Plantas Medicinais Saúde Integral

Alcaçuz: saiba mais sobre essa planta poderosíssima!

Muitos pedaços de alcaçuz
New Africa / Pixabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sob o nome científico de Glycyrrhiza glabra, o alcaçuz é comumente encontrado no sudeste da Europa e na Ásia. Essa planta possui um grande poder adoçante, 50 vezes maior que a própria sacarose. Seu nome científico, inclusive, deriva do grego “glykys”, que significa “raiz doce”.

Devido a essa característica marcante, a planta é muito utilizada na confeitaria. Além disso, aparece na produção até de cervejas e tabaco, e como atenuante do sabor amargo de medicamentos.

Mas nem só de doçura o alcaçuz faz sua fama. Ele também é considerado uma poderosa planta medicinal e oferece benefícios a diferentes partes do organismo, cuidando da saúde como um todo. Não à toa, a planta é considerada uma das mais significativas na medicina natural.

Quer conhecer todas as vantagens de incluir o alcaçuz na sua rotina? Continue a leitura do nosso artigo e desvende tudo sobre a planta!

A planta para a espiritualidade

No âmbito da espiritualidade, o alcaçuz é conhecido por melhorar a memória, ajudando a fixar melhor as lembranças e o conhecimento. Ele também é indicado para clarear as percepções, pois ajuda a lidar com mudanças ou com a resolução de desafios.

Uma forma de aproveitar esses benefícios é preparar um banho energético. Para isso, não é necessário muito. Você só vai precisar de 1 litro de água e alcaçuz suficiente para aromatizar o líquido.

Levando a água ao fogo, já com o alcaçuz adicionado, deixe ferver. Depois é só coar e aproveitar o banho energético após seu banho usual. Só se lembre de despejar o banho apenas do pescoço para baixo, mentalizando pensamentos positivos sobre a clareza e sobre desejar mais memória.

Benefícios do alcaçuz para a saúde

Considerada uma planta medicinal multibenefícios, o alcaçuz cuida de diversos eixos da saúde. Confira alguns de seus efeitos positivos nos tópicos que se seguem.Melhora a imunidade: Por estimular as células de defesa contra vírus e bactérias, a planta ajuda no fortalecimento da imunidade, protegendo o organismo de diferentes doenças que atacam a nossa imunidade baixa, como resfriados.

  1. Possui ação antioxidante: A presença de glabridina, apigenina, flavonoides e liquiritina parece explicar a potente ação antioxidante da planta. Elas ajudam a combater diversos problemas de saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer.
  2. É um anti-inflamatório natural: Sua ação anti-inflamatória natural combate doenças autoimunes e processos inflamatórios, além de aliviar os sintomas da artrite reumatoide.
  3. Combate fungos e bactérias: Há indicativos de que o alcaçuz combate algumas bactérias, como Salmonella e Pseudomonas aeruginosa. Além disso, é um aliado no tratamento de infecções fúngicas na boca.
  4. Controla o açúcar no sangue: Em diabéticos, o alcaçuz é capaz de regular os níveis de açúcar no sangue. Também atua reduzindo os sintomas da diabetes, como a frequente urgência de urinar e o excesso de sede.
  5. Auxilia na perda de peso: Devido à presença de flavonóides, o alcaçuz, quando combinado com atividades físicas, potencializa a queima de gorduras. Além disso, seu consumo também proporciona menor acúmulo de gordura, consequentemente influenciando na perda de peso.
  6. Protege o estômago e o fígado: Gastrite, úlcera, intoxicação alimentar e azia são combatidos pelo alcaçuz. Suas propriedades anti-inflamatórias reduzem sintomas como náuseas, dores estomacais e indigestão. No fígado, ele ajuda com a metabolização de gorduras e toxinas.
  7. Combate sintomas de gripe e resfriado: Sua ação expectorante ajuda a diminuir a tosse e a eliminar o catarro. A planta pode ser usada para tratar diversos problemas respiratórios, desde irritação até bronquite.
  8. Trata problemas de pele: Graças à presença de glabridina, poderoso antioxidante, previne o envelhecimento precoce da pele. Essa substância também ajuda a reduzir manchas. A planta ainda possui ação calmante, por isso é ideal para peles sensíveis e irritadas.
  9. Previne doenças cardiovasculares: Atuando na redução do colesterol total e do colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim, previne doenças cardiovasculares. A longo prazo, inclusive, ajuda no controle da pressão arterial.
  10. Reduz os sintomas da menopausa: Pode ser usado como uma alternativa à terapia hormonal, pois reduz sintomas típicos da menopausa, como o excesso de calor. Também ajuda com os sintomas da TPM e da síndrome do ovário policístico.

Receitas

A seguir, você conhecerá algumas receitas simples e fáceis de reproduzir para obter todos os benefícios dessa maravilhosa planta medicinal. Confira!

Chá de alcaçuz

Para aproveitar ao máximo as propriedades naturais do alcaçuz, uma das melhores formas de consumo é o chá. E prepará-lo é rapidinho. Aprenda a seguir.

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 5 g de raiz de alcaçuz

Modo de preparo:

Adicione o alcaçuz na água e deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos. Após desligar o fogo, deixe esfriar, coe e consuma normalmente. É recomendável consumir 2 xícaras diárias desse chá.

Infusão de alcaçuz, erva-doce e hortelã

Perfeita para auxiliar no processo de digestão, essa infusão com alcaçuz será um carinho para o seu estômago. Aprenda a prepará-la.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de alcaçuz
  • Folhas de menta a gosto
  • 250 ml de água
  • 2 colheres de sopa de sementes de erva-doce
  • Limão a gosto

Modo de preparo:

Aqueça a água a ponto de ebulição. Adicione o alcaçuz e a erva-doce em um infusor. Caso a hortelã seja seca, adicione-a junto; se for fresca, adicione somente na infusão já servida. Cubra a mistura, deixando descansar entre 4 e 10 minutos.

Remova o infusor. Este é o momento de adicionar a hortelã, caso seja fresca. Adicione também o limão e aí a infusão estará pronta para consumo.

Suco hidratante de alcaçuz

O alcaçuz também pode ser juntado a outros ingredientes naturais, formando um delicioso suco para te manter bem hidratado. Confira.

Ingredientes:

  • ¼ de pepino sem casca
  • ⅙ de colher de café de alcaçuz em pó
  • 1 copo d’água
  • ¼ de cenoura picada
  • ¼ de beterraba picada
  • ½ maçã picada

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até formar um líquido homogêneo. Em seguida, apenas coe e estará pronto para beber.

Suco de alcaçuz com ervas e plantas em volta numa mesa
Prabhjit S. Kalsi / Pixabay

Suco de alcaçuz em pó

Para um consumo ainda simples, preparamos uma dica especial de suco, que você pode conferir logo abaixo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa da raiz de alcaçuz em pó
  • 300ml de água

Modo de preparo:

Simplesmente adicione o alcaçuz à água e mexa até que se misture homogeneamente.

Salada de frutas com alcaçuz

E que tal transformar a tradicional salada de frutas em algo ainda mais delicioso? Aprenda a incrementar essa sobremesa apenas com alcaçuz.

Ingredientes:

  • Frutas picadas (à sua escolha)
  • Alcaçuz em pó

Modo de preparo:

Prepare a salada misturando as frutas picadas da forma habitual. O alcaçuz virá como o toque final: cubra a salada de frutas com uma fina camada dele e aproveite o sabor.

Tabela nutricional

Calorias 380 kcal
Hidratos de carbono 86 g
Proteínas4 g
Gorduras0 g
Carboidratos93,55 g
Colesterol0 mg
Fibras0,2 g
Sódio50 mg
Potássio37 mg
Valores relativos a 100 g de alcaçuz.

Contraindicações

Apesar de ser um produto natural e geralmente de uso seguro, o consumo exagerado do alcaçuz pode acarretar efeitos colaterais.

Por isso mulheres grávidas devem evitar o consumo da planta, pois ele apresenta propriedades abortivas. As pessoas em tratamento contra câncer também devem evitar o consumo, pois podem ocorrer interações negativas com os medicamentos utilizados no tratamento.

No geral, então, é importante fazer uso do alcaçuz para fins medicinais mediante acompanhamento de um profissional da saúde, seja médico ou nutricionista. Esse profissional vai indicar o melhor caminho para você obter bons resultados em sua saúde.

Você também pode gostar:

Após conhecer as propriedades naturais do alcaçuz mais a fundo, você pode começar a desbravar esse universo. Para cuidar de uma doença específica, não deixe de consultar um profissional da saúde. E aproveite para compartilhar esses novos saberes com seus amigos!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br