Jardinagem Nutrição Nutrição Orgânica

10 alimentos que brotam de seus próprios pedaços

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A natureza é mesmo mágica. Muitas vezes não temos nem ideia de como ela é bonita e capaz de nos impressionar. O que talvez vá deixar você espantado ou feliz, que seja, é saber de alimentos que brotam de seus próprios pedaços. Não é realmente incrível?

Você não precisa sempre comprar novas mudas para plantar, porque pode reaproveitar estes alimentos e fazer novas mudas. Não há segredo e é bem fácil. As chances de dar certo são enormes, pois estes alimentos brotam facilmente. Confira a relação deles e saiba como fazer novas mudas:

  • Cebolinha: a cebolinha é um ótimo tempero. E é sempre bom ter várias mudas à disposição para utilizar na culinária, por exemplo. Para ter à sua disposição mais mudinhas, você deverá colocar em um copo com água, cobrindo a parte branca da cebolinha em cerca de 2,5 centímetros e deixar em um local que receba luz do sol. Você pode até depois replantar em vasos as cebolinhas.
  • Hortelã: a hortelã é também um bom tempero e cai bem até em sucos. Não tem mistérios para ter mudinhas de hortelã. É só separar cerca de três hastes e depois cortar uns 10 ou 15 centímetros. Depois é só colocar num copo com água. Indica-se trocar a água a cada dois dias. Assim que as raízes estiverem com aproximadamente 2 centímetros, você poderá plantar.
  • Alecrim: para ter mudinhas de alecrim também não há mistério. Separe algumas hastes com 10 ou 15 centímetros e coloque num pote de água. Troque a água a cada dois dias. Depois é só plantar.
  • Cenoura: para plantar e ter mudas de cenoura você, deverá usar a parte da cenoura que geralmente tem algumas folhas. Coloque-a em um pote de água e num espaço que receba luz. Uma dica: é preciso cobrir toda a cenoura, deixando de fora apenas as folhas. 

  • Alho poró: para ter mudas de alho-poró, você terá de cortar o talo com 5 centímetros. Depois é só colocar em um pote com água, mas não muito fundo.  
  • Manjericão: Separe algumas hastes com 10 ou 15 centímetros e coloque num pote de água. Assim que as raízes estiverem com aproximadamente 2 centímetros, você poderá plantar.
  • Alface-romana: fácil e prático. Basta pegar a cabeça da alface e colocá-la num recipiente com água, deixando-a em um local que receba luz solar.
  • Batata-doce: para ter muda de batata doce você terá que furar uma batata-doce com palitos. Após, espete-a e deixe-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade dela fique submersa. 
  • Abacaxi: que tal ter um pé de abacaxi? Para ter uma muda dessa fruta, você precisa separar a coroa unida à base, aquela que fica presa na casca. Tire todo o excesso da fruta e mergulhe só a base em um copo com água, que deve ser trocada periodicamente.

  • Erva-cidreira: Separe algumas hastes com 10 ou 15 centímetros e coloque-as num pote de água. Assim que as raízes estiverem com aproximadamente 2 centímetros, você poderá plantar.

Escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]