Nutrição

Por que comer a cada 3 horas pode não ser bom?

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Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A nutrição está cheia de mitos. Alguns logo caem por terra, mas outros se perpetuam. Os intervalos entre cada refeição é uma das principais discussões. Você se alimenta de 3 em 3 horas? É melhor ler o que temos para falar sobre isso e descobrir por que comer a cada 3 horas pode não ser bom.

Quem disse que devemos comer de 3 em 3 horas?

A indústria alimentícia e de suplementos, desculpem o trocadilho, alimenta isso há anos! A ideia é colocar na cabeça das pessoas que consumir seus produtos ao longo do dia é bom para a saúde. Os nutricionistas também têm parcela de culpa, pois disseminam essa ideia. Outro responsável é a mídia que dá espaço ao assunto, exposto pelos nutricionistas.  

Por que as pessoas acreditam?

Quem espalha essa ideia diz que comer a cada 3 horas é bom por vários motivos, os dois principais são:

1. Acelera o metabolismo

É o maior incentivo para a prática, mas o que realmente acelera o metabolismo é o que e quanto você come. Gorduras boas como as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) e os alimentos termogênicos (pimenta vermelha, chá-verde e chá de hibisco, gengibre e fibras) são alguns exemplos de produtos que deixam o metabolismo mais rápido.

2. Mantém os níveis de açúcar no sangue em ordem

A pirâmide alimentar mostra os carboidratos como um dos alimentos mais importantes. Porém, ao consumir pão de milho, pão francês e cereais matinais de milho, carboidratos de alto índice glicêmico, os níveis de açúcar no sangue aumentam e diminuem pouco tempo depois, dando a sensação de fome e fazendo você comer mais.

Então, quando devemos comer?

Quando sentimos fome, simples assim. A vontade de comer logo após o almoço e jantar acontece porque a refeição não supriu a necessidade de nutrientes. Os lanchinhos entre as refeições, mesmo quando pensamos ser saudáveis, têm muito açúcar, como os sucos e as barrinhas de cereais industrializadas. Em vez de comer a cada 3 horas, o que se deve fazer é fazer as refeições sempre no mesmo horário.

Mas comer a cada 3 horas pode ser bom…

Para quem deseja ganhar músculos, esse intervalo entre as refeições pode ser adotado, desde que com orientação profissional.

Não siga as “orientações” que você vê por aí. Sabe quem pode informar você sobre como se alimentar melhor? Entenda a importância de um nutricionista em sua rotina!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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