Autoconhecimento Convivendo

Em direção à Felicidade

Pés caminhando na areia sentido mar com sol refletindo ao fundo
Tania Rainha
Escrito por Tania Rainha
Na bússola da vida, a maioria de nós foi condicionada a pensar que a felicidade é o verdadeiro norte. Muitos de nós passam a vida pensando que a felicidade é o fim de tudo, o prêmio final. Se eu tivesse apenas isso, ficaria feliz. Se eu fizesse isso, ficaria feliz. O interessante é que somos mais propensos a apontar em direção da felicidade como se ela estivesse distante, do que simplesmente alcançar um estado de fluxo para a felicidade.

Em nossa busca pela felicidade, precisamos primeiro perceber e aceitar que ser feliz é uma escolha deliberada, uma escolha que fazemos em todos os momentos de todos os dias. As pessoas mais felizes não têm, necessariamente, o melhor de tudo, elas aproveitam ao máximo tudo o que vem pelo caminho.

Mulher com mochila nas costas em campo caminhando em caminho de costas

Existem muitas estratégias para ajudar a alcançar esse objetivo possível. Compartilharei algumas maneiras que considero importantes.

Na maioria das vezes, ser feliz é menos sobre circunstâncias e mais sobre atitude. Nossos pensamentos criam a nossa realidade, e o que pensamos mais, nos tornamos. E se o pensamento positivo não vem naturalmente, como para a maioria das pessoas, a boa notícia é que o otimismo se torna mais fácil quanto mais o aplicamos em nossas vidas. Ao invés de reclamar ou refletir sobre as coisas que dão errado, devemos colocar nossa energia em fazer o que pudermos para melhorar as coisas; adote o “isso também passará”. É bom refletir sobre maneiras de corrigir o que deu errado ou pensar em como podemos fazer as coisas melhores na próxima vez, mas se quisermos ser felizes devemos dar tempo igual à reflexão dos resultados positivos de nossos dias.

Conheça a si mesmo e, quando você fizer isso, sempre permaneça fiel a você mesmo. O que outras pessoas pensam de você não importa. Não há maneira certa ou errada de ser, contanto que ninguém se machuque. Concentre-se menos em impressionar os outros e mais em tentar ser você autenticamente.

Mulher pulando no alto de montanha com montanha e céu nublado ao fundo

Assuma a autorresponsabilidade, aqueles que assumem a responsabilidade por suas vidas não jogam o jogo da culpa.
 Eles não inventam desculpas ou culpam os outros por seus fracassos. Eles simplesmente aceitam o que é e, com certeza, farão as coisas diferentes ou melhores da próxima vez. Assumir a responsabilidade por nós mesmos e por nossas vidas nos dá um sentimento de poder. Quando estamos empoderados, somos felizes.

Identifique seus pontos fortes pessoais e use-os ao máximo. Cada um de nós tem um conjunto único de recursos pessoais. Cada um de nós possui talentos e habilidades. Devemos usar esses dons como ferramentas para obter conquistas pessoais. Focar no sucesso utilizando nossos pontos fortes e talentos é outra ótima maneira de alcançarmos a felicidade.

Você também pode gostar de:

Todos nós temos medos: medo do que pode ou não acontecer, medo do fracasso, medo de ser julgado pelos outros. Esses medos nos impedem de realizar nossos sonhos, começar um novo negócio, mudar de carreira, embarcar em um novo relacionamento ou terminar um. Nossos medos nos mantêm presos em lugares que não queremos estar e com as pessoas das quais devemos nos mover. Não podemos deixar nossos medos se tornarem obstáculos. É fácil adiar as coisas, esperar pelo momento perfeito, mas quando fazemos isso, o tempo é desperdiçado; dias, meses e anos passam por nós. Nós não temos que dar grandes saltos, apenas pequenos passos na direção certa. Quando deixamos nossos medos, podemos abraçar a felicidade que merecemos.

Rapaz tocando Ukulele em campo com matos secos sorrindo

Somos muito mais felizes quando não temos o peso do mundo em nossos ombros. Para conseguir isso, precisamos desistir de tentar controlar todos e tudo em nossas vidas. Temos de abandonar as crenças de que somos os únicos que sabem o que é certo e que somos os únicos que sabem como fazer as coisas. Envolva pessoas competentes em sua vida e, em seguida, entregue algumas de suas responsabilidades.

Encontre alegria na simplicidade, a alegria pode ser extraída das coisas mais básicas da vida: prazeres simples e momentos de tirar o fôlego. É como diz a expressão: “As melhores coisas da vida são de graça”. A felicidade vem da qualidade, não da quantidade; da simplicidade, não da complexidade; e da moderação, não do excesso. Quando nossas vidas e nosso entorno estão cheios de coisas, isso nos estressa. Quanto menos tivermos, mais livres e felizes nos sentiremos.

Mulher sorrindo feliz vista de frente

Momentos prazerosos são apenas isso – momentos. Eles são temporários – eles vêm e vão. E eles nunca serão tão excitantes ou intrigantes na segunda, terceira ou quarta vez. Precisamos nos permitir desfrutar dos prazeres da vida sem sentir a necessidade de agarrar, capturar ou enjaular as coisas que nos trazem prazer. Não podemos ser felizes quando esperamos que a próxima coisa nos faça felizes. Nós nunca estaremos satisfeitos com o que é se estamos sempre esperando pelo que será.

Pratique a gratidão. Seja alguém que expressa a apreciação pela mais simples das coisas. Reserve tempo todos os dias para refletir sobre o que você deve agradecer. Olhe para a vida do ponto de vista do que você tem e não no que você não tem. O contentamento vem quando contamos nossas bênçãos, não quando nos concentramos nas queixas.

Por último, mas não menos importante, provavelmente as maneiras mais fáceis de manter a felicidade em nossas vidas é não nos levarmos tão a sério e rirmos com frequência. A vida é dolorosa o suficiente. Nós não temos de tornar as coisas mais difíceis para nós mesmos. Podemos ser deliberados ao escolher como vemos e reagimos às ocorrências cotidianas. Perceba que cada momento é exclusivo, cada momento deve ser valorizado. Então ria de si mesmo e ria da vida. Não há melhor redutor de estresse ou fórmula para a felicidade.

Sobre o autor

Tania Rainha

Tania Rainha

Terapeuta e Instrutora Master&Science em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA. Graduado em Educação Física e pós graduada em Fisiologia Humana . Além disto, é graduada em Reiki, Karuna Reiki, Cura Estelar e Cura Cristalina e Terapia Floral.

E-mail : [email protected]
WhatsApp : (19) 9 9655-1100

Site : thetahealingconexao.com.br
Fanpage: Theta Conexão
YouTube: Conexão ThetaHealing
Instagram: @thetahealingconexao