Nutrição

Como desintoxicar o organismo após as festas?

Meeting with old friends. Cheerful young people cheering with champagne flutes and looking happy while having home party
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As ceias de Natal e Ano Novo são marcadas pelo exagero. Mesmo que você saiba ou prometa se controlar, acaba cometendo algum deslize… Doces, gorduras e álcool fazem o corpo produzir toxinas e o organismo fica mais ácido, por isso nos sentimos pesados. Enfiou o pé na jaca? A gente ensina como desintoxicar o organismo após as festas!

Água na desintoxicação pós-festas

Beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente é lei e não pode faltar na dieta detox pós-festas. Ingerir 1 ou 2 copos ainda em jejum expulsa todas as toxinas e ainda “acorda” o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe corretamente o dia todo.

Outra opção em jejum é beber água morna com limão e raspas de gengibre. A combinação ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool.

A água de coco também é super recomendada, já que mantém o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.

O poder dos chás

Os chás também são aliados para desintoxicar o organismo após as festas, pois, ajudam a combater o inchaço abdominal. Os chás verde, hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela são os melhores por serem diuréticos. Uma boa dica é tomar chá verde ou de hortelã logo após as refeições, assim a digestão fica mais fácil. A dose indicada é até 1 litro por dia, você pode fazer uma jarra de chá e colocar na geladeira.

Potássio é hidratação

Invista nos alimentos ricos em potássio na dieta detox de ano novo.  O mineral devolve a hidratação perdida e ajuda a combater a retenção de líquido. Veja onde encontrar potássio:

  • Banana;
  • Melão;
  • Ameixa;
  • Mamão;
  • Frutas secas;
  • Espinafre
  • Amêndoas;
  • Castanhas.
Frutas cítricas ajudam o fígado

As frutas cítricas têm seu espaço na dieta detox de ano novo, já possuem o limonoide, um composto que ajuda o fígado a expelir as toxinas.  Limão, laranja, acerola, kiwi e caju são bons exemplos de frutas cítricas, mas o abacaxi é o que mais trabalha em favor do fígado. Consuma in natura e também na forma de sucos.

Legumes limpam o organismo

Os legumes são bem-vindos em qualquer dieta, por isso, não ficam de fora do detox pós-ano novo. Verduras amargas como rúcula e agrião fazem a vesícula biliar e o fígado expulsarem toxinas e facilitam a digestão. Outros vegetais que eliminam toxinas são a alface, chicória, repolho, folhas de mostarda, couve-flor e couve, aliás, a couve pode ser batida no liquidificador com água e consumida em jejum por 20 dias para turbinar a desintoxicação.

Alimentos termogênicos sempre

Alimentos termogênicos como o gengibre, pimenta vermelha e canela também ajudam a desintoxicar o organismo após o ano novo e aceleram o metabolismo. Saiba como incluí-los na dieta:

  • Gengibre: cru, para refogar peixes, aves e carnes, nos sucos e chás;
  • Pimenta vermelha: consuma no almoço e no máximo 3 gramas por dia;
  • Canela: polvilhada nas frutas e no chá.
Carnes magras

As carnes magras são o último item da lista de alimentação saudável pós-festas de fim de ano. Consuma frango sem pele e peixes grelhados, assados ou cozidos.

Deixe de lado

Refrigerantes, nem mesmo as versões diet, light e zero, devido os seus corantes. O café também deve ser evitado, pois, dificulta a liberação de toxinas. Bebidas alcoólicas, nem precisa dizer, não é mesmo!?

Quer mais dicas de dieta detox? Temos coisas interessantes para contar, clique aqui e saiba mais.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]