Ervas e Chás Nutrição

Chá de canela: benefícios da bebida e como preparar

Xícara de vidro com líquido alaranjado, ao lado gengibre, canela em pau e fatias de limão.
serezniy / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito procurado por mulheres que estão com a menstruação atrasada, o chá de canela tornou-se popular por uma de suas muitas qualidades. Essa especiaria apresenta duas variedades: canela-do-ceilão (a canela verdadeira) e canela-cássia. A segunda variedade pode ser prejudicial em grandes quantidades, por conter cumarina em sua composição. Sendo assim, os benefícios que serão descritos a seguir, sobre o chá de canela, referem-se à canela-do-ceilão.

Tanto a canela em pó quanto a canela em pau são formadas pelo óleo cinamaldeído e por antioxidantes. As vantagens que isso traz para o organismo de quem ingere o chá dessa especiaria vão desde a aceleração do metabolismo até o combate a diabetes. A função oxidante, por exemplo, é mais eficiente do que a de ingredientes como orégano e alho.

A propriedade anti-inflamatória do chá de canela é essencial para tratar uma dor de garganta, mas também combate a proliferação de bactérias como Listeria e Salmonella. Em um sentido mais amplo, a especiaria também pode ser responsável por prevenir doenças cardíacas. Ingerindo 120 miligramas de canela por dia, é possível melhorar os números do colesterol total e aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, que controla o açúcar no sangue, no caso de quem sofre de diabetes do tipo 2.

Mão branca feminina segurando xícara de chá.
Lisa Fotios / Pexels

A ingestão de um a seis gramas de canela por dia é essencial para as pessoas que desejam reduzir os níveis de açúcar no corpo. A especiaria age sobre enzimas digestivas e favorece a absorção de glicose pelas células do organismo. Além disso, a canela também pode ajudar a proteger os neurônios, sendo uma aliada na luta contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Por fim, o benefício mais conhecido do chá de canela está no seu potencial de acelerar a menstruação. Isso acontece porque essa bebida estimula contrações uterinas e agiliza o processo de descamação do útero, que causa a menstruação. Para aliviar cólicas menstruais, por exemplo, o chá de canela é recomendado.

Você também pode gostar de:

Uma contraindicação para a ingestão dessa bebida é a gravidez. Por estimular as contrações uterinas, o chá de canela pode provocar um aborto em uma gravidez que ainda está nos primeiros meses. Se uma mulher quiser interromper a gravidez, não deve recorrer ao chá de canela. É preciso consultar um(a) profissional da saúde para compreender os procedimentos que possibilitam esse processo.

Levando em conta o cuidado que se deve ter por algumas pessoas na hora de tomar esse chá, a seguir estão algumas receitas que podem ser preparadas por quem deseja aproveitar os melhores benefícios da canela:

Chá de canela

Chá de canela numa xícara branca e pote com canela em pau ao lado.
Ngô Trọng An / Pexels

Em uma chaleira, ferva duas xícaras de água com dois paus de canela, por cinco minutos. Antes de beber, remova os paus de canela e adicione açúcar, se desejar.

Chá de canela com maçã

Em uma chaleira com água, ferva por dez minutos uma porção de canela e a casca de quatro maçãs vermelhas. Depois de coar a mistura, está pronta para beber.

Chá de canela com gengibre

Xícara de chá de canela com folhas secas e canela em pau ao redor.
Joanna Kosinska / Pexels

Em um litro de água, ferva por dez minutos cinco pedaços pequenos de gengibre e uma porção de canela. Depois de coar a bebida, deixe na geladeira por uma hora e beba o chá gelado.

Chá de canela com mel

Durante vinte minutos, em uma chaleira, ferva uma porção de gengibre ralado em fatias, e três paus de canela. Quando a mistura estiver saborosa, adicione duas colheres de sopa de mel (ou de açúcar mascavo) e sirva.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]