Comportamento Convivendo

Como ter um Natal livre de estresse

Decoração de Natal toda em miniatura, com árvore iluminada, caixas de presentes, boneco de neve, rena, estrelas e velas.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Natal é uma festividade de origem cristã comemorada em todo o mundo. Cada família adota um significado para essa festa: o nascimento de Jesus Cristo, a chegada do Papai Noel, o momento de distribuir presentes. O que existe de comum em todas as casas, no dia de Natal, é o sentimento de união e de amor.

Embora isso pudesse indicar que todas as festas de Natal são lindas e perfeitas, a realidade pode ser um pouco diferente da teoria. Encontrar o presente ideal com o prazo apertado, preparar uma ceia saborosa atendendo aos gostos de todo mundo, decorar a casa inteira, encontrar familiares distantes e manter conversas sobre a vida pode ser muito estressante e difícil.

Você também pode gostar

As preocupações de cada fase da vida podem acabar atravessando essa celebração, tornando-a um motivo de cansaço e de desânimo. Adolescentes que precisam estudar para provas ou para vestibulares, adultos que precisam unir trabalho e festa, idosos que podem estar passando por problemas de saúde ou que podem estar se sentindo sozinhos. Somente as crianças são beneficiadas integralmente por essa celebração.

Ainda assim, é possível transformar o Natal em uma festa que seja exclusivamente feliz. É como um dia de férias no meio de todos os outros dias de preocupações e de estresse. É um momento para aproveitar as coisas que você têm, as pessoas que estão ao seu lado e as melhores partes da sua vida.

A seguir, você vai encontrar dicas para tornar essa data um dia cheio de união e amor, como deve ser. Siga cada uma delas e veja como o seu Natal será o melhor dia do ano!

1) Presentes
Presentes de Natal embrulhados em papéis de presente de cores diversas como vermelho, branco, bege e rosa.

Uma das preocupações do Natal é encontrar os presentes adequados para cada pessoa e conseguir comprá-los sem enfrentar filas e lojas lotadas. Você já deve ter percebido que os centros comerciais sempre ficam lotados próximos a datas comemorativas.

Então, para evitar esse desconforto, você pode começar as compras dos presentes com um pouco de antecedência. No começo de dezembro, você ainda pode encontrar muitas variedades de presentes em lojas que não estarão tão cheias.

Se não quiser arriscar, você pode começar as compras no começo de novembro, um mês no qual não há qualquer data comemorativa responsável por lotar as lojas. Comprando os presentes antes, você consegue planejar melhor o pagamento de cada um e elimina essa preocupação do dia de Natal.

2) Decoração
Árvore de Natal decorada com fitas, luzes e enfeites. A foto está bem perto focando em uma bolinha vermelha.

Há quem queira fazer uma decoração diferente todos os anos. É compreensível que você queira variar um pouco, mas isso significa que você precisa se estressar com a decoração natalina?

Se você quer novos enfeites para a sua casa, pode pedir para as pessoas que vão passar o Natal com você levarem algum enfeite. Seria uma decoração colaborativa, com as ideias de todo mundo. E não se preocupe, porque não tem como ficar parecendo o Carnaval, já que as decorações sempre envolvem os mesmos elementos.

Se você quer criar uma decoração e não quer pedir ajuda de outras pessoas para isso, sem problemas! Você pode usar a internet para buscar inspirações de enfeites que é possível elaborar na sua casa, sem ter que sair para comprar. A sua decoração terá um toque personalizado e artesanal, muito especial para essa data do ano.

Se você não gostou de nenhuma dessas ideias, ainda pode comprar a sua decoração. A mesma regra dos presentes vale para esse tópico: compre antes da segunda quinzena de dezembro! Em outubro, as lojas já começam a vender itens natalinos. Aproveite!

3) Alimentação
Três pratos de comida cheios em uma mesa com uma árvore de Natal em miniatura no centro.

Normalmente, a pessoa que vai receber convidados e convidadas acaba ficando com toda a responsabilidade de preparar a ceia. Não precisa ser assim! A divisão de tarefas pode ser a sua melhor amiga na hora de organizar um Natal sem estresse.

Pessoas que fazem tudo sozinhas acabam sobrecarregadas e estressadas. Quando o trabalho é compartilhado, a união vai até ser fortalecida. Peça para que seus convidados levem um prato que eles gostam ou que ajudem a elaborar o cardápio.

Por mais que seja um pouco não tradicional, você também pode comprar alguns pratos prontos, libertando-se de vez desse trabalho estressante. E ainda tem outra questão: se você não é adepto(a) do veganismo ou do vegetarianismo, mas vai receber alguém que é, pergunte para essa pessoa o que ela gosta de comer. Nada de ficar adivinhando!

4) Conflitos
Menino cobrindo os ouvidos com as mãos, enquanto um homem e uma mulher discutem ao fundo.

Nem todas as famílias se dão bem com cada integrante. Isso é normal e não deve ser a questão que vai estragar o seu Natal sem estresse. Se você não tem a opção de não ir a uma festa com pessoas de quem você não gosta, veja as dicas a seguir.

Supondo que você não teve escolha e precisa encontrar aquele tio um pouco inconveniente, evite ao máximo criar conflitos quando estiverem no mesmo ambiente. Talvez essa pessoa tente te provocar ou diga coisas que vão te ofender. Se você tentar responder com o mesmo grau de grosseria, isso pode gerar uma situação pior ainda.

Ao encontrar alguém de quem você não gosta, existem duas opções pacíficas. A primeira delas é ignorar o que essa pessoa está dizendo para te ofender. Finja que é alguém falando na televisão ou que é uma pessoa com quem você não tem contato. Evite falar com ela e, se tiver que falar, dê alguns sorrisinhos, sem desenvolver assuntos que você sabe que serão motivos de briga.

A segunda opção é tentar resolver esse conflito antes que ele resulte em uma briga. Essa parte pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível. Exigirá compreensão e paciência, mas pode valer a pena. A sua abordagem pode ser a seguinte:

Envie esta mensagem ou diga pessoalmente, do seu jeito, as palavras a seguir:

“Oi, [nome da pessoa]! Hoje é Natal e eu quero que seja um dia muito especial e feliz para todo mundo, principalmente para mim e para você. Por isso vim aqui te pedir para não discutirmos, nem falarmos sobre [assunto que normalmente causa conflitos]. Vamos nos dar uma trégua para aproveitar melhor esse dia?”

5) Tempo
Mulher com vestido de festa verde cochilando em um sofá cinza.

A falta de tempo, quando há muitas obrigações no cotidiano, pode tornar o Natal estressante. Às vezes você não quer parar nem por um minuto de fazer o que precisa fazer ou só quer descansar, sem participar de uma grande festa.

Se você não gosta de Natal, por exemplo, pode tentar conversar com a sua família e explicar que você tem muitas preocupações e não quer tornar essa data estressante para ninguém. Mas se você acredita que essa não é uma boa opção, existe uma outra forma de lidar com isso.

O Natal é uma celebração com data marcada. Imagine que você irá investir algumas horas do seu dia nesse acontecimento. Se a festa for durar oito horas, por exemplo, você pode adicionar uma hora de trabalho ou de estudo nos oito dias que antecedem essa comemoração.

O objetivo dessa técnica é recuperar o tempo que você perderia com o Natal antes mesmo da festa, para que você não fique com essa questão na cabeça. Se você achar que uma hora a mais por oito dias é muito, é possível dividir em meia hora por dezesseis dias, por exemplo. Não é o tempo de um encontro desse tipo que vai te prejudicar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]