Autoconhecimento Convivendo

Motivos para não desistir: como vencer o fracasso

Todos nós temos sonhos na vida. Sonhos que nos motivam, estimulam-nos e nos fazem seguir em frente, com a esperança de dias melhores.

Algumas vezes, alimentamos muitas expectativas sobre esses sonhos, gerando ansiedade e angústia em nossa alma. Tais sentimentos, por conta das vibrações que emitem, acabam por sabotar as possibilidades de realização do que tanto queremos.

A frustração vem em seguida, trazendo o desânimo, a descrença e o medo de que outros sonhos também pereçam. Tudo isso acarreta um forte sentimento de insegurança, alimentando as crenças de de não merecimento e de incapacidade.

Como consequência desses sentimentos, surge um desequilíbrio emocional que nos faz perder o foco do que é realmente importante. A nossa atenção se dispersa, a nossa energia se esvai e uma série de situações, aparentemente simples, geram um grande caos em nossa vida. Daí um único pensamento põe tudo a perder: “Meu Deus, eu não dou conta de fazer isso!”.

Basta pensar assim uma só vez para que tudo dê errado. “Eu não consigo”, “Eu não posso”, “Não é para mim” etc. são as formas de sabotarmos experiências maravilhosas, repletas de aprendizados e de realizações. Dessa forma é que nasce o fracasso.

Mas a boa notícia é que, assim como o fracasso é construído, ele pode ser desconstruído. A melhor estratégia contra o fracasso é a persistência.

Homem escala montanha.
Johanser Martinez / Pexels

Persistir é o oposto de desistir. Persistir é ter o foco nos resultados, não importam as condições ou circunstâncias. É seguir em frente, mesmo depois de uma decepção. É levantar-se depois de uma queda e continuar caminhando para o alvo. É recordar de tudo o que realmente vale a pena!

Recordar é trazer ao coração um momento inesquecível e especial para nós. O coração é o portal de nossas emoções que carrega todas as respostas necessárias à nossa alma.

Façamos ao nosso coração as seguintes perguntas:

  • O que é realmente importante para mim?
  • Qual o meu objetivo ao alcançar meus sonhos?
  • Quais sentimentos eu nutro pelos meus sonhos?
  • De que forma eu posso gerar minhas próprias oportunidades?
  • De que forma o meu sonho contribui para minha vida e para a vida de meus semelhantes?

Essas são algumas dentre tantas perguntas que podem ser feitas. Nosso coração é a nossa bússola, é ele quem nos orienta rumo aos lindos sonhos que guardamos dentro dele.

Você também pode gostar

Que tal silenciarmos a mente para escutarmos as ritmadas batidas de nosso grande amigo? Que tal ouvirmos o que o nosso coração tem a dizer sobre os nossos sonhos?

Nosso coração nos convida a bater de esperança, a pulsar de coragem, a persistir em nossas realizações, seguindo em frente até que cada sonho se realize.

Com muito amor, deixo minha trova a cada leitor e leitora.

“Em seus sonhos, persista!
Siga em frente, sem temer.
Para que seu sonho exista
É que Deus lhe deu poder.”

Maria Cleide Pereira (MCSCP)

Sobre o autor

Maria Cleide Pereira (MCSCP)

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira, ou Maria Cleide Pereira (MCSCP), é professora de língua portuguesa e especialista em gestão de pessoas. Estudiosa da psicologia analítica, é autora do livro "O universo simbólico da obra 'O Saci': um estudo junguiano sobre a obra infantil de Monteiro Lobato".

Fascinada pelas práticas integrativas e complementares, participou de cursos de massoterapia, reiki, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, cristaloterapia, sistemas de curas vibracionais, entre outros.

Aquariana apaixonada pela humanidade, sempre acredita no melhor das pessoas. Seu propósito de vida é auxiliar o processo de expansão da consciência por meio do desenvolvimento integral dos indivíduos, aprimorando suas aptidões naturais, reconhecendo seus propósitos e fortalecendo suas competências, habilidades e atitudes.

Poetisa inspirada pela espiritualidade, imprime em seus versos e em sua prosa poética a linguagem do coração, convidando cada leitor e leitora a um profundo mergulho na própria alma.

A escritora é membro das seguintes academias literárias:

Academia Castanhalense de Letras

Academia Internacional da União Cultural

Academia de Letras da América Latina

Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores

Contatos:
Email: mariacleidescpereira@gmail.com
Facebook: mariacleide.pereira