Autoconhecimento

Como viver sua essência e desenvolver a percepção diante da vida

Mulher sorrindo olhando apra baixo ao lado de uma cortina
RF._.studio/Pexels
Deise Aur
Escrito por Deise Aur

Nosso planeta é povoado por cerca de 7,8 bilhões de seres humanos e em um mundo com tanta gente, consequentemente com tantas mentes e emoções, precisamos buscar formas de nos manter equilibrados, frente a tantas realidades inseridas em nossa existência, como um todo.

Devido a tudo isso, a mensagem deste conteúdo visa trazer mais lucidez diante de tanta multiplicidade que nos deparamos no dia a dia.

Formas de manter a lucidez e expressar nossa essência

Tem coisas que não aprendemos na escola e, por vezes, nem os pais nos ensinam e podemos acabar aprendendo na marra com as experiências da vida.

Logicamente, cada pessoa tem suas experiências e aprendizados, mas existem formas em comum de nos aprimorarmos e lidar melhor com as vivências, a fim de desenvolvermos a lucidez e aumentar nossa percepção diante da vida.

Seguem algumas delas:

1-Perceba os padrões que movem as pessoas:

Mulher sorrindo olhando para pássaros no céu
Ekrulila/Pexels

Cada ser humano traz sua bagagem hereditária; nasce em um seio cultural e familiar, marcado por certos padrões e problemas familiares; vive em um ambiente que pode trazer boas ou más influências.

Com tudo isso, cada pessoa é a soma desses fatores com a adição dos significados que ela dá ao que lhe acontece.

Todos esses aspectos marcam os padrões de pensamentos, emoções e comportamento de cada indivíduo. Dessa forma, perceber estes padrões nos ajuda a lidar melhor conosco mesmo e com os demais.

Você já percebeu quais padrões te movem?

Certos padrões podem ser muito negativos, trazendo muitos prejuízos para a pessoa. Por isso, detectar esses padrões é a chave para eliminá-los e desenvolver melhores condutas diante das situações vivenciadas.

2-Desperte e desenvolva sua criatividade

Pessoa segurando um livro em frente ao seu nariz e boca, deixando apenas os olhos
TOPHEE MARQUEZ/Pexels

O ser humano é dotado de criatividade. Uns mais, outros menos.

Aqueles que têm dificuldade de liberarem a criatividade, em geral é porque são reprimidos por serem tímidos e inseguros; apresentarem algum bloqueio emocional desencadeado por algum trauma; e/ou por terem sido criados em ambientes repressivos.

Existem várias maneiras de recuperar a criatividade, como se dedicar a alguma atividade criativa: teatro, pintura, música, criação audiovisual, escrita, produção de conteúdos, desenhos, artesanato e outras.

A criatividade nos ajuda a sermos mais versáteis e lidar melhor com os problemas, transformando-os em oportunidades de crescimento.

3-Descubra o sentido que você dá ao que acontece:

Se nada faz sentido para você, descubra o “seu sentido”!

Desenvolva sua autopercepção, através da auto-observação, assim irá se conhecer melhor, perceber suas potencialidades para poder desenvolvê-las.

Se não se conhecer, como poderá perceber o que faz sentido para você?

4-Estabeleça conexões saudáveis

Duas mulheres um ao lado da outra se olhando
Anna Shvets/Pexels

As relações humanas podem ser um céu ou um inferno na vida de uma pessoa, por isso, desenvolver relações saudáveis é um fator importante de desenvolvimento.

Existem pessoas que pensam diferente de nós, e tudo bem!

O importante é cada um respeitar o modo de vida do outro e, se não der para seguir junto, cada um segue sua direção, sem interferir na jornada do outro.

Em contrapartida, se der para seguir junto um contribuindo, de forma recíproca com o outro, melhor ainda!

5-Apure sua atenção, não só ao que é percebido com os sentidos ordinários

Mulher deitada na cama usando celular
RF._.studio/Pexels

Em um mundo cheio de apelos publicitários, propagandas, selfies e marketing para todo lado, é primordial estarmos atentos ao que entra em nossa mente e no que passamos a acreditar e tomar como verdadeiro.

Apurar nossos cinco sentidos e nossa atenção nos ajuda a selecionar o que serve ou não; diferenciar o que é falso e o que é verdadeiro; e distinguir o que é real do que é ilusório.

Dessa forma, você estará impedindo que sua mente vire terra de ninguém e você se torne uma marionete dos interesses alheios.

6-Dialogue com a vida a todo momento

Mulher em um campo de gramado de olhos fechados e cabelo no rosto
Vlada Karpovich/Pexels

Tem pessoas que vivem tagarelando com os outros, e já outras tagarelam consigo mesmas.

Seja como for, se deixa de conversar com a Vida e ouvir o que ela está nos dizendo, através dos seus sinais e experiências que vivemos.

Dialogar com a Vida é uma forma de meditação e de desenvolver a capacidade intuitiva em nós.

Você conversa com a Vida e escuta o que ela diz, ou só reclama dela?

7-Compreender as fragilidades e contradições do próximo

Mulher escrevendo em um caderno
RF._.studio/Pexels

Uma forma fácil de gerar sofrimento para nós e para os outros é julgar e condenar as nossas vulnerabilidades e a do próximo.

Para evitar que isso aconteça, é necessário praticar a empatia e desenvolver a compressão sobre as fragilidades e contradições humanas. Assim, evitaremos sermos propagadores de discórdias, críticas desnecessárias, extremismos e conflitos que só geram desgaste de energia e não levam a nada.

8-Saiba dizer não, para preservar sua saúde mental e emocional

Se for dizer sim para não desagradar quem ama ou tem algum vínculo afetivo, ao passo que por dentro está querendo dizer não, porque não te faz bem, então é melhor dizer não!

Mulher andando em um gramado com os braços para cima
Garon Piceli/Pexels

Um sim falso, lá na frente, pode gerar muita amargura e cobrança, pois chegará um ponto que você não conseguirá sustentar esse sim permanentemente.

Por outro lado, você estará fazendo algo que no fundo, no fundo, não tem vontade e a outra pessoa de um jeito ou de outro acabará percebendo, gerando frustração para ela.

9-Se resguarde da manipulação dos outros

Em uma sociedade movida por interesses e cheia de competição, acabamos por nos tornar alvo de manipulações.

Nesse contexto, é de vital importância ficarmos atentos ao que está por detrás das aparências e dos tapinhas nas costas.

Mulher deitada na mesa ao lado de um vaso
Valeria Ushakova/Pexels

Nem sempre aquele que sorri, nos trata bem e traz soluções para nossos problemas está visando ao nosso bem.

Na realidade, o que ele pode estar querendo é vender um produto ou te manipular para se promover em algo ou ter mais poder.

10-Se aprimore e tire proveito dos problemas:

Os problemas são avisos que precisamos nos aprimorar ou corrigir algo em nossa existência.

Através deles, habilidades são reveladas, potenciais são descobertos e nossa capacidade de adaptação e expansão pode aumentar, tudo depende de como lidamos com nossos desafios.

Mulher fazendo anotações em uma agenda
cottonbro/Pexels

Para resolver nossos problemas, precisamos “olhar de fora” e entender o que precisa ser feito.

Se nos deixamos levar por um turbilhão de emoções, não haverá espaço para a razão, a intuição e a criatividade. Dessa forma, não agiremos com equilíbrio, serenidade e lucidez.

11-Diante de momentos difíceis, se pacifique

Os momentos mais desafiantes e problemáticos exigem de nós que nos pacifiquemos, pois, se nos revoltamos e estressamos, nossa mente fica tumultuada, nosso coração acelera e nossas emoções desequilibradas sugam nossa energia.

Mulher olhando para  o pôr do sol
Pixabay/Pexels

Sendo assim, respire fundo; inspire e expire lentamente, busque fazer algo que lhe acalme. De repente, ter contato com a Natureza, fazer uma leitura reflexiva, ouvir uma música suave ou conversar com um amigo experiente.

Seja como for, lembre-se que existem situações que podemos controlar e outras não, nos restando somente aceitar e se adaptar, por mais difícil que seja isso.

12-Respeito e amor andam juntos:

Se tem algo que é sinônimo de amor é o respeito, pois tem gente que diz amar, mas não respeita quem ama, porque age com possessividade e passionalidade com a pessoa a quem diz amar.

Pessoa escrevendo em um papel "eu te amo" em inglês
cottonbro/Pexels

Amar é, também, respeitar quem não temos afinidade, manter uma distância saudável daqueles que um dia amamos e não dá mais para seguir juntos, devido às mudanças que cada um vive em si.

13-Perceba o que te faz feliz e é o teu propósito

Um passarinho nasce com o propósito de voar e cantar, a aranha de fazer suas teias e viver nelas, uma borboleta de voar e polinizar as plantas, um peixe de nadar e viver nas águas e cada ser tem sua natureza e propósito.

No caso do ser humano, ele tem sua essência, que caracteriza sua natureza primordial.

Você também pode gostar

Com base nisso, enquanto uma pessoa fica se enquadrando aos moldes da sociedade, ela deixa de ser ela mesma e viver seu propósito, ou seja, sua essência.

Portanto, é imprescindível a pessoa se descobrir e autoconhecer, pois, dessa forma, viverá o que a faz feliz e está alinhado com sua essência. E, mesmo diante das dificuldades, terá motivação de continuar e ser grata por sua vida!

Agora, para concluir, fique com a breve mensagem desse vídeo, que em essência diz tudo!

E você, tem mais alguma outra forma de expressar sua essência e viver com lucidez?

Sobre o autor

Deise Aur

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur. Exerci a carreira de professora, primeiro de alfabetizadora, depois de professor de História, até me aposentar.

Em sala de aula procurava despertar nos seres humanos a sensibilidade para a arte, filosofia, mística e psicologia. Atualmente, faço isso através das mídias digitais.

Tenho diversas áreas de interesse, focando vários temas como Vida, Veganismo, História e Moda.

Gosto de escrever, expressando inquietudes e anseios que habitam na nossa alma e traduzo em palavras, utilizando minha sensibilidade, principalmente, com relação à espiritualidade e também aos sentimentos humanos.

Contatos:

Sites:

deiseaur.blogspot.com.br

veganpelavida.com.br

historia-dinamica.blogspot.com.br

E-mail: [email protected]

Youtube: Canal Deise Aur