Ervas e Chás Nutrição

Chá de canela: benefícios da bebida e como preparar

Xícara de vidro com líquido alaranjado, ao lado gengibre, canela em pau e fatias de limão.
serezniy / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Frequentemente somos acometidos por males que, em vez de serem tratados com drogas e remédios tradicionais, podem ser tratados com alternativas naturais, e o chá é uma das mais populares alternativas de tratamento natural. Um dos chás mais populares no Brasil é o chá de canela, bastante ingerido por mulheres que estão com a menstruação atrasada, mas esse é apenas um dos muitos benefícios dessa bebida natural e bastante benéfica.

A canela verdadeira

Antes de falar dos benefícios e dos modos de preparo dessa bebida, é preciso fazer um adendo importante. Há dois tipos de canela: a canela-do-ceilão (conhecida também como canela verdadeira), cultivada em países como Sri Lanka, Ilhas Seicheles e Madagascar, além da canela-cássia, cultivada na China e na Indonésia. A canela-cássia é muito mais barata do que a canela-do-ceilão, por isso a maior parte dos produtos que levam canela em sua composição e que compramos por aí não são feitos com a canela verdadeira.

O problema da canela-cássia é um composto natural chamado cumarina, que pode causar danos ao fígado de pessoas que tenham predisposição a ter problemas de saúde nesse órgão.

Canela em casca.
Daria Shevtsova / Pexels

Os dois tipos de canela têm cumarina, mas um estudo alemão publicado em 2010 mostrou que o pó de canela-cássia tinha 63% mais cumarina do que a canela-do-ceilão. Segundo especialistas em ervas, é impossível diferenciar os dois tipos de canela quando eles já estão ralados e em formato de pó, mas é possível diferenciá-los em seu formato em lasca, bastante comum em lojas de especiaria. A canela-cássia tem aquele formato mais popular, de uma lasca grossa enrolada, enquanto a canela-do-ceilão, a canela verdadeira, é uma lasca também enrolada, mas bem mais fina e com cor menos escura.

Quais são os benefícios do chá de canela?

Independentemente do formato, seja em pó ou em lasca, a canela tem em sua composição o óleo cinamaldeído, que traz benefícios como aceleração do metabolismo e combate a diabetes. Como também é rico em antioxidantes, o chá de canela apresenta funções antioxidantes mais eficientes do que alho e orégano, ingredientes bastante conhecidos por terem essa funcionalidade.

Especialistas em ervas afirmam que ingerir um máximo de seis gramas de canela por dia é muito benéfico para pessoas que desejam reduzir os níveis de açúcar no corpo, porque essa especiaria age sobre as enzimas digestivas, favorecendo a absorção de glicose pelas células do nosso organismo.

Chá de canela em uma xícara branca e pote com canela em pau ao lado.
Ngô Trọng An / Pexels

Outro benefício do chá à base de canela é que ele ajuda a combater doenças neurológicas degenerativas, como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson, já que tem compostos fenólicos ricos em propriedades antioxidantes, o que faz com que ele aja ativamente contra o envelhecimento precoce e doenças que afetam nossas funções neurológicas.

Você também pode gostar

Além de todos esses benefícios, há também aquele que é provavelmente o mais conhecido entre eles, citado na introdução desse artigo: o potencial de acelerar a menstruação. Esse benefício é real, não apenas uma crença popular, e acontece porque o chá de canela estimula as contrações uterinas e acelera o processo de descamação do útero, que é, afinal, o responsável pela menstruação. Além de acelerar o processo menstrual, o chá de canela também alivia cólicas menstruais.

Contraindicação do chá de canela

Chá de canela servido em xícara de porcelana branca. Ao lado, em recipiente do mesmo material, há canelas em casca.
Ngô Trọng An / Pexels

Segundo os especialistas em ervas, há apenas uma única contraindicação à ingestão do chá de canela: gravidez. Como citado anteriormente, o chá de canela estimula contrações uterinas, então pode, potencialmente, provocar abortos espontâneos em gravidezes que estejam em estágios iniciais. Por ter esse efeito colateral, muitas mulheres que desejam interromper gravidez veem no chá de canela um aliado para fazer isso, mas esse processo não deve ser feito sem consulta e auxílio profissional, porque pode causar problemas gravíssimos à saúde. Se você se encontra nessa situação, procure um profissional de saúde para conversar sobre ela e sobre os procedimentos disponíveis. Não se automedique nem tome uma decisão que pode ter consequências tão graves quanto essa.

Qual é o melhor horário para tomar chá de canela?

Um chá durante o café para começar bem o dia, cheio de energia; durante a tarde, para esquentar os dias frios ou dar uma pausa na correria do dia a dia; durante a noite, para descansar e relaxar após um dia cheio… As possibilidades de colocar o chá na rotina são muitas e, segundo especialistas, não há um momento certo para ingerir um chá, seja qual for.

Há apenas uma consideração importante: se você está tomando o chá para melhorar o seu processo digestivo, é ideal que ele seja ingerido uma hora após as refeições ou trinta minutos antes delas. Quanto aos outros benefícios propiciados pelo chá de canela, como a aceleração da menstruação e o combate a doenças degenerativas, tanto faz o momento em que ele é ingerido.

Xícara de chá de canela com folhas secas e canela em pau ao redor.
Joanna Kosinska / Pexels

Muitas pessoas se perguntam se beber chá à noite tira o sono, mas a verdade é que não. Especialistas alertam que ele deve ser ingerido pelo menos 40 minutos antes de se deitar, porque esse é o período máximo em que ele pode retardar o sono. A recomendação é: se você não jantou muito tarde, tudo bem tomar um chá para fechar o dia, mas se acabou comendo muito tarde, é melhor deixar o chá para o café da manhã do dia seguinte.

Como fazer chá de canela?

A maneira mais simples de fazer esse chá tem em sua receita apenas 240 ml de água (uma caneca) e um pau de canela. Você precisa apenas esquentar a água, mas com cuidado para não deixar ferver. Após isso, adicionar a canela e deixar descansar por 10 minutos. E é isso, o chá está pronto.

Modos de preparar chá de canela

Muitas pessoas que desejam aproveitar os benefícios do chá de canela esbarram no sabor forte e, para alguns paladares, até mesmo desagradável. Há muitas maneiras de deixar o chá de canela mais palatável e mais docinho, tudo isso, é claro, sem usar açúcar refinado ou qualquer outro tipo de açúcar. Confira abaixo outras receitas de variações de chá de canela:

Chá de canela com maçã

Encha uma chaleira com água, ferva uma porção de canela por 10 minutos junto às cascas de quatro maçãs vermelhas. Depois do tempo de fervura, coe a infusão e pode beber.

Chá de canela com gengibre

Ferva um litro de água por 10 minutos depois de adicionar uma porção de canela e cinco pequenos pedaços de gengibre. Quando terminar o processo de fervura, coe a bebida, deixe descansar na geladeira por uma hora e beba o chá gelado.

Chá de canela com mel

Ferva 500 ml de água com uma porção de gengibre ralado em fatias e três paus de canela por vinte minutos. Depois do tempo de fervura, adicione duas colheres de sopa de mel e sirva. Vai ser o suficiente para duas xícaras.

Chá de canela com hortelã

Ferva 500 ml de água, 6 folhas de hortelã e uma colher de sopa de canela em pó por vinte minutos. Depois do processo de fervura, coe e bebida, só então adicione duas colheres de sopa de mel e sirva. A receita rende duas xícaras.

Seja qual for o seu objetivo ao preparar um chá de canela, saiba que ele é muito benéfico e traz muitos benefícios à sua saúde, como diminuição do nível de açúcar no sangue e redução do processo de envelhecimento. O único ponto de atenção fica por conta das mulheres grávidas. Se você está grávida, especialmente se for uma gravidez ainda em estágios iniciais, evite essa bebida. Para todos os outros, ela está liberada!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]