Alimentação consciente Autoconhecimento Nutrição

Dieta do tipo sanguíneo AB — O que comer e o que evitar?

Desenho de uma gota de sangue com AB escrito.
grispb / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Embora todas as pessoas apresentem sangue no próprio organismo, esse líquido não é igual para todas elas. Na verdade, há quatro tipos sanguíneos diferentes, que podem ter o fator Rh positivo ou negativo. Então o sangue de alguém pode ser: A+, A-, AB+, AB-, B+, B-, O+ ou O-.

Essa identificação do tipo sanguíneo de um indivíduo é o que garante transfusões de sangue seguras, visto que nem todas essas variações podem ser misturadas. Ou seja, uma pessoa de sangue A+ não poderia receber uma doação de alguém que tem sangue B-, por fatores biológicos específicos, mas pode receber uma doação de sangue A+, A-, O+ e O-.

Porém o que muitas pessoas não sabem é que o grupo sanguíneo também é responsável por definir os alimentos que podemos ou não ingerir. Isso porque cada tipo de sangue interfere em aspectos do organismo de forma distinta, afetando a digestão, a imunidade e o emocional de um indivíduo.

Sendo assim, é importante conhecer os alimentos que ajudam cada tipo sanguíneo a trabalhar melhor e quais podem prejudicá-los. Tal teoria é conhecida como dieta do tipo sanguíneo e foi definida pelo médico naturopata Peter d’Adamo. A seguir, você vai descobrir quais são os alimentos benéficos, neutros ou maléficos para o tipo sanguíneo AB.

Entenda a influência de cada tipo de alimento

De acordo com Peter d’Adamo, o tipo sanguíneo de uma pessoa tem uma ação fundamental no processo digestivo dela. É ele que define como um alimento será digerido, quanta saliva será produzida e quais toxinas serão eliminadas, o que pode impedir ou intensificar o aparecimento de problemas na saúde física.

Um casa tomando café da manhã juntos.
Diva plavalaguna / Pexels

A partir disso, foram definidos três grupos de alimentos, segundo os efeitos que eles provocam em cada tipo sanguíneo. Esses grupos são de alimentos benéficos, neutros ou nocivos.

Enquanto os alimentos benéficos previnem e curam doenças, por exemplo, os alimentos nocivos podem aumentar a gravidade das enfermidades. Por outro lado, os alimentos neutros não interferem na saúde física do corpo nem positivamente nem negativamente.

Alimentos bons para o tipo sanguíneo AB

O tipo sanguíneo AB precisa de uma dieta alimentar equilibrada. Isso significa que os indivíduos que apresentam esse sangue podem comer um pouco de tudo, sem exagerar.

Tábua com queijo e pães
NastyaSensei / Pexels

Levando isso em consideração, os melhores alimentos para o tipo sanguíneo AB são: peixes, iogurte, muçarela, queijo cottage e ricota, kiwi, uva, limão, ameixa, aipo, alho, pepino e couve-flor.

É recomendado que uma pessoa se alimente com os ingredientes citados para que o organismo dela funcione melhor, sempre privilegiando a ingestão de laticínios, de grãos e de frutos do mar.

Alimentos neutros

Os alimentos neutros são aqueles que não prejudicam e não beneficiam o tipo sanguíneo AB. Então você pode ingeri-los de forma equilibrada, sem se preocupar. Saiba quais são eles!

Mulher enchendo um copo com leite
cottonbro / Pexels

Carnes de aves, leite desnatado ou leite de soja, mamão, maçã, figo, beterraba, abacaxi, gengibre, chocolate, mel, açafrão, cebolinha, agrião, vagem e granola. Esses são os alimentos que podem ser consumidos por quem tem sangue AB.

Ao mesmo tempo que os ingredientes listados não vão auxiliar no processo de digestão e permanecerão por um período considerado normal no corpo de uma pessoa, também não vão estimular a piora de enfermidades.

Alimentos que devem ser evitados pelo tipo sanguíneo AB

Ainda que o tipo AB demande uma dieta bastante diversificada e equilibrada, ainda podemos encontrar alguns alimentos nocivos para quem tem essa composição sanguínea.

Duas amigas bebendo cerveja
ELEVATE / Pexels

Em primeiro lugar, é contraindicada a ingestão de cafeína e de álcool. Em segundo lugar, deve-se evitar: carne de boi, carne de frango, presunto, ostra, siri, mexilhões, camarão, vitela, leite integral, creme de leite, queijo parmesão, queijo brie, provolone, manga, banana, laranja, goiaba, alcachofra, vinagre, anis, pimenta, alcaparra, cereais matinais e tapioca.

A ingestão dos alimentos citados por quem tem sangue AB pode dificultar o processo de digestão, fazendo com que toxinas de cada ingrediente permaneçam mais tempo no organismo desse indivíduo. Assim, ele pode desenvolver alguma enfermidade.

Posso fazer a dieta do tipo sanguíneo AB?

A dieta do tipo sanguíneo AB só pode ser realizada por quem tem o sangue desse tipo. Se você não sabe se é o seu caso, faça um exame para descobrir. Porém é ainda mais importante que você consulte um profissional da saúde antes de começar qualquer dieta.

Você também pode gostar

A alimentação é uma parte muito importante do seu bem-estar e só pode ser alterada de forma segura e responsável. Inclusive, há controvérsias sobre a dieta do tipo sanguíneo porque ela não apresenta comprovação científica. Então não modifique o seu cardápio pautando-se apenas nessa teoria.

A partir das informações apresentadas, observamos que a dieta do tipo sanguíneo AB, quando recomendada por profissionais da saúde, pode ser bastante benéfica para o organismo de uma pessoa. Lembre-se de sustentar uma alimentação diversificada e sem exageros para evitar o desenvolvimento de enfermidades!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br