Astronomia

Significado das luas

Imagem de Okan Caliskan por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Poucas pessoas sabem os significados que os tipos de Lua têm, o que elas representam e de que forma influenciam a vida das pessoas. Além da Lua de Sangue, da Lua Azul, da Lua Nova e da Super Lua, existem alguns fenômenos curiosos que também impactam a vida dos seres humanos. Descubra aqui os significados dos tipos de Lua e desperte em você a energia de cada uma delas!

Lua Azul

Imagem da Lua Azul.
Imagem de Ondřej Šponiar por Pixabay 

A Lua Azul é a segunda Lua Cheia que ocorre em um único mês. Muitos acham que ela está ligada primeiramente à Astrologia, mas ela possui ligação maior com o calendário gregoriano, que é adotado por diversos países. Por mais que ela seja intitulada “azul”, ela não possui essa coloração, mas é possível que a Lua emita um tipo de brilho em tons azulados devido a algumas condições atmosféricas, porém não há como prever – é apenas uma possibilidade. A Lua Azul possui esse nome por se referir a algo potente e raro!

A fase da Lua Cheia reflete tudo o que está no céu astrológico, então se o céu está alegre, as pessoas ficam extrovertidas; se o céu está irritável ou até mesmo explosivo, isso também é passado para todos – as emoções humanas ficam mais evidentes e à flor da pele! Nesse período, a Lua possui o dobro de energia, tornando o momento propício para realizar sonhos e apostar no crescimento pessoal.

Obs.: A Lua Azul ocorre a cada dois anos e meio!

Super Lua

Imagem da super lua.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Quando a Lua encontra-se mais próxima do seu perigeu, fica mais próxima da Terra e parece “maior”, por isso o nome de Super Lua. Esse fenômeno só acontece em fases de Lua Cheia, quando a Lua parece ser 30% mais brilhante e dá a impressão de que é 14% maior do que em outras fases. Quando isso ocorre, todas as pessoas se atentam ao céu e, por mais que não saibam o significado dos tipos de Lua, sentem fortemente a energia que cada fenômeno vibra à Terra.

Como em qualquer fase de Lua Cheia, tudo o que está no céu é amplificado por ela. Todos os sentimentos dos seres humanos se tornam mais evidentes, então se você estiver triste, sua tristeza será aparente; se estiver feliz, sua alegria estará em evidência. É o momento perfeito para sentir o que se passa no momento e apostar em si mesmo.

Lua de Sangue

Imagem da Lua de Sangue.
Imagem de Ulrike Bohr por Pixabay 

Alguns se assustam quando escutam esse nome, mas fique tranquilo, o “de Sangue” representa a cor avermelhada da Lua. Quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, em relação ao Sol, reflete uma coloração avermelhada, daí vem o nome impactante! A Lua de Sangue, ou Vermelha, é um dos fenômenos mais lindos que podemos observar. Esse fenômeno é extremamente raro e ocorre em eclipses da Super Lua.

Eclipses geralmente mexem com o inconsciente e trazem questões a serem resolvidas! Não sei se você sabe, mas a Astrologia indica que a Lua é quem rege o passado. Sendo assim, quando um eclipse lunar ocorre, um convite se abre para que as pessoas resolvam questões antigas ou pendentes que ficaram para trás. Coisas que já fazem parte da sua rotina apenas como hábito podem também entrar em questão nesse momento.

Obs.: Estima-se que a próxima Lua de Sangue será vista por todo o Brasil no ano de 2022.

Lua Nova

Imagem da Lua Nova.
Imagem de G4889166 por Pixabay 

A fase em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol é chamada de Lua Nova. É difícil observá-la, pois durante o dia o Sol não ilumina o seu lado visível, tornando-a invisível pela noite. Conseguiremos enxergar a sua parte luminosa, que irá crescer no decorrer dos dias.

Como seu nome indica, é uma Lua que marca o início de ciclos pessoais e é, portanto, extremamente propícia para iniciar projetos e colocar em prática alguns planos de vida. Mudanças são muito bem-vindas, então é hora de dar primeiros passos! É chegada a hora de tirar os projetos do papel, pois quando a fase da Lua Cheia vier todas as portas se abrirão!

Obs.: O fenômeno em que duas Luas Novas ocorrem no mesmo mês chama-se Lua Negra.

Lua Minguante

Imagem da Lua Minguante.
Imagem de exposimentofotologico por Pixabay 

Essa é a fase da Lua em que enxergamos somente metade do disco lunar. Do hemisfério sul, é possível observá-la como se fosse uma letra C ao contrário. Essa Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, além de perder visibilidade no decorrer dos dias, até que um novo ciclo se inicie.

Como possui apenas metade do disco lunar iluminado e perde a iluminação progressivamente, o período de Lua Minguante é indicado para recomeços. Essa fase representa um momento de introspecção e de reflexão: é preciso entender e analisar o que ocorre ao seu redor para recomeçar e deixar para trás tudo o que é indesejado e não te faz bem! Foque as suas energias no que precisa de atenção e não deixe nada para depois!

Lua Crescente

Imagem da Lua Crescente.
Imagem de exposimentofotologico por Pixabay 

Dentre os profundos significados das fases da Lua, talvez você já tenha ouvido falar um pouquinho sobre a Lua Crescente, fase em que enxerga-se apenas parte do seu disco, mas que com o tempo vai ganhando mais luminosidade e tornando-se mais visível.

Essa fase representa resistência! Nesse período, todos os planos de uma pessoa são praticamente testados e tudo o que é desejado deverá ser segurado com força e garra! O momento da Lua Crescente não é um momento calmo, pois essa é a hora em que as barreiras ganham força e colocam à prova os nossos objetivos, por isso é preciso se dedicar ao máximo e não desistir nem desanimar dos desejos quando o primeiro empecilho surgir. É indicado que nessa fase você permita com que novas ideias cheguem e tudo aquilo que não foi pra frente seja deixado para trás! Aposte no que você deseja, não no que lhe é apenas conveniente!

Lua Cheia

Imagem da Lua Cheia em alto mar.
Imagem de Patricia Alexandre por Pixabay 

Fase em que a Lua é totalmente refletida na Terra. Depois da fase da Lua Nova, a Lua conclui o movimento de 180º e o seu disco fica inteiramente iluminado, podendo ser observado durante a noite.

Lua Cheia representa sensibilidade, então todas as suas emoções à flor da pele. Tudo nessa fase é “muito” e é preciso se reconectar com o seu Eu interior para que nada saia dos trilhos. Por tornar tudo mais intenso e mais “brilhante”, essa fase pode fazer com que você se sinta mais exposto do que o normal, mas não dê nem um passo para trás! Assim como a energia da Lua Cheia torna evidente tudo o que é sentido e vivido, você pode se beneficiar desse momento e usar o brilho que ela oferece como um incentivo diante de diversas situações. Toda essa vibração pode ser canalizada no seu Ser e fazer com que você se sobressaia em tudo o que decidir fazer e que seja arriscado. Arrisque mais!

Você também pode gostar

Eclipses

Eclipse acontece quando ocorre o escurecimento parcial ou total de um astro por um segundo astro. Há dois tipos de eclipses: o lunar e o solar.

Imagem de um Eclipse.
Imagem de Randy McGuire por Pixabay 

Eclipse lunar

Esse eclipse ocorre quando a sombra da Terra que é gerada pela luz do Sol “cobre a Lua”.

Eclipse solar

Quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, sua sombra é projetada sobre a Terra, promovendo o eclipse solar. Em algumas regiões do planeta, é possível observar o Sol sendo completamente “coberto” pela Lua, e este fenômeno é chamado de eclipse solar total, enquanto em outras regiões o Sol fica parcialmente coberto pela Lua, sendo assim intitulado de eclipse solar parcial.

Como já citado anteriormente, eclipses tendem a mexer com o inconsciente e fomentam questões do passado e até mesmo do futuro. Esses fenômenos são fases em que é indicado cuidar mais de si e lidar de forma séria com algumas incertezas da vida.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o significado das fases da Lua e seus fenômenos, compartilhe com os seus amigos e tenha todas as informações na ponta da língua quando o próximo fenômeno acontecer!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]