Saúde Integral

Coisas que você precisa saber sobre o seu cérebro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

24 horas por dia trabalhando, sem parar um segundo sequer. Composto por milhões de células, o cérebro é o responsável por praticamente todas as atividades do organismo. Ainda que representando apenas 2% da massa corporal, ele recebe cerca de 25% de todo o sangue que é bombeado no corpo.  

Veja agora cinco curiosidades que você não sabia sobre o cérebro humano:

  • Ele precisa de descanso

De acordo com o neurologista Luciano Magalhães Melo “dormir é um grande mistério, em vários momentos do sono o cérebro é tão ativo como em momentos de vigília. Logo, o sono é um estado de consciência em que o cérebro está ativo, mas o sono provoca recuperação e é fundamental”.

É necessário sempre que possível realizar uma pausa entre as atividades que está exercendo, durante o descanso há a recuperação de neurotransmissores.

  • A bebida destruirá seus neurônios

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode destruir os neurônios do cérebro. Ainda que algumas delas tragam benefícios para a saúde, como o vinho, é preciso ingeri-las em poucas doses, só assim o efeito não será negativo.

  • Exercitar o cérebro é sinônimo de inteligência

Ninguém nasce inteligente, é preciso desenvolver a sabedoria e buscar sempre novos conhecimentos. De acordo com o neurologista, jogos, livros, escrita e todos os métodos que você encontrar para trabalhar o seu cérebro te ajudará a desenvolver mais inteligência.

  • Os lados do cérebro são diferentes

Os lados esquerdo e direito do cérebro são totalmente diferentes. No hemisfério esquerdo está situada a capacidade para linguagem, ele também é responsável pelas práticas motoras simples. Além disso, o lado esquerdo foca na atenção para um determinado ponto. Já o direito auxilia na decisão de escolher outro ponto para se entreter, além disso, situa melhor o ser e suas partes corporais no espaço.

  • Algumas pessoas têm áreas do cérebro mais desenvolvidas

É fato que o cérebro pode ser treinado e desenvolvido, para exemplificar isso o neurologista Luciano Magalhães Melo explica: Um excepcional pianista possui áreas cerebrais mais desenvolvidas para ação de suas mãos do que um jogador de futebol. Um grande jogador de futebol, por sua vez, terá que ter outras funções mais bem treinadas, como habilidades motoras em pernas e boa percepção espacial. Um físico desenvolverá maiores habilidades matemáticas, raciocínio lógico. Estas habilidades envolvem funções cognitivas diferentes, que podem ser exercitadas e mudar a atividade cerebral. Você ativa uma via conforme sua ocupação, estímulos e incentivos que recebeu desde criança”.

Gostou do artigo? Leia mais no site.


Texto escrito por Natália Nocelli de Souza da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]