Convivendo Receitas

Como organizar os preparativos para a ceia de Natal no isolamento social

Mesa de natal decorada e com peru de natal
Subbotina / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Apesar de o ano de 2020 ter sido totalmente fora de nossas expectativas, as festas de final de ano estão chegando e, por mais que estejamos “magoados” com esse ano tão atípico, essas festas sempre nos trazem momentos inesquecíveis, boas recordações e esperança. É tempo de ficarmos com quem amamos (juntos ou a distância) e planejar o próximo ano com fé em nossos projetos.

O Natal é uma data comemorativa em que, normalmente, reunimos a família e os amigos queridos. Neste ano, muitas datas já passaram quase que “batido” por nós, justamente por não podermos estar reunidos fisicamente com nossos queridos por conta da pandemia que nos trouxe isolamento social.

Por outro lado, cada um ao seu modo, conseguimos trazer quem amamos para perto de nós, seja por videochamadas, cartões, mensagens de WhatsApp e até mesmo enviando presentes.

E como chegamos ao final do ano, infelizmente, ainda na mesma situação de isolamento, nosso Natal não será muito diferente, porém teremos a mesma animação e criatividade para celebramos esta data tão gostosa da maneira que as condições nos permitem. Afinal de contas celebrar o Natal é tudo de bom, mas temos que cuidar da nossa saúde e também da saúde de quem amamos, certo?

Então se você também está um pouco perdido em meio a todo esse ano maluco, mas ainda assim quer dar um “chega pra lá” nesse baixo astral todo e comemorar o Natal de uma forma um pouco fora do tradicional, sem deixar nada a desejar, aproveite essas sugestões e dicas de como organizar os preparativos para a ceia de Natal no isolamento social.

Reúna amigos e família em ambientes abertos

Independentemente da data, saúde deve estar em primeiro lugar! Considere algumas coisas antes de planejar uma reunião em família. Se for se reunir, faça isso em poucas pessoas, para que seja possível manter um distanciamento. E sim, a máscara é muito importante para aqueles que não convivem no meio ambiente.

Bola de natal com máscara
Silvrshootr / Getty Images Signature / Canva

Uma dica muito bacana é inovar e fazer a sua ceia em um ambiente aberto. Um quintal, uma varanda, enfim, um local em que haja ar livre é uma ótima pedida. Lembrando que aqueles que apresentam algum sintoma de gripe ou resfriado, ou estão em grupo de risco, o melhor mesmo é se manter em isolamento. Mas calma! Se vai passar o Natal longe de algumas pessoas, saiba que isso não é motivo para deixar de comemorar. Veja nossa próxima dica.

Natal em casa e muito bem acompanhado

Pelos motivos que falamos acima, às vezes será necessário – e melhor para saúde! – que você passe seu Natal em casa, cumprindo o isolamento social. Para os sozinhos nessa data, a dica de celebração é cumprir a seguinte regra: não há regras!

Aproveite para cozinhar o que gosta, comer à vontade sem fazer cerimônia. Você pode também comprar algo gostoso no mercado mesmo, que não dê trabalho – de pratos prontos a guloseimas, não importa, esse Natal é seu! Dormir até tarde é uma ótima opção para aqueles que aproveitam feriados para descansar, ficar com roupas confortáveis, enfim, tudo aquilo que amamos fazer sozinhos!

Você pode, também, fazer uma chamada em vídeo com amigos e parentes, vídeos para enviar nos grupos da família e mensagens de Natal. Caso não seja possível, não tem problema! Curta a si mesmo, ligue uma música alta, maratone aquela série ou assista a filmes na TV. Aliás, sempre tem programas muito legais nessa época.

O mais importante é que você seja grato por estar passando mais um Natal – sozinho ou acompanhado – e segue muito bem, obrigado, nesse ano doido que estamos vivendo. Não deixe que nada atrapalhe seu humor nesse dia, aproveite para meditar e agradecer.

Receitas de Natal

Independentemente de como e com quem irá celebrar o Natal, uma comidinha gostosa sempre cai bem, né? Se você é daqueles que gosta de se arriscar na cozinha, a hora é agora! Veja então algumas receitas para quem irá passar o Natal em casa sozinho ou acompanhado.

Arroz com Laranja e Passas

Uma receita fácil e barata que serve de um acompanhamento delicioso!

Imagem ilustrativa de arroz com passas
Proformabooks / Getty Images / Canva

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola pequena ralada;
  • 1 ½ xícara de chá de arroz;
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 xícara de chá de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja;
  • ½ xícara de uvas passas escuras;
  • Rodelas de laranja para enfeitar.

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue o arroz no azeite com a cebola e a cúrcuma, coloque o sal e a água, deixe até a água secar. Junte o suco, as raspas de laranja, as passas e cozinhe até secar. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Decore um refratário com as rodelas de laranja e distribua o arroz. Sirva em seguida.

Peru Clássico

Uma carne clássica que muita gente gosta. Se você estiver sozinho e achar muita quantidade, faça com apenas um ou outra parte do peru, como o peito, por exemplo. Basta diminuir a quantidade dos ingredientes na proporção e pronto! Ah! Esse tempero fica ótimo também com frango!

Mesa decorada com acessórios de Natal e um peru de Natal
Mizina / Getty Images Pro / Canva

Ingredientes:

Peru

  • 1 peru temperado descongelado (cerca de 4 quilos);
  • ½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca;
  • 1 xícara (chá) de vinho branco;
  • ½ xícara (chá) de suco de laranja;
  • 4 colheres (sopa) de manteiga.

Molho cítrico

  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • ½ colher (chá) de suco de limão cravo;
  • 2 colheres (sopa) de suco de laranja;
  • ½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca.

Modo de preparo:

Peru: em uma assadeira, coloque o peru e espalhe sobre ele o tempero pronto amassado com meia xícara (chá) de água, formando uma pastinha. Acrescente o vinho e o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira para tomar gosto por cerca de 30 minutos. Retire da geladeira, coloque o peito virado para baixo e besunte com a manteiga. Cubra com papel-alumínio novamente e leve ao forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio, vire o peru com cuidado e deixe assar por mais 1 hora, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira. Depois de assado passe o peru para uma travessa de servir e reserve o caldo que se formou no cozimento na própria assadeira, para o preparo do molho.

Molho cítrico: em um recipiente, dissolva a farinha de trigo em meia xícara (chá) de água e adicione ao caldo do cozimento na assadeira. Acrescente o suco de limão-cravo, o suco de laranja e o tempero pronto e deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar. Sirva em uma molheira à parte acompanhando o peru. Dica: Enquanto o peru estiver no forno, regue-o com o molho formado na assadeira. Isso deixará sua carne mais macia e úmida.

Rabanada tradicional

Outro clássico de Natal, mas das sobremesas! Uma receita prática e muito, mas muito, saborosa e super baratinha! Fica de lamber os dedos!

Foto ilustrativa de rabanada
Ramonespelt / Getty Images / Canva

Ingredientes:

  • 4 pães franceses;
  • 1½ xícaras de leite (360 mililitros);
  • 2 ovos;
  • 1 limão (raspas);
  • 1 xícara de óleo para fritar;
  • ½ xícara de açúcar (80 gramas);
  • 2 colheres de sopa de canela moída.

Modo de Preparo:

O primeiro passo para fazer rabanadas caseiras é preparar os ingredientes: corte o pão em fatias, coloque o leite e as raspas de limão em um prato e, noutro prato, os ovos batidos. Esquente o óleo numa frigideira.

Você também pode gostar

Lembrando que essas são apenas algumas sugestões de como comemorar o Natal nessa quarentena e dicas também de receitas gostosas que você pode se aventurar.

Cada um de nós tem a nossa maneira de comemorar (ou não!) as datas especiais de acordo com nossos gostos, práticas religiosas e possibilidades.

A ideia é que, principalmente neste ano, você se sinta bem consigo mesmo, independentemente das condições, e que aproveite as festas para descansar e realizar coisas prazerosas. A celebração começa dentro nós! Boas Festas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]