Autoconhecimento

Desmistificando os padrões de beleza impostos pela sociedade

Shayenne Montalione
Escrito por Shayenne Montalione
Gisele Bündchen se tornou símbolo sexual por suas medidas consideradas perfeitas pela sociedade, um padrão a ser seguido. Por décadas, nos deparamos com o conceito preconceituoso que o bonito é ser magra, ter curvas, cintura fina, etc. Atualmente, as modelos plus sizes vêm conquistando o seu espaço no mundo da moda, embora ainda precisem enfrentar o preconceito.

“Nossa, mais ela gorda vestindo biquíni ou lingerie, será que ela não percebe que está feio?”. Não! Não está feio, ela está linda, ou melhor: elas são lindas. Emagrecer? Só se for por questões de saúde. Se o seu peso não lhe traz nenhum tipo de problemas relacionados à saúde, não emagreça apenas para se encaixar nos padrões da sociedade.

Não se esconda do espelho, beleza não se mede por tamanhos de roupas, olhe-se com seus olhos e não com os olhos do preconceito, ou melhor, do preconceituoso. Seja a primeira a se amar, pois quando o amor-próprio entra em cena não há opinião que lhe faça sentir menos do que você é.

Se olhe no espelho de corpo inteiro, volte a usar aquelas roupas coloridas que você havia abandonado para dar lugar ao pretinho básico, aquele que te falaram para usar porque aparentemente emagrece. Vista aquele biquíni ou lingerie que deixou de usar ou tanto quer usar, mas não o faz porque lhe disseram que fica feio em você ou que só combina com mulheres magras.

Saia para dançar sim, divirta-se, mesmo que digam “que feio aquela gordinha dançando”, e mesmo que falem “não há nada que fique bem nela”, “não adianta usar maquiagem porque sempre estará feia, ela é gorda”, você é linda!! Sim, é linda! Fica diva naquela peça que tanto ama, sim, você fica sexy naquela lingerie que adora usar.

Ei, gata, medidas não são parâmetro de beleza! Use e abuse daquela peça que tanto gosta, o preconceito alheio não lhe cabe!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Shayenne Montalione

Shayenne Montalione

Sou bacharel em Direito, assistente jurídico, experiência nas áreas de Direito de Família, Trabalhista e Consumidor.

Amante de uma boa leitura e da escrita.

E-mail: [email protected]