Autoconhecimento Saúde Integral

Ansiedade e o cansaço mental

Homem com mãos na cabeça e olhos fechados com dor
Marcia Lima
Escrito por Marcia Lima
Estou ansioso! Essa é a frase que mais se ouve em todos os cantos do mundo no momento. Como muito porque sou ansioso. Tenho dores de cabeça porque sou ansioso. Tenho problemas de estômago por causa da ansiedade. Poderia citar muitas coisas aqui e ficaria horas. A ansiedade, assim como a depressão, é uma doença grave que cada vez mais toma lugar na vida das pessoas. O grande problema com esse sintoma é que ele vem acompanhado de vários outros que vão se instalando no corpo sem aviso prévio. Ansiedade é a bola da vez, porque as pessoas vivem aceleradas. O pensamento está em qualquer lugar que não seja o presente. Quem vive com os pensamentos no futuro se torna ansioso. Uma pequena dose de ansiedade é benéfica, sim. Ajuda na organização, no planejamento, nas etapas de um projeto. Mas quando isso extrapola se transforma em uma bola de neve, provocando transtornos que em algum momento se refletirão no corpo e na mente. Ansiedade benéfica é aquela que te traz prazer. Sempre que a ansiedade traz sofrimento, é hora de procurar ajuda terapêutica. A cobrança cada vez maior dentro das instituições de trabalho, os deveres de casa com a família, a rotina desgastante, o stress diário são fatores que desencadeiam essa doença cada vez mais séria. Mas é possível identificar a ansiedade antes que ela se instale?

Mulher estressada

Você também pode gostar de:

Sim! Basta prestar atenção no seu corpo e nos sinais que ele te envia. Tensão muscular, insônia, sensação de cansaço mental, problemas intestinais, agitação, transtornos alimentares, dentre muitos outros. Mas é possível encontrar uma saída para melhorar a sua qualidade de vida. Organize os seus dias de forma a encontrar tempo para o lazer. Movimente-se ! Qualquer tipo de exercício físico pode te ajudar a tornar a vida mais leve. Até mesmo uma leve caminhada. Eles aumentam seus níveis de serotonina, aquela substância mágica responsável pelo prazer. Pratique meditação, e se não puder apenas pare para ouvir uma música de olhos fechados e em silêncio. Todos os dias! Observe os seus pensamentos. Evite dar vazão a aqueles que te atormentam. Da mesma forma que as coisas podem dar errado, também podem dar certo. Evite assumir mais tarefas do que aquelas que você pode executar. Pare de carregar o mundo nas costas. Deixe ir as coisas e as pessoas que não te fazem crescer. Enquanto você investe seu tempo e energia nelas, a sua própria vida vai sempre ficando de lado. E não hesite em procurar ajuda de um profissional. A aromaterapia, a acupuntura, a meditação têm sido fortes aliadas no tratamento para ansiedade. Bem como o atendimento psicanalítico, psiquiátrico e psicológico, que podem te ajudar em questões mais profundas. Não se preocupe, ocupe-se! Busque entender o porquê de tanta “pré-ocupação” com aquilo que ainda nem aconteceu, e talvez nem aconteça. Afinal o futuro, até que chegue a nós, é apenas um breve pensamento. E nada é mais importante do que o momento presente.

Sobre o autor

Marcia Lima

Marcia Lima

Com formação em: Acupuntura | Medicina Tradicional Chinesa | Terapia Cognitivo Comportamental | Massoterapia com Linguagem do Corpo | Aromaterapia | Florais de Bach | Iridologia

Estudante de Psicologia e Psicanálise.

Apaixonada por Fotografia.

Blog: institutozhejin.blogspot.com.br
Email: [email protected]
Tel/Wats: (11) 98570-2267
Facebook: facebook.com/institutozhejin