Doutrina Espírita Espiritualidade

Conhecimento de si mesmo: o que o livro dos espíritos tem a nos dizer?

Maristela Santos
Escrito por Maristela Santos

1- Estudo: L.E 919: Conhecimento de si mesmo

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

(João 8:32).

O autoconhecimento é um processo de libertação. Trata-se da possibilidade de (re)conhecer a própria geografia interna, o que permite a identificação das barreiras para o crescimento, que deve ser seguida da desobstrução dessa passagem a permitir que a marcha rumo à evolução prossiga.

Nessa caminhada, entende-se que o outro não é causa dos nossos próprios problemas e, assim, sozinho, começa-se a buscar o que levou àquela senda. O que também significa perder as autoilusões, pois ao olhar para si mesmo sente-se a inevitável dor de não ser, ainda, aquilo que se gostaria de ser.

woman hand with spiritual mystic light on nocturnal backround, graphic painting collage

A Doutrina Espírita nos conduz pelo seu estudo sério para encontrar respostas sobre as origens das nossas dores e das angústias existenciais. Nos ensina que pelo estudo consciente e responsável dos nossos atos, pensamentos, ideias e sentimentos feitos através de uma viagem interior, em um processo de introspeção, vamos nos encontrar sem as máscaras da ilusão.

De forma que ao nos depararmos com tantas dificuldades que foram ao longo de existências paulatinamente abandonadas nos porões da mente e do coração, essa mesma Doutrina nos consola com as promessas do Cristo e a certeza da misericórdia divina que sempre nos possibilitará recomeçar mais amadurecidos.

Com a luz da esperança em dias melhores, caminhamos pelo autoconhecimento sem temor, percebendo emoções e sentimentos, muitas vezes negativos, como o orgulho e a vaidade. Assim, a partir dessa identificação sem máscaras, torna-se possível recomeçar a jornada rumo às conquistas e ao desenvolvimento de virtudes necessárias para a plenitude do ser: o encontro do reino de Deus dentro dos nossos corações.

Portanto, o autoconhecimento é a chave que nos libera de nossos enigmas e nos convida a encontrar a luz e as soluções – não mais fora, mas dentro das nossas mentes e corações. Que brilhe a vossa luz!

Sobre o autor

Maristela Santos

Maristela Santos

Maristela Santos é expositora da Doutrina Espírita. Em 1984, iniciou seus estudos e trabalhos no Centro Espírita Léon Denis (CELD). Atualmente, é vinculada ao Lar de Tereza, também no Rio de Janeiro. Em 2016, realizou palestras em 7 cidades japonesas a convite da ADE - JAPÃO.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Youtube: Canal Maristela Santos
Facebook: Maristela Santos