Atividades Físicas Saúde Integral

Sim, é possível acelerar o metabolismo mesmo depois dos 30!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Aquela conversa de que é mais fácil manter o corpo em forma e a saúde em dia quando se é jovem não é papo furado. Realmente, o corpo se transforma conforme você fica mais velho e, especialmente, depois dos 30, o metabolismo já não é mais o mesmo.

Mas, mesmo depois da terceira década de vida, ainda é possível acelerar o metabolismo e mantê-lo acelerado por muito tempo, inclusive. Basta seguir algumas dicas que vão ajudar o seu corpo a funcionar mais rápido. E, é claro, o Eu Sem Fronteiras separou essas informações para vocês. Veja abaixo e comece hoje mesmo a colocá-las em prática!

  • Não pule o café da manhã

Infelizmente, o hábito de pular o café da manhã é muito comum em qualquer idade. Muitas pessoas dizem que não sentem fome ao acordar. Nesse caso, espere um pouco. Alimente-se 30 ou 40 minutos depois de se levantar. O importante é não deixar de comer de manhã, pois a primeira refeição ditará o ritmo do seu organismo ao longo do dia.

  • Coma o dia inteiro

Mas coma pouco de cada vez. O segredo é comer várias vezes em pequenas quantidades. Além disso, não pule refeições principais e nem mesmo os lanches entre elas. Todos os momentos de se alimentar devem ser respeitados para o seu metabolismo se manter trabalhando.

  • Tenha uma dieta balanceada

É verdade que o metabolismo muda, mas isso não é desculpa para você largar mão e deixar de se alimentar bem, não é mesmo? Consuma alimentos saudáveis, de origem segura e com o mínimo de agrotóxicos e componentes químicos possíveis. Evite ao máximo, também, refrigerantes, sucos industrializados (que são riquíssimos em açúcar), frituras e comidas muito gordurosas.

  • Pratique exercícios físicos

Tanto exercícios aeróbicos quanto de fortalecimento (como a musculação) são muito importantes para o seu corpo e organismo. Os aeróbicos são ótimos para perder peso, mas a musculação ajuda a acelerar o metabolismo e, automaticamente, também auxilia a queimar gordura. Então, os dois se complementam.

  • Beba muita água

A água é extremamente importante e, se você conseguir, faça dela sua melhor amiga. Ao menos dois litros de água por dia são indispensáveis. Ingerir muito líquido (como água e chá verde natural, por exemplo) ajuda a desintoxicar o organismo e a desinchar seu corpo.

  • Durma bem

Dormir bem é quase tão importante quanto beber bastante água e não pular refeições. Afinal, seu corpo (o que inclui seu metabolismo) só conseguirá trabalhar o dia inteiro se ele descansar bem durante a noite.

  • Não seja rígido com você mesmo

Permita-se comer o que quiser em algum momento do final de semana, como um doce, um hambúrguer, ou uma pizza, por exemplo. Mas, atenção: escolha apenas uma refeição, e não o sábado e o domingo inteiro. Inclusive, se permita sair da dieta e não se culpe por isso depois. Isso faz bem! É importante lembrarmos que temos vontades e que é saudável saciá-las de vez em quando.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]