Autoconhecimento

Como o amor transforma o cérebro dos filhos

Young happy family of three having fun together outdoor. Pretty little daughter on her father back. Parents and girl look happy and smile. Happiness and harmony in family life. Family fun outside.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dizer que o amor modifica as pessoas é redundante. Porém, uma pesquisa realizada pela psiquiatra infantil Joan Luby, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington revela que demonstrações de carinho das mães fazem áreas do cérebro ligadas à afetividade crescerem até duas vezes mais rápido. Imagens de ressonância magnética provaram que os benefícios do afeto são mais evidentes em crianças menores de 6 anos. Os exames mostraram ainda que condutas amorosas após essa idade não compensam o tempo em que a mãe foi distante.

O teste

Participaram do estudo 127 crianças que foram submetidas a ressonâncias magnéticas do início da vida escolar até a adolescência. As mães eram gravadas em situações onde elas realizavam atividades estressantes perto dos filhos.

Mudanças no cérebro

A afetividade das mães muda o hipocampo infantil, área responsável pelo controle das emoções, aprendizado e memória. O carinho das mães é fundamental na fase pré-escolar e o crescimento saudável do hipocampo ajuda as crianças a serem adultos emocionalmente estáveis, explica Joan Luby. A psiquiatra relata ainda que medidas para auxiliar os pais a criarem seus filhos devem ser incentivadas.

Para ser mais carinhoso com os filhos

Veja algumas dicas para estreitar os laços com as crianças:

  • Abrace e beije, demonstrações de afeto dão segurança e reforçam a autoestima da criança que se sente amada.
  • Reserve ao menos 15 minutos diariamente para sentar no chão e brincar.
  • Leia diariamente uma história para seu filho antes dele dormir.

Não deixe a correria do dia a dia impedir você de ser carinhoso com seus filhos. O que ele recebe na infância impactará a vida adulta. Por falar nisso, já abraçou seu filho hoje?


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]