Autoconhecimento

É Natal: É hora de ver se aprendemos tudo direitinho

Foto próxima de bola vermelha de enfeite de árvore de natal.
Dulcineia Santos
Escrito por Dulcineia Santos
Li um artigo em uma revista no aeroporto em que a autora dizia que olha as redes sociais pela manhã e pensa que a humanidade ainda tem jeito: são tantos posts sobre ser bom com o próximo, ser bom consigo, cooperar. E então ela vai para o trânsito e, imediatamente, sua fé é perdida. A pergunta que ela se fazia era: “Essas pessoas são as mesmas que postam coisas bonitas no Facebook?”.

Bom, o Natal está próximo… Depois de um outubro tumultuado pelas eleições, é a nossa hora de colocar em prática tudo o que pregamos.

Natal

Ram Dass conta em um dos seus livros que ele viveu um tempo no monastério e, quando voltou para casa, parecia que tinha esquecido tudo. É, não está fácil para ninguém, mas aqui vão algumas reflexões que tive nos últimos dias:

1) A família normalmente está ali para mostrar a nossa sombra, nos mostrar o que ainda precisa ser trabalhado. Eu, por exemplo, sei que preciso melhorar compaixão e generosidade: lembrar que estou fazendo aquilo não por mim, mas por outras pessoas para as quais aquele momento é importante. O que você acha que o Natal está querendo te mostrar?

Pode ser, inclusive, que o que você precisa trabalhar seja dizer o “não” e respeitar a sua vontade, se colocar em primeiro lugar.

2) Como eu sempre falo, a intenção e atenção contam muito: “Onde colocamos a atenção, é aquilo que vai crescer.”. Portanto se você for sair de casa já com o pensamento de: “Este ano será difícil, pois terei que conviver com o meu tio que votou em fulano!”, a possibilidade de haver um desentendimento é grande.

Natal

Que tal mudar a perspectiva? Você talvez possa usar esta oportunidade para exercitar uma habilidade nova: a diplomacia, ou escutar sem julgar, ou a empatia
Você pode, por exemplo, sugerir que não se fale sobre assuntos polêmicos e que a família use este evento para descobrir coisas novas. Você sabe se o seu cunhado tem um sonho que deixou escondido no fundo da gaveta por achar que não é possível? Sabe se a sua mãe deixou algum hobby lá na juventude depois que engravidou? Você sabe o suficiente sobre a sua árvore genealógica?

Você também pode gostar:

3) Se não for para abrir a boca para dizer algo gentil, edificante e amoroso, é melhor não dizer nada!

Esta é uma boa estratégia. A gente sempre acha que deve ser educado com os estranhos, com os colegas de trabalho e com os amigos, mas a família e o cônjuge estão ali para ouvir o que quer que você queira dizer, da maneira que quiser fazê-lo. Simplesmente não faz o menor sentido!
Pergunte-se: “Eu falaria assim com um estranho?”, se a resposta for não, não fale assim com as pessoas que você ama (ou com aqueles que são importantes para quem você ama).

Natal

Os indígenas usam a expressão: “Pôr as palavras para andar”, dizem que quando você não faz o que fala, as palavras se enroscam em suas pernas, dificultando o seu caminhar. É um bom incentivo para fazer o que é certo, tenho a certeza de que todos nós queremos caminhar em 2019 com passos largos e certeiros!

Um excelente 2019 de luz a todos e gratidão a você que leu os meus artigos!

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é terapeuta multidimensional, life coach e praticante certificada das ferramentas MBTI® de tipos psicológicos e Barras de Access®. É também autora do livro: “A Namorada do Dom”, em que conta sobre as lições que aprendeu nos relacionamentos e sua jornada até a Suíça.

Acredita que a vida é cheia de lições, e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados para viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:
Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group - Londres

MBTI® - Myers-Briggs Type Indicator - Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation - Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum - Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra - Suíça

Access Bars®
Nyon - Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @dulcineia.curadeamor

Blog: medium.com/@dulcineiasantos

E-mail: [email protected]