Convivendo

Dicas para começar 2021 com o pé direito

Pessoas Sorridentes com balões prateados celebrando o Ano Novo com máscara facial abaixada na época do coronavírus
charmedlightph / 123RF
Karis Brito
Escrito por Karis Brito

Vamos ser honestos: 2020 foi mega desafiador e nada como essa época para nos enchermos de esperança para um próximo ano melhor…

Neste texto, trago dicas para você se preparar para 2021 e começar o ano novo com o pé direito!

Uma das formas mais práticas de transformar a nossa vida e nos possibilitar um recomeço é fazendo uma boa “faxina” na nossa casa! Isso mesmo, pela organização, a gente tem a possibilidade de movimentar, desbloquear as energias e fazer a nossa vida voltar a fluir ou fluir de uma forma diferente… A gente inicia esse processo arrumando a casa e, daqui a pouco, outras questões da nossa vida começam a se transformar também…

Para te ajudar nesse processo, aqui vão algumas sugestões para você aproveitar este mês de dezembro, colocar tudo em prática e começar 2021 no maior astral!

Vamos começar definindo o que é bagunça… Bagunça é falta de ordem, desorganização, confusão. Ou seja, bagunça é EXCESSO! E isso ocasiona bloqueio na vida, gasto de dinheiro sem necessidade e perda de tempo.

Vamos começar o processo de organização e a mudança de vida? Então mãos à obra!!!

Mulher fazendo faxina
AndreaPiacquadio/Pexels
  1. Comprometa-se em organizar, ou seja, se quer a mudança, você precisa tomar a decisão de que chegou a hora de colocar ordem na sua vida e que, para fazer isso, vai começar pela sua casa.
  2. Defina por qual cômodo quer começar.
  3. Uma vez começado, não pode parar… sendo assim você precisa se planejar, separar um tempo longo, ficar longe do celular ou de qualquer coisa que te tire o foco. Se precisar, inclusive, nestes dias de organização, já deixe suas refeições prontas para não precisar parar para cozinhar.
  4. Depois de definido o primeiro local, faça um planejamento com um cronograma com começo, meio e fim. Ao final do processo todo, você pode se presentear com alguma espécie de bonificação, a exemplo de uma massagem, um jantar especial, um dia de folga… Tente aqui se recompensar com alguma experiência em vez de presente físico… Dessa forma, você tem um incentivo para seguir até o fim do processo e evita a procrastinação.
  5. Importante: deixe para organizar os itens de valor sentimental por último!
  6. O guarda-roupas costuma ser uma boa opção para dar início a todo este processo…
  7. É importante que toda a família, de alguma forma, participe desse procedimento, pois a ideia é que a casa funcione de forma mais independente, com os seus moradores sabendo onde guardar e encontrar os itens dentro da casa.

8 .A primeira etapa do processo de organização é o descarte!

Mulher fazendo faxina
cottonbro/Pexels
  • Tire tudo dos armários e separe por categorias, item a item, para que você consiga enxergar tudo o que tem.
  • Descarte o que não usa mais, as peças ou os objetos que estão estragados/danificados ou velhos.
  • Exclua os itens que te trazem más recordações, cheias de mágoas e de ressentimentos, ou que gerem sentimentos ruins, como raiva, medo…
  • Atenção: não vale mandar coisas para a casa dos parentes, pois você vai acabar bloqueando a vida da outra pessoa.

9.Organize as coisas por categoria. A melhor forma de categorizar é de acordo com seu estilo de vida; pode separar por tipos de peça ou por ocasião de uso.

Mulher segurando caixas com mais caixas ao fundo representando organização
AndreaPiacquadio/Pexels
  • No caso das roupas, elas devem atender os seus hábitos diários… Se você trabalha usando roupa social 5 dias da semana e tem apenas sábado, domingo e feriado para usar calça jeans, não adianta ter 15 calças jeans no guarda-roupa – o ideal é ter de 2 a 3 peças, o que permite que você invista em roupas de melhor qualidade, com melhor caimento e que durem mais. A mesma lógica você pode usar para roupas de ginástica, para casacos etc….

10.Caixa de relíquias: separe uma caixa – pode ser de papelão para você decorar ou de madeira ou de plástico – e nela coloque tudo aquilo que tem alto valor sentimental para você.

  • Pode ser uma lembrança de uma viagem especial, do dia do seu casamento ou do nascimento dos filhos, enfim… O importante é que tudo caiba nessa caixa… Você precisará ser bem criteriosa e colocar nela apenas aquilo que é o mais especial!
Você também pode gostar

11. Dicas gerais:

  • Separe e descarte todos os produtos que estiverem com a data de validade vencida, sejam eles cosméticos, medicamentos, alimentos…
  • Organize os produtos perecíveis por data de validade, deixando as de vencimento mais próximos sempre à frente. Assim você evita o desperdício!
  • Utilize produtos organizadores para facilitar a sua vida e te ajudar a encontrar e/ou manusear melhor os objetos. Entretanto, se não puder comprá-los, use a criatividade… uma caixa de sapatos inteira ou um tradicional Tupperware sem tampa podem ser ótimos organizadores e para todo o tipo de coisa: alimentos, sapatos, peças de roupas etc.
  • Tenha sempre em casa:
  • Estoque de papel higiênico;
  • Velas, para quando faltar luz (e todos precisam saber onde encontrá-las);
  • Pilhas para os controles remotos;
  • Inseticida para matar baratas, especialmente para quem tem medo ou nojo de pisar, como eu.

O importante é você se preparar para deixar para trás tudo aquilo que não quer levar para 2021 e fazer uma lista de tudo o que quer conquistar e/ou fazer diferente na sua vida a partir do novo ano!

Muita saúde, muita paz, muito amor e que você consiga realizar os seus sonhos em 2021!

Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.

Sobre o autor

Karis Brito

Karis Brito

Sou Karis Brito, consultora holística de organização e interiores e autora do livro “Numerologia dos Interiores e os Cinco Elementos do Feng Shui”, e meu objetivo é proporcionar bem-estar para você e sua família, por meio de soluções de harmonização, decoração e organização da casa.

Tenho também uma linha de aromatizadores de ambientes, sabonetes e velas aromáticas, a KAZA CARE (@kazacare_acasaquecuida), que complementa o trabalho, promovendo o bem-estar por meio da perfumação da casa.

Sou reconhecida pelos meus clientes como alguém comprometida, que ama o que faz e consegue traduzir primorosamente a identidade e a necessidade do cliente nos projetos.

No que eu acredito: ao cuidarmos dos locais onde vivemos, estamos zelando pelo nosso BEM-ESTAR, ou seja, estamos cuidando dos nossos relacionamentos – sejam eles afetivos ou profissionais –, da nossa saúde e da nossa prosperidade. Por nossa qualidade de vida!

Meu diferencial: O “olhar” para a casa não apenas do ponto de vista estético, mas levando em consideração a FUNCIONALIDADE, a ORGANIZAÇAO, a HARMONIA e a ENERGIA do local.

Quais serviços ofereço:

- Renove seu lar: para quem está indo para a casa nova e/ou quer repaginar o local onde já vive!

Serviços: projeto completo, consultoria decor, compra acompanhada e mãos à obra.

- Lar, doce lar: para quem quer recomeçar na casa nova, com a vida mais organizada e com boas vibrações ou quer dar uma melhorada na vida atual, na casa atual.

Serviços: análise energética do imóvel com Feng Shui/numerologia (pré- ou pós-compra/ aluguel), santo serviço (organização residencial), SOS mudança (assessoria em uma ou todas as etapas da mudança para o novo lar).

- Meu estilo, minha vida: anda com a autoestima baixa e precisa de ajuda para dar um upgrade no visual e no guarda-roupa? Serviços: consultoria imagem e SOS guarda-roupa (organização e alinhamento da sua imagem atual e a imagem que quer conquistar).

******

Minha formação profissional:

Designer de interiores – formada em design de interiores pela Escola Panamericana de Arte (SP).

Consultora de imagem pessoal – formada em consultoria de imagem pela Escola Panamericana de Arte. Formação dada por Lilian Riskalla, uma das pioneiras e mais conceituadas consultoras de imagem pessoal e corporativa do Brasil.

Consultora de Feng Shui – formação dada por Silvana Occhialini, uma das mais conceituadas consultoras de Feng Shui do Brasil.

Estudiosa de numerologia e criadora do conceito numerologia dos interiores.

Personal organizer – formada pela IAP Carrer College (instituição americana).

Ex-executiva da área de marketing.

Email: [email protected]
Site: kazakaris.com.br
kazakaris.wordpress.com
Facebook: kazakaris
Instagram: @kaza.karis