Autoconhecimento

Cuidado com a falsa positividade

Homem apoiando sua cabeça nos braços
Andrew Neel / Pexels

Um exemplo simplório: sabe aquela sensação boa que vem de repente quando assistimos a alguma palestra motivacional, lemos as primeiras páginas de um livro interessante ou ouvimos algum coach bacana na internet!? Logo começamos a nos sentir incríveis! E você passa a “achar” que está muito bem, vida profissional e pessoal, parece que a vida fez um loading momentâneo de 100%. Tudo muito lindo, passamos a colocar afirmações positivas em todos os lugares, recitamos frases, mantras, desenhamos e tudo que nos cabe de direito para manter “afastado” o que não nos faz bem e segurar essa sensação a todo custo, porque você não quer perdê-la. É aí que está o perigo. No apego, no egoísmo e na ilusão. Os profissionais envolvidos estão fazendo um trabalho excelente, você que está iludido. Essas sensações precisam ser diárias. Exigem esforços.

Não estamos 100%. Impossível estar quando se trata de planeta de 3ª dimensão. Afastar algo ruim e tentar se blindar é válido desde que se tenha conhecimento de quem você realmente é, aceitar seus erros e defeitos sem condenação, isto é, sem se julgar.

Ao agir com indiferença para determinados sentimentos estamos empurrando a “sujeira” para de baixo do tapete, crenças limitantes, dores, preconceitos, sentimentos, raivas, baixa estima e quando o seu tapetinho literalmente “estourar”, teremos um problemão e precisará de ajuda profissional. Essas sujeirinhas precisam ser cuidadas. Chega uma hora que encarar a vida é necessário, isso inclui os prós e contras. Temos que abrir os pacotinhos que a vida nos presenteia. Ser gratos e resolver o que fazer com eles. Aceitar, ter a consciência que o presente vem para ensinar. Mas se não for algo bom, é presente? Com toda certeza. Tiramos lições de tudo, essa responsabilidade com a nossa vida que precisamos ter, para que possamos iniciar os passos de conhecimento e evolução.

Mulher sentada no topo de uma montanha
Arthur Brognoli / Pexels

Viver ignorando o que está dentro de você, o que precisa ser tratado, é viver na falsa positividade. Viver na ilusão. Viver com as sensações momentâneas do exemplo inicial. E os seus sentimentos reais, que precisam de atenção, de carinho, que foram rejeitados crescem em formas não muito agradáveis. Analise sua vida, as pessoas, as atitudes. Seja questionador. Saiba o seu propósito. Tenha ações. Encare os sinais internos como alertas para cuidar de você. Se não consegue sozinho, procure um profissional qualificado para auxiliar na sua jornada.

Dê valor a tudo que está relacionado a sua vida, sendo bom ou ruim. Se aceite. Se abrace. Se cuide. E flua nessa vibe de forma leve, sem pressa, sem falsidade. Não se engane. Não se acostume com boas sensações momentâneas, ao contrário, faça esforços para que elas sejam permanentes. Inicie o seu processo.

Sobre o autor

Design IN Equilibrium

Tarcísio Benevides

Sou artista visual, designer de interiores e gráfico. Nasci no interior do Ceará e sempre tive gosto e aptidão com as artes. Gostava de desenhar em todos os cantos possíveis da casa e essa vertente sempre se destacou em mim. Com tal obstinação, decidi transformar essa arte pulsante em profissão.

Estudei e trabalhei na área de decoração, com foco em móveis planejados, e como designer gráfico e ilustrador freelancer. Atualmente equilibro todas essas áreas como partes que integram o meu ser humano e artístico.

Ao lado da Chris, projetei a Design In Equilibrium, com o objetivo de atender não somente a parte estética dos ambientes, mas a sua energia e o quanto isso pode melhorar e transformar as nossas vidas.

Christiane Bachmann

Sou designer de interiores e pós-graduada em comunicação e marketing. Nasci em São Paulo, em uma família europeia com fortes gostos decorativos. Desde pequena, gostava de mudar constantemente os locais dos móveis da casa dos meus pais e criar pinturas variadas. Na adolescência, descobri a ligação com os anjos, os salmos e o poder da mente. Com uma mãe artesã, conheci a aromaterapia e sua prática em produtos naturais. Despertei em meados de 2016 e, desde então, venho estudando técnicas de autoajuda e física quântica. Com o passar do tempo, entre as profissões de administração e comércio exterior, entrei na área de arquitetura e design de interiores, trabalhando com captações e eventos para os profissionais da área, de onde não mais saí. Trabalho também com consultorias de projetos, de cores e de tintas para melhor atender esses profissionais e seus clientes. Ao lado do artista Tarcísio Benevides, repaginamos a ideia de design de interiores com a criação do Design IN Equilibrium, que auxilia nossos clientes a estar em conexão com o essencial, aplicando autoajuda e conhecimento por meio de elementos naturais, biofilia, psicologia das cores, ambientação e técnicas simples para a interiorização, não deixando de lado ergonomia, funcionalidade e reformas aplicadas à nossa profissão. Vou transformando vidas e residências com o objetivo de ajuda a prosperar.

Email: designinequilibrium@gmail.com
Facebook: @designinequilibrium
Instagram: @design_in_equilibrium