando nos prendemos demais a esses desejos, criando hipóteses em nossa mente, crendo que tudo vai ocorrer conforme o esperado. Só que a vida é imprevisível, nem tudo acontece como queríamos – nem com fatos nem com pessoas.

O lado A e o lado B da expectativa

Então é ruim gerar expectativas? Não necessariamente. Em primeiro lugar, criar expectativa sobre algo faz com que nos dediquemos a algo, que nos sintamos impulsionados e motivados. Também ajuda a vermos a vida de forma mais otimista e inspiradora. Achar que um dia será ótimo, por exemplo, leva-nos a agir concretamente para transformar positivamente o nosso dia.

Mas, por outro lado, se não soubermos administrar nossos desejos, as expectativas podem vir acompanhadas da famosa frustração, caso as coisas não corram conforme o nosso desejo. E, como já dissemos mais acima, isso acontece mais do que queremos, justamente por causa da imprevisibilidade da vida.

Dessa forma, é preciso encontrar um equilíbrio para não cair na armadilha de transformar uma expectativa em frustração, e daí viver num looping de desapontamentos e desilusões. E tenha sempre em mente que a sua decepção pode, na maioria das vezes, ser de sua própria responsabilidade, já que quem projetou uma situação ou comportamento alheio foi você mesmo.

Como, então, administrar esse nosso afã em querer que tudo saia de acordo com as nossas expectativas e não “surtar” quando tudo desanda? Para te ajudar nessa missão, trouxemos 8 dicas simples para lidar com mais tranquilidade diante das incertezas da vida.

Dicas para lidar com as expectativas

Menina com um caderno na mão. Ela está olhando para o lado com um semblante pensativo.
Julia M Cameron / Pexels

Aceite a imprevisibilidade da vida

Essa é a primeira e talvez a mais realista de todas as dicas. Aceitar que nem tudo vai andar conforme o nosso desejo é o primeiro passo para não se frustrar. Nem tudo está sob o seu controle, apenas aceite isso.

Construa sua base de autoconfiança

Sim, quando “confiamos no nosso taco”, somos capazes de sair de situações decepcionantes muito mais inteiros. É inevitável se frustrar, então o que você pode fazer é acreditar no seu potencial de superar o fato e seguir em frente.

“Abrace” as frustrações

Frustrações FAZEM parte da vida. O problema é que somos criados para ignorar sua existência, em nome de uma positividade tóxica que só nos faz agirmos como crianças mimadas quando não obtemos o que desejamos. Se, desde cedo, você se der conta de que se frustrar é parte do processo, melhor se sairá quando isso ocorrer.

Não idealize uma pessoa

Grande parte de nossas frustrações vem de uma projeção equivocada que fazemos de alguém. Para evitar isso, certifique-se de que não é você que está idealizando essa pessoa. Ela é isso mesmo ou é você que está acreditando no personagem que sua mente criou, com base nos seus desejos sobre esse alguém?

Saber diferenciar isso requer um pouco de trabalho, mas te ajuda a não cair nas “pegadinhas” mentais.

Aceite que você não pode mudar uma pessoa

Complementando a dica anterior, após conseguir distinguir a pessoa real daquela que sua mente projeta, é hora de entender que não temos o poder de mudar os outros. Querer que elas sejam como desejamos é uma perda de tempo e um gasto desnecessário de energia.

E acredite: você tem quase 100% de chances de falhar nessa missão, o que vai trazer ainda mais frustração para sua vida. Dessa forma, não crie expectativas sobre a possibilidade de ela mudar ou de você ser capaz de operar esse “milagre” nela.

Aprenda a se comunicar de forma eficiente

Já dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Se você não souber se expressar, falar o que sente e adotar uma comunicação clara, vai viver se metendo em mal-entendidos e decepções.

Balões de diálogo.
Miguel Á. Padriñán / Pexels

Isso é ainda mais relevante quando você espera algo de alguém ou se sente incomodado com algo. Não é garantia de que o fato mudará, mas ajuda a esclarecer as coisas. Além do mais, a outra pessoa fica ciente do que você espera dela e também se motiva para se expressar ou te dar um feedback. Com uma boa conversa você evita alimentar as expectativas e se frustrar no fim das contas.

Encarar as situações

Isso vale para tudo. Não tenha medo de perguntar, de conversar, de questionar quando algo não te agrada. Não tenha medo de colocar as cartas na mesa. Se você tem um encontro marcado, não crie “suspense” antes do evento. Se tem uma entrevista de emprego, prepare-se tecnicamente, em vez de fantasiar probabilidades.

Outro ponto importante: não alimente as expectativas. Mas calma! Você pode gerar expectativas, sim, como explicamos antes. O problema é quando começamos a alimentar as fantasias sobre algo e ficamos nesse mundo “paralelo”, sem tomar nenhuma atitude.

Pratique meditação

Meditar nos leva ao autoconhecimento, ajuda a clarear as ideias, nos coloca no agora, na única realidade que temos. Isso ajuda a sair do círculo vicioso dos “pensamentos aleatórios”.

Meditar é tranquilizante, melhora a nossa respiração, o que faz com que adquiramos mais calma e serenidade, inclusive na tomada de decisões e na forma como pensamos. A meditação nos tira da posição de julgamento e do desejo de mudar tudo. Tornamo-nos mais conscientes de que muitas coisas são imutáveis e passamos a aceitar certas realidades imutáveis.

Você também pode gostar

Então mãos à obra: pratique a meditação, nem que seja por 5 minutos diários. Isso já traz um excelente resultado.

Trouxemos dicas bem simples, que você pode adotar sem grandes complicações na sua vida. Coloque-as em prática e veja como elas farão grande diferença na forma como você lida com as expectativas e com as frustrações.

Não é fácil chegar a um equilíbrio, mas você vai ver que, no fim, vai ser algo muito prazeroso e que vai te proporcionar uma vida muito mais equilibrada e agradável!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br