Convivendo

Cada degrau conta

degrau
Thales Kroth de Souza
Quando a noite chega e analiso o meu dia, percebo o quão pouco tempo tenho para fazer tantas atividades. Existem tantos cursos interessantes por aí gratuitos, tantos vídeos na internet para agregar valor à carreira, à imagem, percepção social, conselhos sobre como dar sentido a cada degrau da escada, são experiências que todos temos em comum, compartilhadas e vivificadas.

O tempo começa a se tornar precioso quando as funcionalidades que se habitua começam a se tornar um ciclo vicioso, rotineiro. Aí vem o final de semana para relaxar e dar o devido descanso ao corpo. O sono é compulsório. O tempo passa correndo e uma informação nova também. Uma árvore para dar bons frutos em seu tempo precisa ser regada, cuidada e trabalhada. Para colher habilidades, resultados compatíveis com o esforço, é necessário doar o tempo para a aprendizagem, a experiência e o compartilhamento. A novidade não pode ser vista como uma monstruosidade se ela pode ser a porta para a transformação da carreira. Aquela oportunidade que pode ser o trabalho dos sonhos. A atualização profissional é o guia dessa oportunidade.

degrau

Um estágio é uma aprendizagem de identificação com a empresa e vice-versa. É a oportunidade de experienciar a área, conhecimentos teóricos vistos na prática, possibilidades de atuações e reformações. Um passo necessário para engrenar na carreira e ter certeza que a sua escolha impactará nos resultados previstos pós-formação. A desesperança que cai em jovens é nítida quando eles não possuem esse relacionamento com o mercado de trabalho. A questão é que não há jogo de desempate, se aproveitou o primeiro na sala de aula e o segundo em estágio preferiu não o fazer, seu passo terá de ser maior, firme e forte para manifestar-se para os meios empresariais. Nessa parte, trabalhos voluntários podem ser bem-vistos, enquanto realiza atividades diferentes da sua formação. Pode ser de pouca duração, o que importa é o seu preparo.

degrauAuxiliar ou assistente? Os dois se puder. Alguns vão direto para analista, supervisor ou gerente, já que embarcaram em testes e mais testes nos programas de trainees, concursos públicos ou testes privados. Todavia para quem inicia degrau por degrau, a oportunidade de auxiliar deve ser entendida como um outro passo, aquele que te guia para o desafio de se manter no trabalho e crescer profissionalmente por meio de suas competências e formação. É a experiência do degrau das rotinas cotidianas junto com o café para manter a sua produtividade. Não esquecerá de tantos trabalhos e horas pelas estratégias que a empresa faz você passar. Normalmente quem “veste a camisa” tende a se dar bem para dar o próximo passo.

Dê o próximo passo… Para o sucesso! Seja aliado da esperança e da atitude de fazer a diferença. Sem receio ou vergonha de pôr a “mão na bandeja” porque possui formação superior. Tenha humildade. Aprenda com os ensinamentos dos sábios antigos. Sábio é também aquele que ouve e respeita opiniões contrárias, mostrando inteligência que pode chegar a um consenso. Todos podem se redimir. Sua consciência é a melhor ferramenta para cumprir os seus propósitos.

Muitos assuntos na vida são misteriosos. A carreira possui e o mistério é que o caminho não terá fim. Se está na aprendizagem influenciadora das expertises funcionais, aperfeiçoamentos e dos “truques de mestres”, pode esquecer, sempre haverá chãos paralelos e diferentes que poderá trilhar. Há quem crie o seu próprio caminho, a motivação é aliada nesse processo. O “pote ao final do arco-íris” atraiu diversos olhares curiosos durante a história, mas só quem teve um bom desempenho profissional conseguiu achá-lo. Esse pote está carregado de conhecimentos que as chuvas, por meio dos problemas diversos e divergentes, aplicaram-vos. Tantos segredos, tantas histórias…

degrau

E, por fim, cada degrau conta para a sua experiência. Deixe o conhecimento entrar em sua vida, carreira e em seu coração para deslanchar a prova que, quando somamos os pontos com as nossas competências, triunfamos automaticamente.


 

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza