Astronomia Autoconhecimento

Eclipse Lunar Total: entenda tudo sobre o evento e como ele influencia sua vida

Imagem do eclipse lunar total e ao lado dele uma grande árvore cobrindo uma parte da lua.
Ingrid Bischler / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você teve a oportunidade na vida de olhar para o céu com o propósito de acompanhar um eclipse lunar total? É um espetáculo fascinante e memorável. Há muito esse fenômeno causa admiração, mas em outros tempos, ele causou temeridade. Entenda tudo sobre o Eclipse Lunar Total e como ele influencia as nossas vidas, a partir da leitura a seguir!

Do ponto de vista da Astronomia, o eclipse lunar total é um fenômeno natural que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham e a Terra projeta a sua sombra total na Lua. É comumente visto a olho nu (não há a necessidade de proteção, pois a luz é fraca em relação à do Sol, no eclipse solar) e só ocorre na fase de Lua cheia.

Da mesma forma que a Lua se move ao redor da Terra, nosso planeta se move em torno do Sol. Algumas vezes, porém, a Terra fica entre o Sol e a Lua, alinhados entre si, formando uma sombra e impedindo que a luz solar atinja a superfície do satélite natural. No eclipse lunar total, a Terra projeta uma área de sombra chamada de umbra.

A Lua pode apresentar uma cor alaranjada ou avermelhada quando ocorre um eclipse lunar total, porque parte da luz solar é refletida na Lua através da atmosfera terrestre. Ela é chamada de Lua de Sangue.

O simbolismo do eclipse lunar total

Os primeiros eclipses foram registrados por volta de quatro mil anos atrás, na Babilônia. Por desconhecimento de Astronomia, tal qual temos atualmente, os povos ao longo da história, ao mesmo tempo que tinham admiração pelo fenômeno, também tinham medo. Atribuíam a ele a ira de divindades, a luta entre o bem e o mal, catástrofes, maus presságios e um simbolismo tanto sobrenatural quanto real.

Do ponto de vista da Astrologia, o eclipse lunar total acelera os acontecimentos na vida de todos. Ele é associado ao oculto, às sombras, e mostra que elas são necessárias para a descoberta e para a iluminação posterior. Ele desperta e delata crises, dependência, divergências, tensões emocionais, problemas financeiros e incertezas.

A Astrologia relaciona a Lua ao passado e ao sentido de segurança. Quando ocorre um eclipse lunar total, por sua influência as pessoas podem se sentir mais inseguras e amedrontadas, contudo ele também faz as pessoas saírem de suas zonas de conforto.

Imagem de um céu estrelado e ao fundo a lua e seu eclipse lunar total.
NHevergreen / Pixabay

A energia do eclipse lunar total faz surgir um novo ciclo pessoal, uma reviravolta, seja profissional ou sentimental, quando tudo que desgasta, deprime e é abandonado.

As influências que o eclipse lunar total exerce podem perdurar cerca de seis meses, sendo que uma nova ordem vai ocorrer quando novamente houver o mesmo tipo de eclipse.

Saber lidar com essas influências, além de gerar autoconhecimento, pode melhorar outros aspectos e elevar o nível de consciência sobre a gestão da vida pessoal.

Como aproveitar um eclipse lunar

As influências do eclipse lunar total podem ser amplamente aproveitadas em benefício da vida pessoal, seja no âmbito emocional, relacional, espiritual ou da saúde. Mas é preciso conhecer essas influências.

A Astrologia fornece instrumentos para o autoconhecimento, por isso ela permite fazer uma análise, por meio do mapa astrológico individual (mapa astral), das influências do eclipse lunar total na vida de cada um, identificando quais e como as casas astrais pessoalmente são afetadas.

O mapa astral ainda fornece outras informações a respeito da influência dos astros e planetas, desenhando como eles se configuram nas doze casas, que são aspectos da vida de cada um. A partir dele é possível saber quais características ou situações específicas para a pessoa tendem a ocorrer com o eclipse lunar total e influências próprias de cada signo.

Imagem do céu noturno, sem estrelas e ao fundo um eclipse lunar total.
Adege / Pixabay

Se você deseja conhecer esse rico instrumento, a sugestão é que procure um bom astrólogo e esclareça na sessão devolutiva da análise do mapa todas as dúvidas que forem surgindo sobre todas as influências, as conjunturas e outras informações que o profissional for apresentando. É importante ter em mente que esse momento é para reflexão e autoconhecimento.

Caso as influências do eclipse lunar total não sejam tão favoráveis quanto se espera, há ações e caminhos a serem adotados para aprender e evoluir. É válido mentalizar coisas positivas para atrair e reproduzir boas energias.

Como ver um eclipse lunar

Para contemplar um eclipse lunar total, sendo visível no local onde você está e tendo condições climáticas de visibilidade, não é necessário nenhum equipamento sofisticado ou protetivo aos olhos, ele pode ser observado a olho nu, pois o brilho da Lua é menos intenso do que o do Sol.

O eclipse lunar total tem duração de visibilidade variada, de acordo com o local de onde se está observando, podendo ser diferente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, se for visível nesses locais. Tende a não ser tão rápido quanto muitos eclipses solares, mas convém identificar antecipadamente o local em que a Lua surge (sempre no leste, inverso de onde o Sol se põe), principalmente para quem reside cercado de prédios.

Imagem com a lua ao fundo e o eclipse lunar total.
Markus Klingler / Pixabay

Temos a felicidade de olhar para o céu e nos deslumbrarmos com espetáculos que há milhares de anos assombraram os antepassados, mas ao mesmo tempo os instigaram a buscar conhecimento. Atualmente, o conhecimento sobre o firmamento está avançado. A Astronomia busca desvendar muitos mistérios.

Você também pode gostar

Temos, ainda, como recurso , as informações da Astrologia, que por ser um estudo bastante antigo, pode ajudar a entender o eclipse lunar total do ponto de vista das influências que energeticamente ele exerce na vida de cada um, principalmente quando identificadas por meio do mapa astral. Olhar para o céu e para si tem a semelhança de um universo de coisas a serem desvendadas, então aventure-se no caminho do conhecimento e boas descobertas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]