Nutrição Nutrição Funcional Nutrição Orgânica Receitas

Os benefícios da maçã

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem não conhece o ditado: “Coma uma maçã por dia e mantenha o médico longe”? Pois é, ele é extremamente verdadeiro, se levarmos em consideração a quantidade gigantesca de benefícios que uma maçã pode trazer para a nossa saúde. É uma fruta com diversos tipos que nos dá uma quantidade considerável de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio e pectina.

A maçã é uma fruta gostosa, acessível e benéfica.

É também uma fruta com baixo valor calórico, sendo uma importante aliada em dietas de emagrecimento. Dizem inclusive que a maçã é uma fruta de caloria praticamente zero, pois a energia que o nosso corpo usa para mastigar e para digerir seria maior do que a reposta pela fruta. A maçã também ajuda no bom funcionamento do intestino devido ao seu alto teor de fibras, mas para este fim é recomendado comer com casca e mastigar bem para ajudar na digestão. É aliada para o tratamento de colesterol alto e também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

São motivos de sobra para incluir esta fruta tão gostosa, acessível e benéfica em sua alimentação diária, não é? O ideal é que a fruta seja consumida in natura, na hora do lanche e no intervalo entre as refeições. No entanto, sair da mesmice pode ajudar a sempre ter uma maçã em sua alimentação. Neste caso aposte em sucos, chips, geleias, bolos e cookies. Mas nestas preparações sempre dê preferência para composições saudáveis e inclua pouca quantidade de açúcar ou sal.

Abaixo separamos algumas receitas em que a maçã é a estrela para que você possa preparar e variar a forma como a consome. Confira e experimente:

Chips de maçã assada

(Retirada do site Pequenina Vanilla)

Comece preaquecendo o forno na menor temperatura (preferencialmente a 110°C), por uns 10 minutos. Fatie duas maçãs e não esqueça de retirar as sementes e o cabinho. Forre a forma com papel manteiga e posicione as fatias de maçã, de maneira que nenhuma fique sobrepondo a outra. Polvilhe canela em pó e açúcar a gosto (uma opção mais saudável é colocar apenas canela). Leve ao forno a 180°C, com a porta semiaberta, por aproximadamente 1 hora. Desligue o forno, vire todas as maçãs e mantenha por mais uns 15 minutos ali dentro do forno.

Para fazer uma versão salgada deste chips é só polvilhar sal e páprica no lugar da canela e açúcar.

Bolo de maçã sem farinha

(Retirado do site Lucilia Diniz)

Ingredientes:

  • 2 maçãs sem casca;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 clara;
  • 1 banana;
  • 1 colher (sopa) de fermento;
  • 1 xícara (chá) de farelo de aveia integral sem glúten;
  • Canela em pó para polvilhar (a gosto).

Modo de preparo:

Bata as maçãs no liquidificador junto com o ovo inteiro, a clara e a banana;

Passe para uma tigela e junte o fermento e a aveia;

Mexa bem e coloque em uma forma antiaderente;

Cubra com fatias de maçã e leve para assar por 30 minutos em fogo médio;

Para retirar, espere dourar;

Polvilhe um pouco de canela e sirva!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]