Nutrição

Como desintoxicar o organismo após as festas?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As ceias de Natal e Ano Novo são marcadas pelo exagero. Mesmo que você saiba ou prometa se controlar, acaba cometendo algum deslize… Doces, gorduras e álcool fazem o corpo produzir toxinas e o organismo fica mais ácido, por isso nos sentimos pesados. Enfiou o pé na jaca? A gente ensina como desintoxicar o organismo após as festas!

Água na desintoxicação pós-festas

Beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente é lei e não pode faltar na dieta detox pós-festas. Ingerir 1 ou 2 copos ainda em jejum expulsa todas as toxinas e ainda “acorda” o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe corretamente o dia todo.

Outra opção em jejum é beber água morna com limão e raspas de gengibre. A combinação ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool.

A água de coco também é super recomendada, já que mantém o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.

O poder dos chás

Os chás também são aliados para desintoxicar o organismo após as festas, pois, ajudam a combater o inchaço abdominal. Os chás verde, hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela são os melhores por serem diuréticos. Uma boa dica é tomar chá verde ou de hortelã logo após as refeições, assim a digestão fica mais fácil. A dose indicada é até 1 litro por dia, você pode fazer uma jarra de chá e colocar na geladeira.

Potássio é hidratação

Invista nos alimentos ricos em potássio na dieta detox de ano novo.  O mineral devolve a hidratação perdida e ajuda a combater a retenção de líquido. Veja onde encontrar potássio:

  • Banana;
  • Melão;
  • Ameixa;
  • Mamão;
  • Frutas secas;
  • Espinafre
  • Amêndoas;
  • Castanhas.
Frutas cítricas ajudam o fígado

As frutas cítricas têm seu espaço na dieta detox de ano novo, já possuem o limonoide, um composto que ajuda o fígado a expelir as toxinas.  Limão, laranja, acerola, kiwi e caju são bons exemplos de frutas cítricas, mas o abacaxi é o que mais trabalha em favor do fígado. Consuma in natura e também na forma de sucos.

Legumes limpam o organismo

Os legumes são bem-vindos em qualquer dieta, por isso, não ficam de fora do detox pós-ano novo. Verduras amargas como rúcula e agrião fazem a vesícula biliar e o fígado expulsarem toxinas e facilitam a digestão. Outros vegetais que eliminam toxinas são a alface, chicória, repolho, folhas de mostarda, couve-flor e couve, aliás, a couve pode ser batida no liquidificador com água e consumida em jejum por 20 dias para turbinar a desintoxicação.

Alimentos termogênicos sempre

Alimentos termogênicos como o gengibre, pimenta vermelha e canela também ajudam a desintoxicar o organismo após o ano novo e aceleram o metabolismo. Saiba como incluí-los na dieta:

  • Gengibre: cru, para refogar peixes, aves e carnes, nos sucos e chás;
  • Pimenta vermelha: consuma no almoço e no máximo 3 gramas por dia;
  • Canela: polvilhada nas frutas e no chá.
Carnes magras

As carnes magras são o último item da lista de alimentação saudável pós-festas de fim de ano. Consuma frango sem pele e peixes grelhados, assados ou cozidos.

Deixe de lado

Refrigerantes, nem mesmo as versões diet, light e zero, devido os seus corantes. O café também deve ser evitado, pois, dificulta a liberação de toxinas. Bebidas alcoólicas, nem precisa dizer, não é mesmo!?

Quer mais dicas de dieta detox? Temos coisas interessantes para contar, clique aqui e saiba mais.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]