Saúde Integral

12 dicas para cuidar da saúde antes de usar medicamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estamos divididos entre adeptos aos medicamento químicos e aqueles que aderem às terapias alternativas para resolver os problemas do cotidiano. Entre outros recurso como homeopatia, terapias e tratamentos naturais, são diversas as opções para a não ingestão de remédios “tradicionais”.

Em alguns casos, o medicamento químico é realmente necessário, de qualquer maneira, deve ser utilizado de forma orientada e maneirada. Não precisamos ser radicais e achar que qualquer incômodo ou pequena dor será resolvido apenas com eles.

O acompanhamento médico é imprescindível para que se leve uma vida saudável, mas algumas dicas podem ser valiosas para preservarmos nossa saúde e prevenirmos doenças:

Prática de atividade física

A atividade física se refere a movimentação do corpo em qualquer nível. Ou seja, é importante manter-se em movimento diariamente, independentemente de exercícios de longa ou curta duração, o estímulo aos músculos e circulação deve ser prática frequente para o bem do corpo e da mente.

Dieta em dia

Ter uma dieta não significa sofrer, mas sim selecionar aquilo que se come e dar preferência a alguns tipos de alimento. Uma rotina alimentar saudável que evite o consumo de industrializados e produtos gordurosos lhe trará bem estar a curto e longo prazo.

shutterstock_304751963

Sentir o Corpo

Costumamos viver no modo automático sem perceber as ações do nosso corpo. A respiração, a movimentação e outras atividades “involuntárias” que exercemos diariamente podem receber maior atenção para serem praticadas com mais calma e qualidade.

 Take it Easy”

“Leve na boa”, manter-se tranquilo, evitar situações de estresse e nervosismo faz com que seu sistema nervoso funcione melhor e assim todas as funções do corpo são executadas com mais cautela e efetividade.

Viva a realidade

Aceite as situações em que se insere. É importante sentir dor, é importante sentir alegria. Rir, chorar, desesperar-se ou alegrar-se são reações biológicas e formas de extravasar toda a energia que o nosso corpo circula.

Autoestima

Nada mais importante do que acreditar em si. Nossa mente é, ao mesmo tempo, frágil e forte, alguns abalos podem ser imperceptíveis e outros são como tempestades. Cuide de si para manter-se firme.

Sentir a mente

Além de não escutar nosso corpo, também não costumamos notar nossa mente. A prática da meditação e interiorização é uma boa alternativa para se conhecer melhor e preservar sua saúde mental e consequentemente física.

shutterstock_307720517

Seja paciente

A paciência é um comportamento que exige esforço mas que pode lhe salvar em muitas situações e evitar muitos desconfortos. Busque aplicá-la.

Pratique carinho

O ser humano precisa expressar e sentir carinho. Não se acanhe em demonstrar seus sentimentos. Pessoas muito tímidas ou interiorizadas tendem a ter maiores problemas psicológicos. Seja feliz e faça os outros felizes.

Positividade

Não só a autoestima mas também a positividade irá lhe trazer melhor sensação. Nada mais motivador do que encarar a vida com coragem.

Recomece

Renovações são sempre bem-vindas. Precisamos nos colocar novos desafios, lazeres e tarefas. A monotonia pode esconder muitas de nossas habilidades e interesses.

Valorize a natureza

Veja o que está em volta. Mesmo em uma cidade caótica podemos achar pequenas manifestações da energia e beleza da natureza e usufruir de sua energia e força.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]