Alimentação consciente Receitas

Como plantar melancia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Rica em vitaminas A e C, a melancia é muito benéfica para o nosso corpo. Saber como plantar melancia em casa, portanto, pode ser uma tarefa muito prazerosa e deliciosa. Sucos, a própria fruta, geleias e o que mais desejar produzir com a melancia pode ser uma ótima ideia. Além disso, essa fruta é muito boa pra manter o corpo hidratado, afinal carrega 92% de água.

Você também pode gostar de:

Ao contrário do que imaginam, é possível fazer o plantio dessa fruta em casas e apartamentos. Talvez você não saiba, mas existem minimelancias e você pode cultivá-las se mora em apartamento. Aprenda aqui a plantar melancia ou minimelancias em sua casa.

Melancia

Como plantar melancia em casa

As melancias são frutas de verão, ou seja, só podem ser colhidas em período quentes, quando a temperatura atinge 20º a 30º. Elas precisam de solo fértil e de muita água para que sejam produzidas da forma correta. Vamos compreender as necessidades essenciais para plantar a melancia.

Solo

O solo ideal para o cultivo da melancia é aquele onde há nutrição. A terra pode ser arenosa ou argilosa, porém é necessário que você inclua o adubo e as misture. As melancias gostam de água, mas não exagere na quantidade, deixando o solo empapado, pois podem não se reproduzir bem.

Além disso, o ideal é que se tenha um espaço de 30cm para germinar as sementes. Este espaço precisa estar regado de nutrientes, por isso a mistura de adubo é necessária. Afinal, é neste pequeno tamanho que as raízes buscarão alimento necessário para a produção do fruto.

Adubo

O melhor adubo para o plantio de melancia é cinza de madeira, exceto carvão ou restos de grama picada. Além disso, alguns compostos orgânicos que podem te ajudar são os restos de mamona ou húmus de minhoca.

Melancias

O espaço para melancias comuns

Se você tem um quintal e deixará a produção seguir o caminho natural, gerando melancias de até 35kg, separe até 3m de sua área. Quando começarem a brotas, suas folhas começarão a procurar espaço para que o fruto possa ser produzido. A produção pode levar até 120 dias.

Como plantar minimelancias

Se você mora em apartamento e está se questionando sobre como plantar melancia, saiba que é possível tê-las em casa. O ideal é que você respeite todas as dicas dadas acima para que o cultivo seja bem-sucedido. O único ponto de diferença é que você pode plantá-las em vasos.

Neste caso, a adubagem deverá ser ainda mais fortificada, assim como os compostos orgânicos. Para que elas não cresçam muito, você pode usar a técnica de empacotamento dos frutos, quando eles começarem a nascer. Pegue aquelas redes que normalmente vêm com frutas do mercado e envolva os frutos.

Melancias

Com o tempo, eles vão começar a preencher as redes e não farão esforços para aumentar seu tamanho. Então basta realizar todos os cuidados necessários e aguardar para colher a sua minimelancia. Assim como as melancias maiores, as minimelancias podem levar até 120 dias para amadurecerem

Agora que você aprendeu como plantar melancia em sua casa, comece já o seu plantio. Afinal de contas, o verão está chegando!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br