Atividades Físicas Saúde Integral

Desvendando a Ciência da Educação Física – 1


Neste primeiro vídeo, mostraremos o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda sobre a atividade física. Atividade física é qualquer movimento corporal que faz o nosso corpo gastar energia, por exemplo: limpar a casa, subir escada, levar o cachorro para passear, dançar e ir na academia, caminhar, pedalar ou praticar esportes.

Os estudos científicos mostram que é muito importante ser ativo fisicamente (se mexer bastante durante o dia) e traz benefícios para a sua saúde, assim como a melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, aumentam a saúde óssea e funcional, reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mamas e depressão, reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais e são fundamentais para o balanço energético e controle de peso. atividade física

Infelizmente a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e provoca 6% de todas as mortes! Mas essa informação não é novidade, não é mesmo?
Mas o quanto eu devo “me mexer”? A Organização Mundial da Saúde diz que para trazer benefícios para a sua saúde, no mínimo, você deve fazer 150 minutos de atividade física moderada semanal, se você for um adulto, e 300 minutos para crianças e adolescentes. O ideal é que esse número seja bem balanceado durante a semana, não fazendo em apenas um dia todos os minutos. Claro que quanto mais, melhor!
Para isso, que tal mudar algumas atitudes na sua rotina? Estacione o carro um pouco mais longe, evite usar o elevador, ou se for subir 1 andar e descer 2: vá de escada, dê uma volta maior com o seu cachorro, faça atividades de lazer onde você se movimente, como: ir ao parque, andar de bicicleta, vá aos locais perto a pé (padaria, supermercado) e brinque muito com os seus filhos!

Quer saber mais informações? Acesse o nosso vídeo e confira! 

Sobre o autor

Roberta Rica

Roberta Rica

Formada em Educação Física, mestre e doutoranda na área, é apaixonada pelo o que o movimento corporal é capaz de fazer na vida do ser humano. Utilizar a ciência para demonstrar os benefícios da atividade física e exercício, sem modismo nem achismo, para que diminua os riscos para a saúde. Traduz para uma linguagem mais simples o que a ciência e as organizações mundiais dizem sobre a atividade física, para que todos se apropriem das informações científicas.

Youtube: Desvendando a Ciência da Educação Física