Comportamento

Efeito dominó – Não leve problema de uma área para outra!

Herica Rodrigues
Escrito por Herica Rodrigues
Hoje eu quero falar com você a respeito do efeito dominó, você já ouviu falar? Creio que sim. No jogo vemos algumas vezes que quando uma das pecinhas cai, sai derrubando todas as outras em cadeia. É como se fosse uma cascata. Vamos trazer essa metáfora do dominó para as áreas de nossas vidas e o nosso comportamento relacionado à elas.

Podemos dividir as áreas de nossas vidas mais precisamente em 07. São elas: físico e mental, familiar, profissional e carreira, social e relacionamentos, econômica e financeira, autodesenvolvimento e autonomia pessoal. Cada uma dessas áreas necessita de cuidado e de atenção! Elas precisam que nós disponibilizemos de tempo e energia para que elas funcionem em estado satisfatório e saudável. E para que façamos isso de forma eficiente, é necessário estarmos no presente, no momento e no aqui e no agora! O problema surge quando não damos a devida atenção a essas áreas, ou quando, ao vivenciarmos cada uma delas, ficamos preocupados com as outras áreas.

É muito comum algumas pessoas ao passarem por problemas financeiros, por exemplo, levarem as preocupações, o estresse, a ansiedade, as frustrações, os medos e as inseguranças para o relacionamento familiar ou de amizade. Assim, geram atritos com os cônjuges, pais, mães, filhos e com os amigos. Enquanto outras pessoas param de se exercitarem, alguns não conseguem dormir e não se alimentam adequadamente. E assim prejudicam a saúde física, mental e até espiritual. Outras pessoas param de investir no desenvolvimento pessoal. Elas dizem não ter dinheiro, e dessa maneira, caso desejem fazer um curso, por exemplo, desistem e não investem no aprimoramento delas. E assim vão deixando com que uma área da vida que não esteja funcionando muito bem, derrube as outras.

Você também pode gostar de:

O mais interessante, o mais adequado e mais saudável é estar totalmente dentro da situação no momento! Ou seja, colocar toda a energia e disposição na área específica enquanto estiver nela! Não levar problemas familiares para o trabalho, do trabalho para a família, ou de qualquer uma para as outras!

Não desande uma área, ou todas as outras áreas de sua vida por causa de uma! Caso contrário, estará causando o efeito dominó; ou seja, deixando que uma situação atrapalhe as outras e traga para você problemas maiores — o que poderia gerar uma bola de neve cada vez mais difícil de solucionar.

Estar no presente, estar no aqui e agora, é viver e dar toda a energia para resolver a situação quando estiver nela. Por exemplo: se você está com problemas no trabalho e acabou o expediente e você vai para casa, então ao chegar em casa, esteja presente com a família por completo! Ou se você irá encontrar os amigos, esteja com os amigos por inteiro! E na hora de dormir? Faça exatamente a mesma coisa! É o seu momento de descansar. Você pode fazer um relaxamento, uma meditação, uma oração, um mantra ou até várias respirações profundas, ouvir uma música calma, ou outra coisa que você preferir! Faça a sua parte! E entregue para Deus ou para o Universo ( chame como preferir) e desapegue da situação! Solte e durma em paz! Ficar preocupado com o problema, não irá resolvê-lo a noite e nem muito menos durante a madrugada. Isso somente roubará o seu sono, a sua paz e por consequência a sua saúde!

Ficou desempregado e não tem dinheiro para comprar ou fazer aquele curso que você tanto gostaria de fazer no momento? Nem por isso você deve prejudicar o seu desenvolvimento pessoal! Existe muita coisa boa e de qualidade para se aprender no YouTube, em blogs e em sites. Vai fazendo até conseguir o dinheiro para se matricular na aula que você gostaria! Existe uma frase que diz:

“Em uma era da informação que nós estamos vivendo, ignorância é uma escolha.”

Joe Dispenza

Então não há desculpa!

Estar no presente é isso! É viver cada momento e cada situação no devido tempo de cada uma delas. Isso é muito importante, especialmente para manter as nossas energias para solucionarmos a situação quando ela se apresentar diante de nós! Ou até mesmo para termos insights! A solução vem nos momentos em que estamos leves e tranquilos. E levar problema de uma área para outra, apenas piora a situação, nos estressa e nos rouba a energia.

Esteja no presente!

Sobre o autor

Herica Rodrigues

Herica Rodrigues

Olá! Meu nome é Herica Rodrigues.

Tenho formação em Letras, sou professora e sou formada em Direito.

Atualmente estudo PNL (Programação Neurolinguística com nível de Practitioner) e brevemente iniciarei meus estudos no campo da psicanálise.

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado, chamado vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Yung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: [email protected]
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: HericaRodriguess
Instagram: @hericarodrigues
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração