Convivendo

Deixe seu carro na garagem, hoje e sempre!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nonosso dia a dia, quantas vezes não reclamamos do excesso de poluição, seja atmosférica ou sonora? Quanto não nos estressamos passando horas e horas no trânsito para ir de um lugar a outro sendo que poderíamos muitas vezes ir a pé? E todas essas causas são efeitos do uso de veículos particulares. Apesar da praticidade e segurança de pegar o próprio carro e sair de casa, um veículo muitas vezes pode ser uma enorme desvantagem, pois com ele você acaba tendo atitudes sedentárias e às vezes perdendo muito tempo para se locomover.

Uma opção para quem não quer andar a pé são os transportes públicos. As linhas de ônibus e metrô, por exemplo, foram criadas na intenção de proporcionar melhor locomoção de pessoas de um lado a outro em grandes e pequenas cidades. É muito importante ter consciência de que usufruir desse tipo de transporte não só ajuda o meio ambiente, reduzindo a poluição, como também facilita a circulação de veículos nas ruas, ou seja, há redução no trânsito. Já pensou que, se todos usassem os transportes públicos, o número de carros em circulação diminuiria consideravelmente?

Young beautiful elegantly dressed woman with bicycle. Beauty fashion and lifestyle [[** Note: Shallow depth of field ** Note: Visible grain at 100%, best at smaller sizes

Caso não goste muito de usar transportes públicos e se morar perto do local de trabalho ou estudo for viável, se locomova a pé. Isso é extremamente vantajoso, porque você faz atividade física e deixa de lado o sedentarismo. Além disso, andar a pé também diminui riscos de acidentes — muito comuns entre carros e motos.

Caso ainda esteja com vontade de tirar o carro da garagem, dê caronas.
As pessoas que têm pontos de chegada e partida comuns ou próximos podem compartilhar os carros, permitindo assim a diminuição da circulação de veículos. Quantas vezes não nos deparamos com um carro de cinco lugares preenchido apenas por uma única pessoa? Contudo, é necessário um planejamento de horários. Mas o que é combinado não sai caro.

Depois dessas três opções, você já pode deixar o carro na garagem para assim contribuir para uma diminuição da poluição nas cidades, poupar tempo no trânsito ou praticar atividades físicas.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]