Energia em Equilíbrio Feng Shui Sustentabilidade

Decoração sustentável: conceito, inspiração e dicas

Decoração sustentável é um conceito que se baseia nos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Então, para praticá-la, é fundamental reaproveitar materiais que seriam descartados, evitar o desperdício de matéria-prima, utilizar os recursos naturais com consciência e apostar em opções ecológicas, menos poluentes para o meio ambiente.

Se você não é uma pessoa que entende de decoração, deve estar imaginando que é difícil demais seguir esse estilo de vida. Parece que vale mais a pena comprar tudo pronto, sem se preocupar com os impactos que os itens para decorar podem ter na natureza, não é mesmo?

Mesmo que seja tentador abandonar a preocupação com o que fazemos com o planeta, sabemos que o futuro das próximas gerações depende das nossas atitudes. Que tal, então, dar uma repaginada nos seus conceitos sobre decoração para seguir uma alternativa mais sustentável? Descubra como fazer essa mudança!

Decoração sustentável vale a pena?

Muitas pessoas imaginam que é caro ser sustentável. Será, porém, que isso é verdade? Pense bem: o propósito da decoração sustentável é durar por muito tempo, para evitar o descarte de materiais e a aquisição de novos produtos, que agridem o meio ambiente.

Portanto, os móveis e os outros itens que você reaproveitar serão os de boa qualidade, que resistiram ao efeito do tempo e que continuarão sendo assim. Você pode comprá-los em brechós ou em lojas de antiguidades que, com alguns retoques, vão parecer novos.

enfeites feitos de garrafa PET
wutthichai007 / Getty Images / Canva

Nesse cenário, o custo de cada peça é bem mais baixo do que comprar uma peça nova, tanto para o seu bolso quanto para a natureza. Além disso, você trará um toque especial para a decoração com artigos de outras épocas, cheios de histórias e de personalidade, sem pagar a mais por isso.

Se você, entretanto, quiser adquirir itens de decoração novos, ou seja, que nunca foram utilizados antes, ainda é possível fazer isso de forma sustentável. Materiais como madeira de reflorestamento, algodão, linho, lâmpadas de LED e cerâmica são opções que não agridem o meio ambiente com o tempo e apresentam alta durabilidade.

Além disso, você pode olhar com criatividade para alguns itens que você já tem e que seriam descartados. A reciclagem de materiais é fundamental para a decoração sustentável. Com ela, um pneu pode virar um pequeno sofá; latas e garrafas podem virar vasos e muito mais. Faça quantas experiências precisar, mas sem exagerar na quantidade de materiais.

Menos é mais

Mesmo que seja tentador encher a sua casa de itens decorativos sustentáveis, existe um ponto fundamental nesse conceito, que é o “reduzir”. Essa ideia tem tudo a ver com o minimalismo, um estilo de vida moderno, consciente e que vai ajudá-lo a valorizar o que realmente importa na sua vida.

Por meio do minimalismo, reduzimos nossos níveis de consumo e adquirimos apenas os objetos que são úteis e funcionais. Se algum elemento é apenas decorativo, talvez ele não seja tão necessário assim de acordo com essa teoria. Nesse sentido, você adquiriria apenas o que é primordial e o que torna sua vida mais fácil.

Embora não seja obrigatório ser minimalista para seguir uma decoração sustentável, esse conceito é interessante para guiar o seu olhar ao decorar a sua casa ou o seu escritório. Será que você realmente precisa de tudo que acumulou com o tempo? E faz sentido comprar mais itens, se você já tem tantos outros que podem ser reformados?

São essas reflexões que vão tornar você mais consciente sobre a decoração que está elaborando e sobre o meio em que você vive. Com o tempo, esse tipo de pensamento será praticamente automático na sua mente e você vai conseguir aplicá-lo até na hora de decorar alguns eventos especiais. Saiba mais sobre isso a seguir.

Ideias de decoração sustentável

Você já percebeu que a decoração sustentável vale a pena e pode abrir seus olhos para um novo estilo de vida. Você sabia, entretanto, que ela também pode renovar o seu quarto, o seu Natal e qualquer outra festa que você decida comemorar? Confira ideias para essas situações para se inspirar.

enfeites de natal feitos com rolos de papel
katerinamorozovaphotos / Canva

1) Decoração de quarto sustentável

A principal dica para a decoração de um quarto sustentável é escolher uma mobília que tenha história. Então, vá até um brechó e faça o seu garimpo. Outra dica é acrescentar plantas no ambiente. Inclusive, você pode colocá-las em caixotes de feira, organizados na forma de uma cômoda.

2) Decoração natalina sustentável

Para o Natal, que tal acrescentar uma escada para o Papai Noel? Você pode decorá-la com luzes de LED, por exemplo. No caso da árvore de Natal, é possível decorar uma árvore que você já tenha na sua casa, dando um toque mais natural do que a versão sintética desse enfeite.

3) Decoração de festa sustentável

Uma festa sustentável combina com talheres, pratos e copos de vidro, mas nada de descartáveis. Além disso, guardanapos de linho ou de algodão tingidos naturalmente darão um toque especial. Ademais, aposte em cactos para decorar o ambiente, que podem servir de lembrancinha para os convidados do evento.

Você também pode gostar

Com o conteúdo que você acabou de ler, incorporar a decoração sustentável na sua casa ou em uma festa será uma tarefa simples, divertida e consciente. Aproveite nossas dicas para transformar ambientes sem prejudicar a natureza!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br