Comportamento Convivendo

Dia do Padrinho

Homem segura bebê durante batizado, enquanto padre beija a bíblia.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando uma pessoa assume um papel muito importante na vida das pessoas de toda a sociedade, é comum que seja criada uma data para homenagear essa figura. Por isso, anualmente, em 30 de janeiro, comemora-se o Dia do Padrinho.

O principal objetivo dessa celebração é homenagear os padrinhos de batismo, que são escolhidos pela família de uma criança para assumirem o papel de pai, de guia espiritual e de protetor para quem acabou de nascer.

Casal segurando bebê durante batizado

Um padrinho é sempre uma pessoa de confiança que é muito próxima da família que o escolheu, sendo a classificação com esse título um reconhecimento muito honroso e carinhoso.

No entanto, você pode usar essa data para celebrar o padrinho que existe na sua vida e que não é, necessariamente, seu padrinho de batismo. De acordo com o dicionário, há outras três definições de padrinho.

A primeira delas é o padrinho de casamento. Essa pessoa será responsável por aconselhar e guiar o casal que o escolheu quando estiverem enfrentando algum tipo de problema, mesmo que seja uma questão financeira.

Você também pode gostar

A outra definição de padrinho se refere a quem auxilia outra pessoa, ainda que distante. Os processos de apadrinhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, colocam as pessoas que ajudam nessa função de um segundo pai ou de um protetor.

A última definição é a de padrinho de formatura, comumente chamado de patrono, que é quem entrega o diploma para a pessoa que está se formando. Nesse caso, a figura do padrinho é a de um mestre, alguém que reconhece o seu esforço e o seu valor para atingir suas conquistas.

Embora o Dia do Padrinho não seja exatamente uma data festiva, na Argentina é um momento muito especial. Os padrinhos até recebem presentes em homenagem ao aconselhamento que eles fornecem.

Aqui no Brasil, se você não encontrou tempo para comprar um presente ou se prefere uma homenagem mais simples, pode enviar uma mensagem parabenizando o seu padrinho pelo dia dele. Veja este exemplo:

“Oi, padrinho! Hoje, Dia do Padrinho, tirei um tempo do meu dia para agradecer por tudo o que você sempre faz por mim. Sou uma pessoa melhor com os seus conselhos, com a sua amizade e com a sua compreensão. Obrigada(o) por fazer parte da minha vida!”

Noivo sendo abraçado pelos lados por dois padrinhos.

Ou então, se você já sabe quem vai ser o padrinho de batismo do seu filho, pode aproveitar a data comemorativa para convidá-lo para esse ritual de iniciação religiosa. Pode ser assim:

“Oi, [nome da pessoa]! Hoje, no Dia do Padrinho, tenho um convite para fazer. Como você sabe, a criança que estou esperando está para nascer. Você é a pessoa em quem eu mais confio para cuidar dela e para guiá-la em sua trajetória espiritual. Gostaria muito que você fosse o padrinho da pessoa mais importante do mundo para mim! O que acha?”

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]