Saúde da Mulher

Outubro Rosa: Cuidar de você é o seu maior investimento

Mulher apontando para o laço sobre seu seio em homenagem ao Outubro Rosa
lightfieldstudios / 123RF
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira

“Cada mulher traz em si uma beleza única ao valorizar quem é e nutrir sua autoestima.” – Anna Maria de Oliveira

“O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover e indicar a adesão ao movimento. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.” – blog.saude.gov.br

Diante do cenário atual, em que o mundo vive uma crise mundial de saúde em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a vida ganhou novos contornos e o convite para o autocuidado está em evidência.

Autocuidado passa pelo autoconhecimento e ambos estão no rol das necessidades básicas para viver a vida em sua plenitude.

As demandas da vida familiar, profissional e pessoal estão exigindo mais atenção, os pensamentos sobre o passado e o futuro assaltam a nossa mente, as notícias chegam aos montes pelas redes sociais, o tempo passa rápido, a sensação de fazer pouco ou muito bate à porta… já estamos em outubro… o ano passou rápido demais.

De outro lado, “… a vida pede um pouco mais de calma…a vida é tão rara…”, como diz o músico e poeta Lenine.

Mulher segurando um laço em homenagem ao Outubro Rosa.
Angiola Harry / Unsplash

Como viver esse paradoxo e ao mesmo tempo cuidar de você?

  • Dê atenção aos sinais que o seu corpo envia, pois ele é um instrumento que comunica quando algo está bem ou precisa de cuidados; ame o seu corpo porque ele é divino e, se você se ama, outros vão amar você.
  • Dedique mais tempo ao cuidado do corpo, examinando possíveis alterações, manchas, secura, urina, menstruação e fezes.
  • Consulte sua médica ou médico e faça exames regularmente.
  • Organize sua rotina para dormir bem e acordar descansada.
  • Cuide de sua alimentação, ingestão de água, lazer e prazer.
  • Banhos de sol e contato com a natureza recarregam a energia.
  • Exercite o perdão a si e aos outros, cada um faz o melhor com as condições que tem ou teve, pois o passado já aconteceu e não é possível voltar.
  • Pratique a gratidão, seja grata todos os dias em suas orações ou meditações.
  • Medite todos os dias, considerando seu perfil, ritmo e tempo.

Coloque em movimento seus sonhos e desejos, pois quem sonha e mantém o foco para materializar os desejos apresenta maior motivação para viver, usando talentos, intuição e criatividade.

Você também pode gostar

Fiquemos no presente, pois dele depende o nosso futuro!

Deixo uma meditação para inspirar…

“Chegou o momento de fazer uma pausa… Cessar as atividades… Relaxar mente e corpo…

Hoje, você fará a experiência de meditar deitada. Deixe o ambiente tranquilo e acolhedor… Você poderá deitar-se na cama, no tapete ou no sofá, de tal forma que seu corpo fique bem acomodado… Se desejar, use uma manta leve e, se possível, não use travesseiro.

Agora que você já se preparou, feche levemente os olhos… Solte as pernas, os pés… Deixe os braços ao lado do corpo…

Inspire e expire suavemente… Trazendo o ar para dentro do corpo e liberando-o… para fora.. Pelo nariz… Sem pressa…

Silhueta de uma mulher vista de perfil ao pôr do sol.
Mariam Soliman / Unsplash

Muito bem… continue mantendo a atenção em sua respiração… você respira… e seu corpo fica mais e mais relaxado… você pode sentir tranquilidade, paz… a única coisa a fazer é respirar e relaxar… Você imagina na tela de sua mente… seu corpo sendo nutrido, cuidado e acolhido por uma energia revigorante… preenchida de bem-estar… suas emoções estão serenas…

Você aprecia o ser humano bonito que você é… nesse estado de relaxamento, você consegue sentir a vida com maior tranquilidade… você estende amor e respeito a você… e isso fará com que você se sinta forte para lidar com as demandas da vida, relações humanas, sonhos, saúde física, mental e emocional.

Excelente… inspire e expire algumas vezes mais… aos poucos… movimente pernas… braços… pés e mãos e no seu tempo… devagar… sente-se…. e depois levante-se… em pé … alongue e espreguice o corpo… Agora sinta como você está… Sempre que desejar… repita a prática. Boas experiências.”

Abraço carinhoso

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira