Fitoterapia Saúde Integral

Doenças hepatotóxicas e tratamento complementar

Kidney pain. Man with backache. Pain in the man's body on a gray background with red dot
Érica Galli
Escrito por Érica Galli

Doenças hepatotóxicas são aquelas causadas pelo uso exagerado de álcool, medicamentos e outras substâncias que alteram o funcionamento do fígado.

Uma importante substância natural para o tratamento dos problemas hepáticos crônicos é a silimarina. Nos problemas causados pelo uso de álcool, ela deve ser usada como suplemento para recuperar mais rapidamente as funções do órgão, porém deve abster-se do álcool.

Se o indivíduo precisa fazer o uso de medicamento hepatotóxico, e não há como suspender este tratamento, a silimarina pode atuar como proteção do fígado, evitando ou limitando as lesões.

A silimarina potencializa a regeneração do órgão após a suspensão do agente agressor. Essa substância é encontrada na planta Cardo-Mariano (Silybum marianum) e também está presente no medicamento alopático Legalon (Madaus).

Seeds of a milk thistle with flowers (Silybum marianum Scotch Thistle Marian thistle ) on wooden table

Para fazer o chá, basta 1 colher de chá de frutos de Cardo-Mariano, esmagada e escaldada com 1 xícara de água fervente. Deixe descansar por 15 minutos. Coe e tome quente, de preferência pela manhã em jejum, meia hora antes do almoço, e antes de dormir. Para amenizar seu gosto um pouco desagradável, recomenda-se acrescentar folhas de hortelã.

Sobre o autor

Érica Galli

Érica Galli

Natural de Amparo-SP, mora em Pedreira SP.

Graduada em Enfermagem (Trabalhou por quatro anos em um Posto de Saúde da Família na cidade de Pedreira).

Terapeuta Holística há cerca de seis anos, trabalha com diversas modalidades presenciais ou via Skype, entre elas:

- Psicoterapia Holística, Terapia de Vidas Passadas, Homeopatia, Florais de Bach e St. Germain, Ayurveda, Reiki Usui e Xamânico, Fitoterapia, Cromoterapia.

Estudiosa dos assuntos relativos a Espiritualidade, Metafísica, Poder da mente, entre outros há mais de dez anos.

Mantém o projeto “Terapia Solidária”, o qual visa levar atendimento terapêutico de qualidade a pessoas que precisam ou tem vontade de conhecer os métodos, porém não possuem condições financeiras para o custeio das sessões. O projeto dá nome a página do Facebook, que contem matérias sobre diversos assuntos relacionados a saúde e espiritualidade.

Telefone: (19) 9.9184-7564 via Whatsapp (para agendar atendimento e para tirar dúvidas relativos ao mesmo)
E-mail: [email protected]
Facebook: Terapia Solidária