Autoconhecimento

A Importância do Ser Consciente

Como viver em estado de consciência e as Aformações como ferramenta de expansão da consciência

Já parou para refletir a verdadeira importância de estar consciente, as responsabilidades de estar consciente no agora, e a grande missão contida por trás do despertar de cada ser que se torna consciente?

Estamos em uma era conhecida pelo fim dos aspectos negativos que marcaram a história dos seres humanos e de nosso planeta por muito tempo; uma fase de transição planetária, energética, espiritual, mental, emocional e física; um grande passo não somente da humanidade, mas de toda uma estrutura cósmica; a evolução contínua dos seres, espécies e da própria Luz.

Apesar de a CONSCIÊNCIA ser uma linguagem de fácil entendimento e aceitação nos dias de hoje, poucos são os que mensuram a importância contida nesse assunto, a verdadeira magnitude de ser e estar consciente no agora.

Garota deitada em gramado com cabelos para cima olhando para o céu

As responsabilidades de se estar consciente

Qualquer nível de consciência requer a habilidade de perceber o que acontece ao nosso redor.

Quando tomamos consciência e despertamos a nível pessoal, desenvolvemos a habilidade de observar nossas próprias atitudes, crenças limitantes, sentimentos baseados no ego e, em contrapartida, criatividade, ética, valores, princípios, dentre outros. Então, por meio do autoconhecimento, encontramos ferramentas para transformar e – a nível energético – transmutar tudo o que não é mais compatível com o estado de consciência em que nos encontramos.

Outro ponto de reflexão é quanto aos nossos relacionamentos pessoais; com quem queremos nos relacionar; quem são as pessoas que, de certa forma, nos agregam momentos bons, conhecimentos, o prazer da companhia; quem nos fere, nos desequilibra, nos deixa vulneráveis emocionalmente; e, só então, praticamos uma seleção: “com quem quero manter essa vivência?”, “Com quem não preciso mais manter uma relação?”, “Quem são as pessoas com quem posso dividir minhas novas descobertas?”, “Com quem devo modificar minha postura?”, “Por que não tenho sido alguém melhor para essa pessoa que é tão compreensiva comigo?”.

Conforme nossa consciência se expande, maior será a atenção e cuidado que devemos dedicar à forma como vivenciamos o mundo, o dia a dia, as pessoas, as coisas e a nós mesmos.

Mulher de biquini meditando na beira de um lago

A expansão da consciência traz consigo o poder da energia, o momento em que sintonizamos e unificamos nossas diversas facetas; quanto maior o estado de consciência, maior o alinhamento com nosso Eu Supremo e Divindade. Diante desse alinhamento, a conexão com o todo é imediatamente estabelecida; portanto, tudo, exatamente tudo o que vibramos será experienciado no agora.

É importante vigiar nossos pensamentos, atos e palavras, pois um pensamento ruim nos gera desconforto e desequilíbrio seguidos de culpa que, automaticamente, nos desalinha, trazendo situações de desacordo e somatizando doenças.

Você também pode gostar de:

Quando agimos inconscientemente estamos à mercê de práticas negativas, trazendo conosco as mesmas problemáticas negativas de nossas atitudes.

Do ponto de vista positivo, funciona da mesma maneira: ao trabalharmos a paciência, a confiança, a generosidade, a tranquilidade e as vivências de qualidade, nos encontramos em estado de plenitude para com o mundo e dentro de nós mesmos.

A lei do retorno é inevitável; quando estamos despertos e conscientes, esse retorno torna-se perceptível e, como toda a perfeição Divina, serve para que, conscientemente, possamos aprender, tanto com os erros quanto com os acertos.

Mulher em praia com sol ao entardecer ao fundo

Somos responsáveis conscientes de tudo ao nosso redor, isso requer um trabalho contínuo da busca em nosso Eu interior de força, foco, persistência, essência e amor. Somente o sentimento de amor traz a sabedoria necessária para viver a dualidade e o equilíbrio entre o Ser Divino e o Ser na Terra. Todos são passiveis de equívocos, o ponto central é trabalhar a perfeição que já existe dentro de nós, vivenciar o agora e praticar a gratidão.

Perceba que a vida em tudo está, por toda parte; a consciência deve estar no agora, encontrar nas coisas simples a gratidão e sentir o grande presente que nos foi dado em forma de vida. Todo esse processo é um trabalho feito de dentro para fora. À medida que trabalhamos internamente, o externo também é modificado, gerando o milagre da cocriação consciente.

Cocriando a realidade 

A cocriação de nossa realidade já é algo estabelecido, a verdadeira mágica está em experienciá-la conscientemente. É gratificante sentir que podemos escolher a forma como queremos viver e receber a prosperidade e a abundância que já são nossas por direito. A consciência nos traz a incrível possibilidade de manipular a forma como queremos receber essas bênçãos. Basta expandir a consciência e trabalhar o amor dentro de nós mesmos.

O reflexo de viver consciente na sociedade 

Como toda energia e vibração, o que está dentro de nós é refletido para fora de nós. Estamos falando de energia, uma consciência que está sempre em movimento, vibrando e expandindo a todo momento e em qualquer lugar; somos vibração pura, nossos pensamentos vibram, nossas palavras vibram, nossas intenções vibram.

Toda a vibração é refletida externamente e, quando conscientes, podemos realizar infinitas mudanças em nossa sociedade. Começamos de um pequeno espaço em nós mesmos e então estamos prontos para possibilitar modificações notáveis no mundo em que vivemos.

Mulher no alto de montanha com céu de nuvens e sol refletindo ao fundo

Experimente praticar a gratidão e a gentileza por um dia inteiro, partindo de quando acorda pela manhã: levante-se com pensamentos positivos, olhe-se no espelho e dirija palavras positivas a si mesmo; se algo der errado ou estiver atrasado para o trabalho, concentre-se em não reclamar, observe aquele pensamento de estresse e deixe-o ir, não permita que esse pequeno pensamento direcione todo o seu dia. Chegando ao trabalho, agradeça por poder estar ali, por prover as suas necessidades financeiras; seja gentil com seus colegas de trabalho, não perca tempo com fofocas ou mau humor; seja honesto, sincero, sinta-se útil e produtivo a si mesmo e persista por todo o resto de seu dia em dar o seu melhor.

Quando você deixa de dar atenção a coisas negativas, estressantes e pouco importantes, você deixa de perder sua energia vital e consegue conservá-la para que a mesma te supra em seu dia a dia.

Logo, começará a identificar que pessoas à sua volta sentirão necessidade de se modificar a partir de sua notável mudança; outros querem mudar, alguns só precisam de um ponto de partida, e pode ser você.

Prática no dia a dia que facilita o processo de expansão da consciência 

Descreverei a seguir uma prática pouco conhecida, mas que tem auxiliado pessoas no processo de expansão de consciência e no convívio com essa nova perspectiva de vida.

Muitos adeptos utilizam afirmações positivas para alcançarem alguns objetivos, sejam materiais ou mesmo para realização pessoal.

Durante conversas com amigos e pacientes, observei que, assim como eu, havia dificuldade em utilizar as afirmações positivas no dia a dia, visto que, às vezes, fica difícil afirmar para nós mesmos: “sou rica!”, estando com problemas financeiros; ou: “tenho saúde!”, estando com uma grave doença.

Aformações 

Em busca de formas diferenciadas de trabalhar a positividade em nosso dia a dia de uma forma condizente com o agora de cada um, conheci uma técnica chamada AFORMAÇÕES.

O que são Aformações? 

Diferente de Afirmações, as Aformações são perguntas que fazemos a nós mesmos sempre no aspecto positivo, que fazem com que nosso subconsciente procure as respostas e estabeleça um vínculo com a pergunta feita, gerando, assim, a sensação de que faz parte de nossa realidade e induzindo-nos a encontrar a verdadeira positividade que há no agora, independentemente da situação em que nos encontramos. Por exemplo: por que sou tão rico? Por que sou tão feliz? Por que sou tão saudável?

A técnica de Aformações foi descoberta por Noah St. Jhon, autor do livro “O CÓDIGO SECRETO”. O autor explica que as “Aformações são uma descoberta de questões de habilitação que fazem com que a sua mente se concentre no que você realmente quer e pare de se concentrar no que você não quer”.

Mãos juntas segurando flor dente-de-leão

Esse método faz com que possamos ver o melhor em nós mesmos, o que queremos SER, TER ou ALCANÇAR.

Também há a responsabilidade de utilização desse método de forma correta; nossa mente reage a estímulos, portanto precisa de atenção para não voltar aos padrões indesejados.

Ao utilizar a técnica de Aformações, atente-se à positividade da colocação das perguntas e perceba as qualidades que já são suas, seus valores, o bem-estar e a confiança que existem dentro de você.

Evite utilizar termos negativos como:

Por que não consigo fazer?

Por que não sou merecedor?

Por que ainda não tenho?

Utilize perguntas de forma positiva:

Por que consigo fazer tudo a que me proponho?

Por que tenho tudo o que preciso?

Por que mereço tanto?

No despertar dessa nova consciência e mudança de padrões, somos responsáveis por nossa evolução e expansão contínuas. Utilize todas as fontes que, de forma positiva, transformam nosso dia a dia e contribuem na cocriação do melhor que há em nós.

Tenham uma boa vida e gratidão!

Sites de pesquisa: 
https://www.maraflores.com.br/aformações-o-segredo-do-sucesso/ 
https://marciabarreto.com/afirmacoes-aformacoes-e-perguntas-como-instrumentos-terapeuticos/ 
https://arcturianos.com.br/aformacoes-ou-afirmacoes-para-reprogramar-o-seu-cerebro/ 
https://experimenteapaz.com.br/artigos/aformacoes/

Sobre o autor

Jessica Trindade

Jessica Trindade

Graduada em Recursos Humanos pelo instituto UBS, iniciei formação em Jornalismo.

Trabalho na Gestão de Pessoal em empresa privada.

Com 30 anos iniciei meu projeto como cofundadora do Espaço Ter e Ser, cujo principal objetivo é levar o conhecimento das terapias alternativas e práticas de autoconhecimento a regiões periféricas e ao público infantil e jovem de São Paulo - Capital.

Iniciada Mestre Reiki Usui tradicional, unindo a técnica de Meditação Guiada com Reiki, o trabalho com os Números de GRABOVOI e aplicação dos métodos com o público Reikiano e não Reikiano.

Trabalho com o Reiki em Consultórios Veterinários, Casas de Repouso e em domicílio.

Ministro Palestras sobre O Reiki e o poder da cura com a imposição das mãos.

Sou mãe, amo escrever, dividir experiências e participar de eventos para autoconhecimento.

Contatos
Email: [email protected]
Site: jessicagestacao.wixsite.com/jessicaeusoureiki
Facebook: jessicaeusoureiki
Instagram: @jessicaespacoser