Saúde Integral

Dia Mundial do Sono

Mulher deitada na cama com os olhos fechados
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você está adiando uma noite de sono bem dormida, existe uma data comemorativa que pode fazer você repensar esse hábito. O Dia Mundial do Sono, celebrado em 15 de março, todos os anos, existe para lembrar a população internacional sobre a necessidade e sobre a importância de dormir bem todas as noites.

Este dia especial foi criado pela Associação Mundial de Medicina do Sono, com o objetivo de alertar as pessoas sobre os distúrbios de sono que podemos sofrer, bem como as vantagens de separar horas de um dia estressante e atribulado para recuperar as energias.

A importância de celebrar o Dia Mundial do Sono está, essencialmente, no fato de que 45% da população mundial, de acordo com um levantamento feito pela Associação Mundial de Medicina do Sono, em 2017, apresenta distúrbios de sono. Entre os principais distúrbios estão a interrupção do sono, a dificuldade para começar a dormir, a insônia, a apneia (pausas respiratórias enquanto dorme) e o tempo insuficiente de sono.

Mulher deitada na cama dormindo

Embora para algumas pessoas dormir seja prazeroso, relaxante e uma tarefa muito simples, para outras é um problema. As quantidades excessivas de horas de trabalho, preocupações sobre o futuro ou sobre a própria vida, os transtornos psicológicos ou a chegada de situações estressantes são alguns dos fatores que impedem que a hora de dormir seja proveitosa.

Considerando a maioria das causas para os distúrbios de sono, um período para relaxar e se desconectar da rotina pode ser uma saída essencial para uma noite bem dormida. O Dia do Festival do Sono, em 3 de janeiro, é uma data não oficial que tem como objetivo estimular as pessoas a dormirem depois das comemorações de final de ano.

A ideia para o Dia do Festival do Sono é que você descansa, relaxa e dorme o quanto precisar, seguindo aquilo que seu corpo exigir. Se tiver que dormir o dia inteiro, faça isso! Se achar que um sono de 15 minutos é suficiente, aproveite bem cada minuto. O segredo para esta data é recuperar as energias sem fazer qualquer tipo de esforço.

O que é dormir bem?

Talvez você já esteja bocejando só de pensar em dormir, mas será que você sabe o que caracteriza uma boa noite de sono? A seguir, você vai descobrir o que significa dormir bem, e quais são as características que definem esse bom descanso.

O principal fator a ser considerado é o tempo de sono. É a partir dele que os nossos corpos serão capazes de se reconstruir e se preparar para o próximo dia que se inicia. Como o funcionamento do organismo é diferente para cada faixa etária, as horas de sono também o são.

Mulher deitada na cama com uma máscara cobrindo os olhos

De acordo com um estudo elaborado em 2018 pela Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos da América, o tempo de sono ideal para um recém-nascido é de 14 a 17 horas. Do primeiro ano de vida até os 5 anos, as crianças devem dormir de 10 a 14 horas por dia. Dos 6 aos 13, de 9 a 11 horas. Os adolescentes de 14 a 17 devem dormir de 8 a 9 horas. Para os adultos de 18 a 64 anos, são de 8 a 9 horas. Finalmente, para pessoas maiores de 65 anos, o recomendado é de 7 a 8 horas de sono.

Como dormir melhor?

Higiene do sono é o nome dado ao momento de dormir. Um bom sono terá uma higiene em dia, por exemplo. Mas alcançar esse objetivo pode ser uma tarefa difícil. É por isso que separamos algumas dicas para que você seja capaz de melhorar o seu sono. Se, mesmo com as dicas, você não sentir qualquer melhora, procure um(a) profissional da saúde.

Mulher sentada na cama olhando para o lado sem conseguir dormir

1) Escolha um ambiente adequado para dormir, que permita que seu corpo fique deitado e protegido de mudanças climáticas que acontecem durante a noite;

2) Encerre sua alimentação duas horas antes de dormir para que o processo de digestão não comece a acontecer quando seu cérebro estiver tentando descansar;

3) Suspenda o uso de aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir para não se deparar com questões que possam estimular o seu cérebro a pensar ou a se exercitar no momento de descanso;

4) Confira a qualidade do seu colchão, porque, se ele estiver com algum problema, pode até mesmo prejudicar a sua coluna, além de dificultar o seu sono;

5) Reserve a sua cama somente para dormir, evitando realizar outras atividades nela, como comer, trabalhar, ler, estudar ou checar as redes sociais;

Chás para dormir melhor

Mulher segurando um bule e xícara de chá

Se você quer mais um estímulo para dormir melhor, experimente um destes cinco chás que separamos para você!

1) Valeriana: reduz os níveis de ansiedade que uma pessoa pode apresentar ao pensar sobre o dia que vai se iniciar assim que ela acordar;

2) Camomila: além de ser um chá calmante, pode auxiliar na digestão, acelerando esse processo para que ele seja finalizado antes da hora de dormir;

3) Passiflora: embora pouco conhecido, esse chá tem a capacidade de relaxar os músculos e reduzir as tensões do corpo, sendo um importante agente para um sono de qualidade;

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4) Erva-de-são-joão: rico em vitamina C, esse chá é também um anti-inflamatório, que pode ser uma ajuda essencial na hora de dormir durante uma gripe ou uma dor de garganta;

5) Melissa: assim como o chá de valeriana, o chá de melissa combate a agitação e o nervosismo gerados pela ansiedade, trazendo mais qualidade para a noite de sono.

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