Autoconhecimento Energia em Equilíbrio Espiritualidade

Dia da Renovação Espiritual

Silhueta de mulher com os braços erguidos na praia
Ivanushka / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em meio a tempos tão difíceis, devemos sempre buscar por renovo espiritual para que consigamos manter a nossa fé firme e forte. Mas há uma data específica para fomentar tal busca: no dia 28 de junho, celebra-se o Dia da Renovação Espiritual. Embora o termo “espiritual” possa remeter a algum tipo de religião, essa comemoração não está ligada a nenhuma associação religiosa e a nenhum tipo de doutrina específica. A data simplesmente foi instituída com o intuito de promover a importância de sempre estar conectado com o mundo espiritual e evoluir a partir do que ele tem a nos oferecer. Entenda mais sobre essa comemoração neste artigo!

O que é o Dia da Renovação Espiritual?

Celebrado no dia 28 de junho, esse dia surgiu a partir da vontade de indivíduos de distintas crenças de voltar o olhar para o próprio ser, a fim de criar uma conexão com ideias, energias e espiritualidade para edificar a alma. O Dia da Renovação Espiritual foi criado para estimular a ideia de que, independentemente de crenças, opiniões ou qualquer outro tipo de fator que possa “dividir” as pessoas, somos inúmeros “pedacinhos” de um único corpo divino que vive em um mundo que só evoluirá se todos nos mantivermos sempre unidos, vibrando positividade em união a partir de bons sentimentos.

Esta data significa nada mais nada menos do que a oportunidade de ficarmos alertas diante da possibilidade de renovação. Tal chance de renovo representa uma avaliação profunda da nossa relação com o Criador. Você sabia que o seu espírito está sempre se renovando? Por isso, olhar para essa ação involuntária faz com que você tome a frente da situação e possa fazer as coisas de um modo mais benéfico para o seu ser. Há inúmeras formas de evoluir espiritualmente e obter esse renovo tão cheio de graça. E o Dia da Renovação Espiritual é como um lembrete da importância de estarmos sempre conectados com as chances de evoluir.

Qual é o conceito da palavra “renovação”?

Pessoa meditando na praia
kieferpix / Getty Images / Canva

Neste contexto, renovação significa transformação, transmutação, representa a busca pela evolução mental e sentimental, é estar aberto a novas ideias e conceitos que podem nos fazer evoluir no singular, mas também no plural que o mundo nos oferece.

Na vida rotineira, vivemos sobrecarregados por informações e até mesmo conceitos religiosos, físicos, entre outros, que nos fazem criar padrões específicos de crenças e acabam fechando a nossa mente e nos fazendo ficar acomodados. A zona de conforto pode ser um perigo, pois quem fica parado nunca avançará! Mas fique atento: quem deseja avançar sem ser renovado não conseguirá lidar com o que pode vir pela frente.

Renovar significa deixar para trás limitações, significa se abrir para as vibrações e graça que estão disponíveis para nós. A partir do momento em que você se permite ser renovado, tudo em sua volta muda, até mesmo a sua forma de enxergar o mundo, de lidar com a vida e de sentir e absorver o que acontece ao seu redor.

O que podemos fazer para renovar a nossa fé?

Primeiramente, precisamos desejar, querer. A partir da vontade e da necessidade de mudança, devemos analisar nossas atitudes diárias e detalhar o que precisa ser diferente. Em um primeiro momento pode parecer difícil se dispor a um renovo, mas muito mais difícil do que decidir evoluir é decidir permanecer estagnado e lidar constantemente com as frustrações da mesmice — isso é um fato!

Silhueta de mulher meditando sob o pôr do sol
mohamed_hassan / pixabay / Canva

Em nossa rotina, lidamos frequentemente com situações que nos desmotivam. A pandemia da Covid-19, por exemplo, pode nos causar temor, desconforto, ansiedade e até mesmo balançar a fé e gerar questionamentos sobre a esperança. Em algum momento da sua vida, você já se questionou se algo que você sempre teve como certeza daria certo? Se sim, não se julgue por isso. Nós somos humanos, falhos e limitados. Mas a partir do momento em que você volta o seu olhar para o seu ser e o direciona às mudanças desejadas, você encontrará o caminho da renovação e experimentará a verdadeira sensibilidade que o torna mais humano!

O renovo da sua fé só depende de você. E o primeiro passo é abrir o seu olhar, ficar mais atento ao que acontece em sua vida e não ignorar o que o incomoda. Não podemos negligenciar o que nos causa dor, pois tudo o que é negligenciado acumula — e o que acumula transborda de forma negativa. Permita-se conhecer o seu verdadeiro eu, pois, para deixar algo para trás, você precisa saber o que esse algo representou para você e os aprendizados obtidos por meio dele.

Como já citamos acima, seu espírito está em evolução o tempo todo. As vibrações positivas estão aí, pertinho de você, basta você se abrir para elas. Abandone os padrões engessados de ideais, de comportamento e tudo o que lhe deixa estagnado. Olhe as pessoas que o rodeiam e seja mais gentil. Você já deve ter ouvido falar em algum lugar que tudo o que emanamos ao Universo volta para nós, não é mesmo? Comece mudando as suas atitudes e faça ao outro somente o que gostaria que fizessem com você!

Dicas de renovação

Ser renovado é algo muito pessoal e singular, mas há algumas dicas universais que servem para qualquer pessoa, com o objetivo de afastar toda a negatividade e iniciar uma conexão maior com a espiritualidade. Confira:

Mulher meditando na praia
takoburito / Getty Images / Canva
  • Afaste-se de pessoas que lhe causam sensações desconfortáveis;
  • Explore novos sentidos com a aromaterapia;
  • Resolva suas pendências pessoais — coisas não resolvidas atraem negatividade;
  • Pratique o perdão;
  • Medite, pois o ato de meditar faz com que você se afaste um pouco do mundo externo;
  • Reserve um tempinho do dia para fazer algo que você realmente gosta — é importante praticar o autoconhecimento;
  • Resolva mal-entendidos com pessoas que você gosta;
  • Explore a sua espiritualidade, ore, faça preces com base no que você acreditar.

Você também pode gostar

Ah, não faça essas coisas somente no Dia da Renovação Espiritual. Torne a prática de autoconhecimento e de conexão com o Divino um hábito, pois assim a sua vida estará sempre em harmonia. A evolução e as mudanças estão aí para você. Não importa sua idade, cor, trabalho, gênero, nada! Tudo depende exclusivamente da sua força de vontade!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]