Convivendo Nutrição Nutrição Naturalista

Como fazer uma horta em sua casa? Aprenda tudo desde o plantio até o armazenamento!

Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) identificou que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Naquela época, o agronegócio brasileiro investiu 10 milhões de dólares em produtos desse tipo, que impedem a disseminação de pragas na produção agrícola.

Entretanto os agrotóxicos também são prejudiciais à natureza e aos humanos. No meio ambiente, eles contaminam lençóis freáticos e comprometem rios e lagos. No corpo humano, esses venenos podem provocar doenças como câncer, lesões renais e alergias respiratórias.

Apesar disso, não podemos deixar de consumir legumes, verduras e frutas, não é? Então, para contornar esse problema, você pode fazer uma horta em casa. Com as informações que separamos a seguir, você vai aprender a cultivar alimentos no seu lar, garantindo a sua saúde. Confira!

Passo a passo para fazer uma horta em casa

Se você nunca fez uma horta em casa antes, não há motivo para pânico. Seguindo o passo a passo abaixo, você terá um ótimo desempenho na sua primeira tentativa. Anote as dicas!

Uma pessoa cortando o caule de uma planta numa pequena plantação.
Darwel de Getty Images Pro / Canva

1 – Separe um lugar na sua casa: mesmo que você more em um local pequeno, comece a estudar o ambiente. Quais são os trechos mais iluminados? Por quanto tempo recebem luz diariamente? Onde há uma corrente de ar?

2 – Escolha o que você quer plantar: pense sobre a sua alimentação para listar os vegetais, os legumes e as frutas que você gostaria de plantar na sua casa.

3 – Estude as plantas que você quer plantar: com a lista das suas possíveis plantações, pesquise pelos detalhes sobre o cultivo e a manutenção de cada uma delas, para identificar aquelas que se dariam bem na sua casa.

4 – Separe os materiais necessários: para começar a plantação do que você escolheu, certifique-se de que você tem em casa todos os materiais necessários. Provavelmente você vai precisar de terra, sementes, vasos, fertilizantes e repelentes naturais.

5 – Plante um dos itens que você escolheu: se você nunca fez uma horta antes, comece com a opção mais simples. Se tudo der certo, você pode continuar a sua jornada. E, se der errado, já sabe o que não fazer na próxima tentativa.

Plantas sendo adubadas e/ou fertilizadas.
Zbynek Pospisil de Getty Images Pro / Canva

6 – Preste atenção ao desenvolvimento da sua horta: lembre-se de regar as suas plantas no tempo certo, use adubos e fertilizantes quando necessário e esteja sempre de olho na sua horta.

7 – Faça a colheita da forma indicada: cada planta deve ser colhida em um tempo e com uma técnica específica. Portanto siga a recomendação indicada para item da sua horta.

8 – Armazene os produtos colhidos adequadamente: depois de tirar as plantas da horta, você deve garantir que elas sejam armazenadas corretamente, para não as desperdiçar.

9 – Combata possíveis pragas e doenças na plantação: utilizando repelentes e inseticidas naturais, você consegue combater problemas que podem atingir as suas plantas. Preste bastante atenção a qualquer alteração na aparência da sua horta.

10 – Continue incrementando sua horta: com o tempo, acrescente mais alimentos, até se tornar independente de grandes produtoras, nesse aspecto.

O que plantar em uma horta em casa?

Ainda que a horta em casa seja uma opção prática e útil para o cotidiano, existem algumas plantas que se dão melhor nesse ambiente do que as outras. Na lista abaixo, você vai encontrar as candidatas mais indicadas para a sua horta em casa. Em cada link, entenda quais são os detalhes do cultivo de cada planta:

E agora, como cuidar da minha horta em casa?

Depois que a sua horta estiver pronta, os cuidados não acabam. Isso porque as plantas são seres vivos, precisam de atenção constante. Veja quais são os cuidados principais que você deve ter com cada uma delas:

1) Regar corretamente

Um regador expelindo água em plantas.
Kaboompics.com de Pexels / Canva

A rega é uma parte fundamental do cultivo de qualquer planta, mesmo daquelas que exigem menos água. Então conheça as necessidades das plantas que você escolheu, para garantir que elas receberão a quantidade certa de líquido todos os dias.

2) Acrescentar fertilizantes

Os fertilizantes são importantes para ajudar a sua planta a se desenvolver, porque nem sempre o solo oferece todos os nutrientes de que ela precisa. Por isso, saiba quais são os melhores produtos, inclusive naturais, para fortalecer a sua horta e aplique-os quando necessário.

3) Usar repelentes naturais

As pragas e os insetos podem atingir a sua horta, mesmo que você tome cuidado para que isso não ocorra. Então, para fugir dos agrotóxicos, opte por receitas de repelentes naturais que afastem os insetos e não comprometam a saúde das suas plantas.

4) Colher no tempo certo

Uma pessoa segurando uma cesta de legumes e verduras.
Creativeye99 de Getty Images Signature / Canva

O sucesso da sua horta precisa ser colhido no tempo certo, do jeito certo. Afinal, do que adianta cultivar várias plantas comestíveis que nunca se transformam em refeições? Preste atenção ao momento ideal de colher o que você está plantando, para depois armazenar da forma mais indicada.

Colheita e armazenamento

Não existe uma maneira única de colher as plantas que você cultiva. Cada uma delas apresenta características específicas, que você deve estudar até antes de montar a sua horta. Sendo assim, a dica principal é: conheça profundamente o que está plantando, para colher corretamente.

Por outro lado, existem algumas dicas de armazenamento que se aplicam a várias plantas e que podem aumentar a sua durabilidade depois de serem colhidas. Desvende cada uma delas, a seguir.

1) Evite espaços apertados ou sujos

Os espaços apertados e sujos (mesmo que a sujeira seja terra) comprometem a integridade das plantas que você colheu, sejam elas frutas, verduras ou legumes. Portanto reserve um espaço especial na geladeira para isso.

2) Conserve vegetais e frutas de maneiras distintas

Frutas, verduras e legumes diferentes, dispostos em ordem sequencial.
LustrousTaiwan de Pixabay / Canva

Enquanto os vegetais tendem a perder umidade quando colhidos, as frutas liberam dióxido de carbono e água depois desse processo. Para impedir que as plantas murchem ou apodreçam, mantenha os vegetais em sacos plásticos ou em gavetas, dentro da geladeira, e coloque as frutas em potes forrados com papel-toalha, também na geladeira.

3) Aposte nas baixas temperaturas

Alguns alimentos resistem por mais tempo quando são submetidos a baixas temperaturas. As frutas são um exemplo disso, mas cada uma tem uma especificidade. As verduras, por outro lado, precisam ser branqueadas antes de serem congeladas. Nesse processo, os vegetais são mergulhados em água fervente por dois minutos e em seguida são colocados na água fria. Depois, basta embalá-los e levar ao congelador.

Você também pode gostar

Depois de cada recomendação que apresentamos, você já sabe como ter uma horta em casa. Essa simples mudança na sua rotina vai garantir que você se alimente melhor, exercite seu contato com a natureza e se liberte dos agrotóxicos. Escolha suas plantas favoritas e coloque as mãos na terra!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br