Convivendo Homeopatia Saúde Integral

Senso de Coerência e a Saúde

Suely Soares
Escrito por Suely Soares
Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

Lama D. A arte da felicidade.

O Senso de Coerência é peculiar ao ser humano, uma característica de cada indivíduo, que o salvaguarda das consequências prejudiciais de situações estressantes. Diante de uma adversidade no âmbito social, ambiental ou mesmo interno do organismo, o indivíduo utiliza desse recurso para se adaptar.

Mulher e cidade

No ano de 1979, faleceu o sociólogo e médico norte-americano Aaron Antonovsky, que introduziu o conceito de Senso de Coerência – SOC no paradigma da Salutogênese. Ele estudou várias pessoas tentando entender o porquê de algumas permanecerem saudáveis enquanto outras adoeciam sendo submetidas às mesmas situações estressantes.

O Senso de Coerência para Antonovsky é composto de três itens, Compreensão, Manejo e Significado.

Você também pode gostar de:

A Compreensão traduz-se na orientação global expressada na capacidade de uma pessoa em confiar que os estímulos provenientes do ambiente são estruturados, previsíveis e explicáveis.

Manejo é a credibilidade em sua habilidade de lidar e exercer um impacto positivo na vida através dos recursos disponíveis.

Significado é a compreensão de que a vida apresenta um sentido e propósito. (2)

Podemos relacionar a compreensão com o pensar, o Manejo com a esfera do agir, do resolver as questões da vida prática e o Significado com a esfera do sentir, o significado da minha existência não é pensado, mas, sentido no coração.

Estudos mostram que existe uma relação inversamente proporcional do SOC com o nível de estresse e uma melhor capacidade para lidar com o mesmo. Tem-se evidenciado que pessoas com um forte SOC apresentam uma boa percepção de sua saúde e melhor qualidade de vida, como também apresentam menos fadiga, depressão, solidão e ansiedade comparado àquelas com um fraco SOC (3).

Mulher estressada

Com a experiência na clínica homeopática, observo que as pessoas com SOC fraco, adoecem mais que outras que demonstram forte SOC. Esse é um atributo universal do ser humano, não faz distinção a gênero, cor, raça, condição social ou nível intelectual.

Durante a consulta homeopática, procuramos entender a(s) causa(s) do adoecimento considerando a individualidade de cada paciente, valorizando os sintomas referidos, a maneira de agir, pensar, sentir, que possuem modalidades, agravação e melhora, localização, intensidade, horário de início e remissão distintas. Essa abordagem única, individualizada, faz da Homeopatia não apenas uma ciência, mas, também uma arte.

Sobre o autor

Suely Soares

Suely Soares

Especialista em Medicina do Trabalho e em Homeopatia

Consultórios:
Rua Manacás, 352 – Jardim da Glória, Cotia
Rua Botucatu, 454 – Vila Clementina, São Paulo

Currículo:
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE - Medicina – 1997 a 1982
CREMESP - 44.089/ SP
CREMERJ
Pós Graduação em Medicina do Trabalho - Universidade de São Paulo - USP – 1989.
Título de Especialista em Medicina do Trabalho conferido pela ANANT e AMB - SESMT:12.297/90
Pós-graduação em Ergonomia na Faculdade SENAC de Meio Ambiente.
Mestrado Profissional em Sistema de Gestão integrada em Saúde e Meio Ambiente no Trabalho pela Faculdade SENAC / Fundacentro. Registrado no MEC (Ministério de Educação e Cultura) nº 107 115 600.1, livro 1 folha 4.
Pós Graduação no Instituto Homeopático François Lamasson;
Pós Graduação no SEDES Sapientiae Por que adoecemos? A história que se oculta no corpo;
Pós Graduação na APH (Associação Paulista de Homeopatia);
Título de Especialista em Medicina do Trabalho conferido pela APH (Associação Paulista de Homeopatia) e AMB (Associação Médica Brasileira) Registro N. º 161 345.
Médica Homeopata da APH (Associação Paulista de Homeopatia)
Pós Graduação International Academy of Classical Homeopathy Profº George Vithoulkas, (Diplomando)).
Pós Graduação em Cuidados Integrativos no NUCI do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia – Doenças Musculares da UNIFESP - Proposta de uma ferramenta para avaliação dos efeitos da Homeopatia como tratamento adjuvante na Miastenia Grave sob a ótica dos Cuidados Integrativos;
Médica Homeopata do NUCI – Nucleo de Cuidados Integrativos da UNIFESP;
Trabalho de Pesquisa em Homeopatia e Miastenia Graves no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia – Doenças Musculares da UNIFESP;