Autoconhecimento Psicoterapia

Diferenças entre a Psicanálise, Psiquiatria e Psicologia

Wilian Lichtenthäler

O que é Psicanálise?

A psicanálise é a ciência do inconsciente. É conhecida como a ciência Arte. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista judeu/ austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 a 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem se compreenda, se resolva e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No Dizer de Freud: “É a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.

A Psiquiatria

É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais ou melhor dizendo, “Doenças Cérebromentais” aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletrochoques, etc. A atuação do psiquiatra incide, especialmente, sobre as psicoses.

A Psicologia

É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta objetivos, observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de recursos de sua especialidade.

Sobre o autor

Wilian Lichtenthäler

Wilian Lichtenthäler

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em Administração de Empresas.

Completei cursos de extensão na área de saúde: Psicanálise e Análise /Medicina Tradicional Chinesa / Terapia Ortomolecular.

Tenho mais de 20 anos de experiência atuando como Psicanalista / Analista Clínico e Terapeuta Transpessoal. Foco em distúrbios de ordem Mental, Física e Emocional. Além de experiência de mais de 2 décadas em Medicina Tradicional Chinesa, tendo como especialidades áreas Ginecológicas, Neurológica, Psicológica e Reumatológica.

Possuo conhecimento de Terapias Complementares para o reequilíbrio dos pacientes mediante uso de técnicas como Massoterapia, Cromoterapia, Tuína, Do-in, Shiatsu e Terapia Ortomolecular. Além de conhecimento em Fitoterapia Chinesa, Brasileira e Florais de Bach e Quântico como complemento em tratamentos de casos crônicos e agudos e na prevenção de enfermidades.

Ministro Palestras e Aulas focadas principalmente às áreas de atuação em especial, Medicina Tradicional Chines, Psicanálise & Análise Psíquica, Florais de Bach, e ligadas ás áreas comportamentais.

Celular: (11) 99938-9122 (WhatsApp)
Facebook:www.facebook.com/wilianlichte
Blog: wilianlichte.blogspot.com
Skype: wilianlicht