Alimentação consciente Nutrição Funcional

Diário de Bordo de uma Nutricionista – 31 de Agosto de 2019

Nutricionista, trabalhando no plano de dieta com frutas e fita métrica na mesa
Lilian Custodio
Escrito por Lilian Custodio

Reflexão dos meus 20 anos de formada, status profissional: “Em um relacionamento sério e apaixonado com a Nutrição.”

Então vamos lá,

Apesar de viver atualmente num mundo encantado, nem sempre foi assim. O processo de transformação da nutri clínica em nutri fada foi bem parecido com a metamorfose da lagarta em borboleta, algo que parecia impossível no início, bastante confusa no meio e linda no fim.

[Ad]

Porque da transformação?

Porque apesar da dedicação, não via sentido naquilo que fazia anteriormente e era ‘meio feliz’.

Tive um prazo de 10 anos para ganhar experiência e musculatura profissional nas mais variadas áreas da nutrição. Então, passado esse tempo, fui colocada a refletir sobre tudo aquilo que havia vivenciado e ter a oportunidade em fazer diferente.

Lógico que essa ótica eu só tenho agora, porque antes eu vivi uma crise existencial profissional. A ponto de chamar Deus para ter uma DR (discutir relação), escancarei o coração, enquanto me afogava em lágrimas, dizendo que não era feliz, não via sentido na minha existência e havia escolhido a profissão errada. Assim, bem dramática. Mas acredito que Ele tenha dado ouvidos na hora que eu disse que estava disposta a entregar o remo do meu barquinho para Ele conduzir, pois estava cansada de remar contra a maré … e que independente do destino, eu confiava Nele.

Mulher refletindo com céu ao fundo

Pronto! Foi aí que o bagulho começou a ficar louco…

Essa parte é até difícil de explicar, porque põe a prova minha sanidade mental. Mas basicamente eu sonhei com Jesus, e ele próprio me deu algumas coordenadas, e finalizou a conversa com a frase: “Cuide dos meus, estarei a cuidar dos seus”, essa proposta foi feita numa fase bem caótica da minha vida. Depois, por um tempo continuei a sonhar como deveria conduzir meu trabalho; montar e realizar palestras e aplicar a metodologia sobre Educação Nutricional com crianças.

Essas, que me fazem infinitas perguntas e das mais variadas, muitas vezes, me colocando num ‘vestido justo de fada’, daí em frações de segundos, surge uma resposta pronta e estupenda na minha mente, da qual até eu mesma fico surpreendida. (Só frisando, nunca usei tóxicos).

Este quesito em promover a uma criança a compreensão de um ensinamento tão complexo quanto é a Ciência da Nutrição, é algo que me fascina naquilo que faço. Porque sinceramente, de nada adianta você ser um poço do saber, se não soube repassar isso. A magia consiste quando, você aprende a espalhar os conhecimentos de forma simples, prática e efetiva, e ao mesmo tempo vai criando novos semeadores.

Criança mordendo melancia

Outro ponto a ser mencionado: você só contagia ou convence o outro, daquilo que você realmente acredita. A convicção ocorre de dentro para fora. E não o contrário.

Quem quer transformar não pode ter medo de voar, e nem de mergulhar em águas profundas. Porque é fora da zona de conforto que as coisas realmente acontecem…

Bom, e o que falar sobre a opinião alheia?

Se você for ficar à espera de aprovação, é melhor se sentar.

Nem aqueles que dividem o mesmo teto que você, por ora, te darão crédito. Imagine o mundo?

Lembro dos meus filhos acanhados ao me verem vestida de fada pelos corredores da escola. Depois que os amigos (as) ‘aprovaram’ é claro, que sentem orgulhosos em ser os filhos da fadinha. E o marido? Um dia, na lata, me disse: – Você não consegue ser uma nutricionista normal?

Respondi, calmamente: – Para sua vergonha, infelizmente… Não!

Menina vestida de fada pulando

E o pior, hoje em dia ele se tornou o marido da fadinha.

Vão querer a todo custo tentar colocar você dentro da caixa novamente. Porque o ‘anormal’, o diferente, o fora do convencional, o fora da caixa, o inovador – Assusta.

Então, nesse estágio, aquilo que você propôs a fazer tem que fazer sentido para você e sua essência, e para mais ninguém. E se em algumas vezes cansar, pare e permita descansar, mude a estratégia, mas jamais desista.

Enfim, me transformei e assumi minha loucura para ser absolutamente feliz, plena e inteira em tudo que faço. Não vejo impedimento em nada, tudo para mim é um desafio, e eu gosto de viver assim…

Descobri que quanto mais eu ensino, mais aprendo.

Você também pode gostar de:

À essa altura do campeonato, recordei que havia feito um pedido bastante singelo à Deus naquele dia do drama… e Ele me deu muito mais do que eu pedi.

Hoje, tenho compreensão perfeita do que Ele queria dizer com “Cuide dos Meus” … e como me muniu para fazer isso. Não é sobre ficar apenas contabilizando calorias e nutrientes, mas é sobre ensinar a verdadeira essência da mais bela ciência que dá origem e sobrevida a cada célula que compõe o organismo de cada indivíduo que está sobre a Terra.

Que têm o poder de transformação.

Que muda estatísticas.

Que NUTRI vidas.

Sobre o autor

Lilian Custodio

Lilian Custodio

Sou, Lilian Custodio.
Nutricionista, Acupunturista, Mãe, Educadora Alimentar Infantil, Escritora e Fada. Exatamente nessa ordem...
Sim.. é isso mesmo - Fada Lilly.
É assim, que eu consigo convencer a futura geração sobre a importância em se alimentar de forma mais equilibrada e saudável, preservando assim a saúde deles.
Simplesmente, essa é a missão que papai do céu me confiou.
Me formou primeiro Nutricionista para que eu pudesse me abastecer do conteúdo cientifico e técnico da Nutrição.
Depois me formatou na Medicina Milenar Chinesa para que eu soubesse utilizar a primeira ciência aprendida com sabedoria e equilíbrio.
Na sequencia me deu dois filhos, para aplicar e aprimorar a teoria na pratica.
E ainda, como Educadora Alimentar para que eu pudesse repassar tudo isso no coletivo
A Escritora surgiu com a finalidade de ampliar ainda mais esses ensinamentos, e auxiliar mães e professores a também se inspirarem, para me ajudar nessa missão.
E por fim, a Fada Lilly para tornar tudo isso mais leve e encantador.
Essa sou eu!

Email: [email protected]
Instagram: @tia.lilian.nutri