Ervas e Chás Nutrição

Chá de canela: benefícios da bebida e como preparar

Os chás feitos com especiarias são conhecidos em todo o mundo e servem para diferentes fins. Entre os chás desse tipo, como os de hibisco e de anis, também encontramos o chá de canela. Talvez você já tenha ouvido dizer que esse chá é abortivo, mas será que é verdade? Leia o conteúdo completo que preparamos para saber mais sobre isso.

Você encontrará nesse artigo:

Canela: conheça a especiaria e os tipos utilizados no preparo de chás

A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka, no sul da Ásia, e recebe o nome científico de Cinnamomum. Amplamente utilizada no preparo de pratos doces e salgados, tanto a versão em pau, como a versão em pó podem render chás, velas perfumadas, banhos energizantes e muito mais.

Na sua casa, é provável que você tenha apenas um tipo de canela. Porém, essa especiaria apresenta dois tipos principais, disponíveis em pau ou em pó, que podem ser utilizados para o preparo de chás. Saiba mais sobre cada um deles:

Canela-cássia — variedade de canela encontrada com mais facilidade, que deve ser consumida em quantidades pequenas. Isso porque a canela-cássia é rica em cumarina, prejudicial para o fígado.

Canela-do-ceião — conhecida como canela verdadeira, é menos comum nos mercados brasileiros. Apesar disso, apresenta uma baixa concentração de cumarina.

Benefícios e malefícios do chá de canela

Chá de canela em uma xícara em cima de uma tábua
Pat_Hastings / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

Os dois tipos de canela que apresentamos anteriormente são os mais utilizados para fazer chás. Mas o chá de canela é bom para quê? Muitas pessoas ainda não entendem os possíveis papéis desse chá na menstruação e na gravidez, por exemplo. A seguir, identifique quais são os pontos positivos e negativos da bebida.

Chá de canela e seus benefícios

Os benefícios do chá de canela mostram para quais fins essa bebida pode ser ingerida. Observe como o ingrediente age no seu organismo:

Auxilia o controle do diabetes — os compostos da canela favorecem a produção de insulina, responsável por reduzir o nível de glicose no sangue.

Melhora a digestão — com um potencial anti-inflamatório, o chá de canela acelera o metabolismo e impede o acúmulo de toxinas no corpo.

Combate infecções nas vias respiratórias — o chá de canela apresenta propriedades antifúngicas, favorecendo o combate de infecções no trato respiratório.

Aumento da energia física — elevando a temperatura do organismo e acelerando o metabolismo, o chá de canela fornece mais energia física.

Reduz as cólicas menstruais — o chá de canela libera uma substância que altera as contrações no útero, que causam as cólicas.

Chá de canela e seus malefícios

Depois de entender para que serve o chá de canela, também é importante analisar quais são os riscos que a especiaria apresenta:

Causa danos ao fígado – consumo excessivo do chá de canela pode causar danos ao fígado, já que a cumarina que compõe o ingrediente é tóxica em grandes quantidades.

Reduz exageradamente o nível de açúcar no sangue — a redução do nível de glicemia de forma exagerada, resultante do consumo excessivo do chá, pode provocar tonturas.

Prejudica a qualidade do sono — por ser uma bebida estimulante, pode ser mais difícil adormecer se o chá de canela for ingerido durante a noite.

Pode interferir negativamente na gravidez — como o chá de canela afeta as contrações uterinas, não é recomendado ingeri-lo durante a gestação.

Quem não pode ingerir chá de canela?

Gestante fazendo um coração com as mãos na barriga
StockSnap / Pixabay

Ainda que os malefícios do chá de canela possam afetar qualquer pessoa, existem alguns indivíduos que sofrem consequências negativas pelo consumo da bebida com mais intensidade. Por isso, é contraindicado que consumam o chá:

Gestantes — como o chá de canela interfere nas contrações uterinas, a bebida pode prejudicar a gestação.

Pessoas com hipoglicemia — considerando que a canela reduz os níveis de glicemia no sangue, quem já apresenta índices baixos de açúcar no organismo deve evitá-la.

Pessoas alérgicas à canela — o chá de canela é contraindicado para quem tem alergia ao ingrediente, porque ele pode levar a sérias complicações de saúde.

Como fazer chá de canela

Se você não está entre as pessoas que não podem ingerir chá de canela, então aprenderá mais sobre como preparar a bebida. Em primeiro lugar, existem dois tipos de preparo do chá, dependendo da forma da canela que você quer utilizar. Veja a diferença:

1) Como fazer chá de canela em pau

A preparação ideal do chá de canela é com a canela em pau. Confira a receita:

Ingredientes:
Uma canela em pau e uma xícara de água.

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e a canela. Ligue o fogo e deixe a preparação ferver por cinco minutos. Depois disso, retire a canela, espere amornar e beba.

Como fazer chá de canela em pó

Também é possível preparar um chá de canela usando a canela em pó, da seguinte forma:

Ingredientes:
Uma colher (sopa) de canela em pó e uma xícara de água.

Modo de preparo:
Comece fervendo a água. Em seguida, despeje o líquido em uma xícara e acrescente a canela. Tampe o recipiente por 10 minutos e, depois desse tempo, misture bem a preparação e beba.

Essas são as formas mais tradicionais de preparar o chá de canela, mas existem outras receitas das quais você também pode gostar. Aprenda mais sobre elas no tópico seguinte!

Conheça e aprenda a fazer outros tipos de chá de canela

Foto de uma jarra com chá de canela e com rodelas de laranja
Iryna Kaluikina / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

A canela é um ingrediente que pode ser combinado a outras especiarias na hora de fazer um chá. Assim, além de enriquecer o seu paladar, você vai aproveitar os benefícios de outros ingredientes. Aproveite!

1) Chá de canela com gengibre

Para facilitar ainda mais o processo de digestão no seu organismo, o gengibre é um excelente aliado. Observe como misturá-lo com a canela em um chá de canela com gengibre:

Ingredientes
Meio litro de água, uma colher (sopa) de canela em pó e uma colher (sopa) de gengibre picado.

Modo de preparo
Coloque a água para ferver. Assim que isso acontecer, adicione o gengibre e depois a canela. Ferva por mais cinco minutos para só então coar, esperar amornar e beber.

2) Chá de canela com limão

O limão é um ingrediente conhecido por aumentar a imunidade de quem o consome. Unido à canela, ele pode combater infecções fúngicas e alguns problemas respiratórios. Aprenda a fazer o chá de canela com limão:

Ingredientes
250 ml de água, um pau de canela e o sumo de meio limão.

Modo de preparo
Coloque a água para ferver e desligue o fogo assim que surgirem as primeiras bolhas. Feito isso, adicione a canela e deixe repousar por cinco minutos. Então, retire a canela e adicione o limão. Beba logo que amornar.

3) Chá de canela com hibisco

Canela e hibisco é uma combinação de ingredientes que favorece o metabolismo e a digestão. Inclusive, a preparação pode aliviar as cólicas menstruais. Atente-se ao jeito de preparar o chá de canela com hibisco:

Ingredientes
Meio litro de água, duas colheres (sopa) de hibisco seco e dois paus de canela.

Modo de preparo
Depois de ferver a água, derrame o líquido em uma jarra e acrescente o hibisco. Em seguida, coloque a canela. Depois de dois minutos, coe a preparação, espere amornar e beba.

4) Chá de louro e canela

Ideal para aliviar os desconfortos estomacais, o chá de louro e canela é uma boa opção para encerrar uma refeição.

Ingredientes
Um litro de água, duas canelas em pau e cinco folhas de louro.

Modo de preparo
Primeiro, coloque a água para ferver. Quando já estiver fervendo, acrescente a canela e as folhas de louro. Após cinco minutos, desligue o fogo e deixe a preparação descansar por meia hora. Por fim, é só coar e beber.

Receitas de chá de canela para problemas de saúde

O seu livro de receitas já ganhou novas preparações de chá de canela, que podem ser utilizadas para diversos fins. No entanto, se você está passando por algum problema de saúde, talvez precise de uma orientação mais direcionada sobre como usar a bebida.

Antes de nos aprofundarmos nesse tema, é essencial que você procure auxílio médico toda vez que algo estiver desequilibrado no seu organismo. Muitas vezes, um simples incômodo pode ser um sintoma de um problema muito maior, que apenas os profissionais da saúde saberão resolver.

Sendo assim, nunca use qualquer receita de chá de canela com o objetivo de curar doenças, perder peso ou alterar o seu ciclo menstrual, caso ele esteja desregulado. Com esse alerta em mente, saiba quais são as receitas que podem funcionar para alguns desconfortos mais comuns:

Chá de canela para menstruação descer: não há comprovações científicas de que o chá de canela auxilia a menstruação a descer. Entretanto, as receitas de chá de canela em pó, em pau ou chá de canela com hibisco podem estimular a movimentação do útero, o que talvez acelere a menstruação.

Como fazer chá de canela para baixar a glicose: todas as receitas de chá de canela auxiliam no controle da glicose no organismo, desde que sejam preparadas sem açúcar, adoçante ou mel.

Como fazer chá de canela para combater gripes e resfriados: a receita mais indicada para amenizar os problemas respiratórios é o chá de canela com limão, que será ainda mais benéfico se for consumido ainda quente.

Como fazer chá de canela para estimular a circulação: a receita de chá de canela com hibisco é capaz de estimular a circulação, assim como a de chá de canela com gengibre, porque ambas aceleram o metabolismo.

Como fazer chá de canela para estimular a digestão: facilitar o funcionamento do sistema digestivo é uma tarefa para a receita de chá de canela com louro. Outra opção é a receita do chá com gengibre, que vai muito bem logo depois do almoço.

Mitos e verdades sobre o chá de canela

Você já aprendeu as principais informações sobre o chá de canela, e até pode preparar um na sua casa. Ainda assim, é importante se atentar a alguns mitos e verdades sobre essa preparação. Observe:

Chá de canela emagrece — mito — nenhum tipo de alimento tem o poder de fazer uma pessoa engordar ou emagrecer. O que o chá de canela faz é estimular o processo de digestão, que não leva ao emagrecimento, necessariamente.

Chá de canela faz a menstruação descer — mito — não há comprovações científicas de que o chá de canela acelera a fase do sangramento do ciclo menstrual.

Chá de canela aumenta a pressão — mito — os compostos presentes no chá de canela reduzem a pressão arterial, fazendo com que a bebida seja indicada para pessoas hipertensas.

Chá de canela limpa o útero — mito — o chá de canela influencia as contrações uterinas, mas não há qualquer processo de limpeza que a bebida possa realizar no órgão.

Chá de canela é abortivo — mito — não há comprovações científicas de que o chá de canela causa aborto, embora a bebida seja contraindicada para gestantes, por alguns profissionais.

Chá de canela ajuda na digestão — verdade — como a canela aquece e acelera o metabolismo, o chá feito com esse ingrediente ajuda na digestão.

Chá de canela é bom para resfriado — verdade — com ação antifúngica, o chá de canela é indicado para combater resfriados.

Chá de canela controla diabetes — verdade — os compostos presentes no chá de canela induzem a produção de insulina, que reduz o acúmulo de açúcar no sangue.

O que você ainda precisa saber sobre o chá de canela

Chá de canela em uma xícara branca
Rimma_Bondarenko / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

Você está quase se tornando especialista em chá de canela. Para completar os seus conhecimentos, veja quais são as informações adicionais sobre essa bebida:

Qual é o melhor horário para tomar chá de canela?
Por ser uma bebida estimulante, o chá de canela deve ser consumido pela manhã ou no início da tarde, principalmente após as refeições.

O que sentimos depois de tomar chá de canela?
Após tomar chá de canela, é comum sentir o corpo mais quente e com mais energia. Em quantidades exageradas, o chá pode causar tontura.

Quanto tempo demora para descer a menstruação após tomar o chá de canela?
O chá de canela não tem a capacidade de fazer a menstruação descer. Então, se o sangramento começar após a ingestão do líquido, será apenas uma coincidência.

Grávida pode tomar chá de canela?
Alguns profissionais da saúde contraindicam a ingestão de chá de canela durante a gestação. Logo, é melhor evitar a bebida.

Você também pode gostar:

A partir das informações apresentadas, o chá de canela já pode fazer parte do seu cardápio. Com ele, você vai melhorar o funcionamento do seu sistema digestivo, combater gripes e resfriados e ganhar mais energia. Aproveite os benefícios da bebida preparando uma receita na sua casa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br