Convivendo Ervas e Chás Plantas Medicinais

Conheça o Funcho Amargo e veja o que pode fazer por você

Sementes secas de erva doce.
Nedim Bajramovic / 123RF
Gabriela E Cezar
Escrito por Gabriela E Cezar

Olá, eu sou a Gabi Cezar e estou começando por aqui. Vim apresentar a vocês um pouco do que gosto e acredito que todos nós deveríamos praticar todos os dias.

O uso da natureza como um estilo de vida

É da nossa flora maravilhosa que obtemos a grande maioria dos medicamentos vendidos na farmácia, porém nós, em nossa ânsia de cura rápida e a qualquer custo, esquecemo-nos de que aqueles pequenos comprimidos, apesar de muitos usarem elementos naturais, têm boa parte de sua composição feita de forma química, o que produz diversos efeitos colaterais para o nosso organismo.

O pior ainda é pensar que estamos apenas tratando um efeito, e não a causa do mal que nos assola.

Se soubermos dar início ao uso das plantas e ervas e de seus benefícios medicinais e energéticos como algo corriqueiro e necessário para o equilíbrio de nosso bem-estar, certamente estaremos no caminho de uma cura real e verdadeira, acabando com todos os males e podendo, portanto, viver uma vida mais plena e feliz.

Durante este ano, vamos apresentar aqui para vocês diversas ervas e os respectivos benefícios, a fim de que você se convença e experimente usar uma delas para melhorar e equilibrar suas dores físicas, emocionais ou espirituais.

Hoje, vamos falar do funcho amargo.

FUNCHO AMARGO, fruto

NOME CIENTÍFICO: Foeniculum vulgare Mill

BENEFÍCIOS MEDICINAIS: Rico em vitamina A, C, D e B6, cálcio, cobalamina e magnésio, Anetol, fenchona, óleo essencial, sais minerais, glícidos e proteínas, cumarinas, flavonoides, umbeliferona, bergapteno, hidrocarbonetos monoterpénicos, polissacáridos.

Auxilia na cura de problemas digestivos e intestinais, como, gases, cólicas, má digestão, dor de estômago, diarreia, vômito e intoxicação alimentar.

Também ajuda a resolver e a melhorar problemas do sistema respiratórios, como asma, bronquite e tosse.

Xícara de chá com rodela de limão.
Lisa Fotios / Pexels

Melhora infecções oculares e das mucosas.

A raiz é diurética, os frutos são Galactogogos (aumenta a produção de leite materno) e a erva em si é expectorante e antisséptica, ajuda na cura de machucados e feridas, de hérnias, amenorreia e dismenorreia.

BENEFÍCIOS MÍSTICOS: O banho feito com erva-doce proporciona calma e doçura para o espírito, alegria, força, coragem e bons relacionamentos. Além disso, afasta conflitos.

Você também pode gostar

CULINÁRIA: É amplamente usado na culinária para fazer bolos e doces; além de ser usado como temperos de assados, como carnes, aves e peixes.

FORMAS DE USO: Chá, tintura, óleo essencial, escalda-pés, aromaterapia, incenso natural, defumador, compressa.

DOSAGEM DE USO: Duas colheres de sopa das sementes para 500 ml de água.

CONTRAINDICAÇÕES: Não deve ser utilizado por mulheres com câncer de mama, pois prejudica o tratamento. Além disso, pessoas anêmicas não podem usá-lo, pois a utilização dele impede a boa absorção de ferro.

Sobre o autor

Gabriela E Cezar

Gabriela E Cezar

Gabriela E. Cezar, 44 anos, formada em publicidade, administração, terapeuta holística, especializada em fitoterapia, aromaterapia e florais de Bach e Saint Germain.

Após me deparar com uma síndrome do pânico causada pelo stress e pela pressão do trabalho insano de uma agência de eventos, fui curada pelo trabalho das plantas e ervas medicinais com a ajuda de um centro de umbanda. Lá aprendi a me conectar com a energia sutil das ervas e entidades e que me apresentaram um novo caminho, o qual eu não conhecia. A partir desse momento, entendi que eu poderia fazer o mesmo pelas pessoas que procuravam ajuda. Então fundei o projeto Eu Ervas Cascas e Sementes, que ensina as pessoas a se curarem com as ervas e plantas medicinais, bem como a parte fitoenergética delas, com o uso de aromaterapia por meio de incensos naturais e florais.

Hoje, o projeto já está bem maior do que eu poderia imaginar, e consigo junto a uma equipe auxiliar milhares de pessoas que precisam da ajuda das ervas.

Email: [email protected]
Site: euervascascasesementes.com
Facebook: Eu Ervas Sementes e cascas
Youtube: Eu Ervas Cascas e Sementes Gabi