Muito procurado por mulheres que estão com a menstruação atrasada, o chá de canela tornou-se popular por uma de suas muitas qualidades. Essa especiaria apresenta duas variedades: canela-do-ceilão (a canela verdadeira) e canela-cássia. A segunda variedade pode ser prejudicial em grandes quantidades, por conter cumarina em sua composição. Sendo assim, os benefícios que serão descritos a seguir, sobre o chá de canela, referem-se à canela-do-ceilão.
Receitas de chá de canela
Benefícios do chá de canela
Tanto a canela em pó quanto a canela em pau são formadas pelo óleo cinamaldeído e por antioxidantes. As vantagens que isso traz para o organismo de quem ingere o chá dessa especiaria vão desde a aceleração do metabolismo até o combate a diabetes. A função oxidante, por exemplo, é mais eficiente do que a de ingredientes como orégano e alho.
A propriedade anti-inflamatória do chá de canela é essencial para tratar uma dor de garganta, mas também combate a proliferação de bactérias como Listeria e Salmonella. Em um sentido mais amplo, a especiaria também pode ser responsável por prevenir doenças cardíacas. Ingerindo 120 miligramas de canela por dia, é possível melhorar os números do colesterol total e aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, que controla o açúcar no sangue, no caso de quem sofre de diabetes do tipo 2.
A ingestão de um a seis gramas de canela por dia é essencial para as pessoas que desejam reduzir os níveis de açúcar no corpo. A especiaria age sobre enzimas digestivas e favorece a absorção de glicose pelas células do organismo. Além disso, a canela também pode ajudar a proteger os neurônios, sendo uma aliada na luta contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Por fim, o benefício mais conhecido do chá de canela está no seu potencial de acelerar a menstruação. Isso acontece porque essa bebida estimula contrações uterinas e agiliza o processo de descamação do útero, que causa a menstruação. Para aliviar cólicas menstruais, por exemplo, o chá de canela é recomendado.
Você também pode gostar de:
Uma contraindicação para a ingestão dessa bebida é a gravidez. Por estimular as contrações uterinas, o chá de canela pode provocar um aborto em uma gravidez que ainda está nos primeiros meses. Se uma mulher quiser interromper a gravidez, não deve recorrer ao chá de canela. É preciso consultar um(a) profissional da saúde para compreender os procedimentos que possibilitam esse processo.
Levando em conta o cuidado que se deve ter por algumas pessoas na hora de tomar esse chá, a seguir estão algumas receitas que podem ser preparadas por quem deseja aproveitar os melhores benefícios da canela.
Chá de canela
Em uma chaleira, ferva duas xícaras de água com dois paus de canela, por cinco minutos. Antes de beber, remova os paus de canela e adicione açúcar, se desejar.
Chá de canela com maçã
Em uma chaleira com água, ferva por dez minutos uma porção de canela e a casca de quatro maçãs vermelhas. Depois de coar a mistura, está pronta para beber.
Chá de canela com gengibre
Em um litro de água, ferva por dez minutos cinco pedaços pequenos de gengibre e uma porção de canela. Depois de coar a bebida, deixe na geladeira por uma hora e beba o chá gelado.
Chá de canela com mel
Durante vinte minutos, em uma chaleira, ferva uma porção de gengibre ralado em fatias, e três paus de canela. Quando a mistura estiver saborosa, adicione duas colheres de sopa de mel (ou de açúcar mascavo) e sirva.