O tarot (ou “tarô”) é um oráculo milenar capaz de prever o futuro e dar conselhos de vida a partir da leitura de uma pessoa que entenda do assunto e saiba interpretar as cartas desse baralho.
Estas são divididas em arcanos maiores e menores. Os arcanos maiores do tarot são as 22 cartas principais, e os arcanos menores são as variações dessas cartas por cada naipe, que são quatro (copas, paus, ouros e espadas), resultando em 78 cartas ao todo no baralho.
Não apenas o oráculo fala sobre nós durante uma consulta tarológica, como também nos representa com um de seus arcanos maiores. Venha se aprofundar no assunto para entender como isso funciona e descubra qual é o seu arcano pessoal!
Mais sobre o Arcano Pessoal
- Como descobrir seu arcano
- Características dos Arcanos
- 1 – O MAGO
- 2 – A PAPISA (ou A SACERDOTISA)
- 3 – A IMPERATRIZ
- 4 – O IMPERADOR
- 5 – O PAPA (ou O HIEROFANTE)
- 6 – OS AMANTES
- 7 – O CARRO
- 8 – A JUSTIÇA
- 9 – O EREMITA
- 10 – A RODA DA FORTUNA
- 11 – A FORÇA
- 12 – O ENFORCADO
- 13 – A carta sem nome (ou A MORTE)
- 14 – A TEMPERANÇA
- 15 – O DIABO
- 16 – A TORRE
- 17 – A ESTRELA
- 18 – A LUA
- 19 – O SOL
- 20 – O JULGAMENTO
- 21 – O MUNDO
- 0 ou 22 – O LOUCO
Como descobrir seu arcano
Para aprimorar seu autoconhecimento conhecendo o seu arcano pessoal, é preciso fazer uma soma dos algarismos da data do seu nascimento. O resultado, porém, deve ser igual ou menor a 22 (porque apenas existem 22 arcanos maiores no tarot), ou seja, uma soma precisará ser feita toda vez que o resultado das contas for maior que esse número. Confira o exemplo abaixo para não ficar com nenhuma dúvida.
Uma pessoa chamada Maria nasceu em 05 de dezembro de 1999, ou seja, 05/12/1999. Primeiramente, Maria deve realizar a soma de todos os números que compõem a data de seu nascimento, que fica assim: 0 + 5 + 1 + 2 + 1 + 9 + 9 + 9 = 36.
Como o resultado da soma deu 36, um número maior que 22, a soma precisa ser refeita entre os próprios números desse resultado, ou seja: 3 + 6 = 9.
Assim sendo, 9 é o número do arcano pessoal de Maria. No tarot, o arcano maior de número 9 é correspondente à carta do eremita, portanto, esse é o arcano pessoal de Maria.
Faça a conta com a sua própria data de nascimento e leia abaixo sobre cada arcano para conhecer o seu!
Características dos Arcanos
1 – O MAGO
Um homem com um braço erguido segurando um bastão e, sobre uma mesa, alguns objetos como uma espada, um cálice e um escudo em um cenário com flores e pedras. Essa é a ilustração da carta do mago, número 1 do tarot. O símbolo disso é que o mago utiliza seu bastão para captar a magia dos céus e trazê-la para o plano material.
Na cabeça do mago, há um chapéu que representa o infinito. Os itens da mesa são representativos do trabalho e da luta, enquanto os ouros implícitos na imagem simbolizam os resultados deles.
“Iniciativa”, “habilidade” e “poder de influência” são palavras-chave da figura do mago. Ter essa carta como arcano pessoal significa, em suma, conexão com o divino e honestidade.
2 – A PAPISA (ou A SACERDOTISA)
Uma mulher com roupas religiosas e uma coroa pesada sobre a cabeça sentada num trono com um livro em mãos. Essa é a ilustração da carta da papisa, o segundo arcano maior do tarot.
Simboliza a guarda no portal da alma humana que só permite passar aqueles que decifram o seu mistério por meio da lealdade e da integridade.
“Paciência”, “compreensão” e “intuição” são palavras-chave da figura da papisa. Ter essa carta como arcano pessoal significa sabedoria divina, além de introspecção e espiritualidade.
3 – A IMPERATRIZ
Uma mulher com uma coroa na cabeça, geralmente sentada, segurando um cetro de ouro em uma das mãos e um escudo com um falcão desenhado em outra mão. Há variações em que, no lugar do falcão, aparece um signo feminino no escudo. Essa é a ilustração da carta da imperatriz, o terceiro arcano maior do tarot.
Personifica o poder feminino e simboliza as forças da mulher na natureza, sendo representativa da fertilidade, da gravidez, da intuição, do pensamento lógico e da paixão.
“Crescimento”, “vivacidade” e “modificação” são palavras-chave da figura da imperatriz. Ter essa carta como arcano pessoal significa abundância, saúde, criatividade e espiritualidade.
4 – O IMPERADOR
Um homem com coroa sobre a cabeça, geralmente sentado num trono, segurando um cetro de ouro em uma mão e, na outra, algum objeto de ouro. Essa é a ilustração da carta do imperador, o quarto arcano maior do tarot.
Personifica o poder centralizado da figura masculina, sendo símbolo de controle, autoridade material e proteção.
“Estabilidade”, “ordem” e “continuidade” são palavras-chave da figura do imperador. Ter essa carta como arcano pessoal significa liderança e desenvolvimento na vida profissional.
5 – O PAPA (ou O HIEROFANTE)
Um homem sentado num trono vestindo uma túnica e com coroa de ouro na cabeça, um cetro de ouro em uma das mãos e as duas mãos erguidas para cima, com homens abaixo de si assistindo-o. Essa é a ilustração da carta do papa, o quinto arcano maior do tarot. Simboliza a autoridade no âmbito espiritual, remontando aos valores tradicionais e à importância da religiosidade.
“Percepção intuitiva”, “organização” e “virtude” são palavras-chave da figura do papa. Ter essa carta como arcano pessoal significa educação, conservadorismo e fé.
6 – OS AMANTES
Um homem e uma mulher na terra, em meio à natureza, e um anjo cupido no céu sobre as nuvens, apontando uma flecha para o casal. Geralmente, há maçãs e serpentes em volta do casal, numa referência explícita a Adão e Eva da Bíblia. Essa é a ilustração da carta dos amantes, o sexto arcano maior do tarot. Simboliza o amor e os relacionamentos, mas também fala sobre escolhas e decisões.
“Responsabilidade”, “dúvida” e “livre-arbítrio” são palavras-chave da figura dos amantes. Ter essa carta como arcano pessoal significa compromisso, confiança, união e valores compartilhados.
7 – O CARRO
Um homem com aparência nobre comandando uma carroça de dois cavalos no meio de uma estrada na natureza. Essa é a ilustração da carta do carro, o sétimo arcano maior do tarot. Simboliza a sabedoria de trilhar suas próprias jornadas, o triunfo sobre os obstáculos e a força de vontade para alcançar os objetivos.
“Força”, “determinação” e “novos projetos” são palavras-chave da figura do carro. Ter essa carta como arcano pessoal significa que você é uma pessoa perseverante, que comanda os rumos da própria vida.
8 – A JUSTIÇA
Uma mulher com uma coroa dourada sentada sobre um trono com uma espada de ouro em uma mão apontada para cima e uma balança de ouro na outra. Essa é a ilustração da carta da justiça, o oitavo arcano maior do tarot.
Simboliza, obviamente, a justiça, mas também o equilíbrio entre o bem e o mal, e estabilidade.
“Objetividade”, “decisão” e “colher o que se plantou” são palavras-chave da figura da justiça. Ter essa carta como arcano pessoal significa racionalidade, integridade e sabedoria para analisar situações.
9 – O EREMITA
Um homem barbudo utilizando uma grande capa com capuz que cobre o seu rosto, segurando um cajado em uma mão e uma luminária de vela na outra. Essa é a ilustração da carta do eremita, o nono arcano maior do tarot.
Simboliza uma jornada de perder-se em si mesmo; introspecção, sabedoria e mistério pessoal.
“Autoconhecimento”, “maturidade” e “sabedoria” são palavras-chave da figura do eremita. Ter essa carta como arcano pessoal significa saber estar sozinho e tirar aprendizado disso, por caminhos majoritariamente meditativos.
10 – A RODA DA FORTUNA
Uma grande roda com animais em volta dela e um anjo sentado sobre ela com as asas abertas. Algumas variações apresentam a figura de um diabo em um dos lados da roda e também a figura de uma esfinge.
Essa é a ilustração da carta da roda da fortuna, o décimo arcano maior do tarot. Simboliza os ciclos da vida e as mudanças.
“Sorte”, “azar” e “karma” são palavras-chave da figura da roda da fortuna. Ter essa carta como arcano pessoal significa mudanças, eventos inesperados e progresso como processos naturais da vida.
11 – A FORÇA
Uma mulher com um chapéu na forma de um símbolo do infinito abre a boca de um leão dourado com tranquilidade e serenidade. Essa é a ilustração da carta da força, o décimo primeiro arcano maior do tarot. Simboliza a força interna, a bravura e a persuasão sustentadas pela autoconfiança.
“Domínio”, “vitalidade” e “sucesso” são palavras-chave da figura da força. Ter essa carta como arcano pessoal significa equilíbrio interior e autocontrole, necessários para se enfrentar desafios da vida.
12 – O ENFORCADO
Um homem de cabeça para baixo pendurado por um dos pés num tronco de árvore, com as mãos para trás e uma perna cruzada no formato do número 4 (quatro) e uma face inexpressiva.
Essa é a ilustração da carta do enforcado, o décimo segundo arcano maior do tarot. Simboliza, sobretudo, a suspensão, como um momento de pausa para reavaliar os rumos e direções da vida.
“Crise”, “resignação” e “desapego” são palavras-chave da figura do enforcado. Ter essa carta como arcano pessoal significa observar a própria vida sob diferentes perspectivas e ter atitudes analíticas.
13 – A carta sem nome (ou A MORTE)
Um corpo com ossos e músculos à mostra, segurando uma grande foice com as duas mãos e caminhando sobre um chão no qual cabeças, mãos e outros membros do corpo estão espalhados fragmentadamente.
Essa é a ilustração da carta da morte, o décimo terceiro arcano maior do tarot. Simboliza o fim, não necessariamente no sentido negativo, podendo ser, também, simbólica do fim de situações ruins.
“Renascimento”, “transformação” e “mudança” são palavras-chave da figura da morte. Ter essa carta como arcano pessoal significa deixar o passado para trás e não ter medo de matar aquilo que não mais cabe de modo positivo em sua vida.
14 – A TEMPERANÇA
Uma mulher de túnica com asas de anjo e um cálice de ouro em cada mão, passando um líquido (talvez água) de um cálice para o outro, de modo que a água pareça uma ponte entre os dois recipientes. Essa é a ilustração da carta da temperança, o décimo quarto arcano maior do tarot. Simboliza o equilíbrio, principalmente entre opostos rumo a alcançar uma unidade.
“Paciência”, “moderação” e “harmonia” são palavras-chave da figura da temperança. Ter essa carta como arcano pessoal significa uma jornada dentro de si mesmo para o autoconhecimento; algo que lhe proporcionará diplomacia e paz de espírito.
15 – O DIABO
Um monstruoso diabo, por vezes com tronco humano, segurando uma tocha de fogo em uma das mãos, sobre um pedestal, com dois pequenos humanos (com rabos e chifres e grandes orelhas) abaixo de si, presos por uma corrente em ambos os pescoços. Essa é a ilustração da carta do diabo, o décimo quinto arcano maior do tarot.
Simboliza os desejos humanos, principalmente os relativos ao mundo material e à atração física.
“Ambição”, “desejo” e “ilusão” são palavras-chave da figura do diabo. Ter essa carta como arcano pessoal significa a necessidade de observar as próprias ganâncias e dosá-las, não se deixando levar pelos prazeres da vida.
16 – A TORRE
Uma torre em meio a uma tempestade, num cenário caótico, com algumas partes pegando fogo, outras tomando raios e trovões, e pessoas caindo do topo da construção que está rachando e se partindo. Essa é a ilustração da carta da torre, o décimo sexto arcano maior do tarot. Simboliza, sem mais nem menos, as catástrofes e angústias.
“Turbulência”, “transformação” e “prejuízo” são palavras-chave da figura da torre. Ter essa carta como arcano pessoal significa ter de lidar com muitos ciclos de quedas para reerguer-se e começar tudo do zero.
17 – A ESTRELA
Uma mulher nua à beira de um lago despejando água de dois vasos de ouro, um em cada mão, sob um céu de estrelas brancas e amarelas. Essa é a ilustração da carta da estrela, o décimo sétimo arcano maior do tarot. Simboliza a renovação da fé e a esperança pelo futuro.
“Sorte”, “otimismo” e “realização” são palavras-chave da figura da estrela. Ter essa carta como arcano pessoal significa uma alma leve, munida de motivação para alcançar seus desejos e ver a vida com bons olhos.
18 – A LUA
Uma lua com um rosto em um sol sobre um lago no qual está uma grande lagosta e, sobre uma ponte neste lago, dois cães latem em direção à Lua. Essa é a ilustração da carta da lua, o décimo oitavo arcano maior do tarot. Simboliza a dimensão dos sonhos, da intuição e da imaginação.
“Ilusão”, “subconsciente” e “anseios” são palavras-chave da figura da lua. Ter essa carta como arcano pessoal significa introspecção, uma conexão profunda com os próprios pensamentos, mas, também, ter uma visão iludida sobre a vida.
19 – O SOL
Duas crianças seminuas, alegres, sob um grande sol com face humana projetando muitos raios de luz (em certas variações, apenas uma criança seminua sobre um cavalo branco com capa vermelha).
Essa é a ilustração da carta do Sol, o décimo nono arcano maior do tarot. Simboliza otimismo, sucesso e diversão.
“Alegria”, “sorte” e “prosperidade” são palavras-chave da figura do sol. Ter essa carta como arcano pessoal significa entusiasmo e paixão por viver, além de fertilidade nas ideias criativas.
20 – O JULGAMENTO
Três mulheres nuas (sendo que uma delas, no canto direito, utiliza uma máscara masculina com barba sobre o rosto, e outra, ao centro, está virada de costas e parece estar dentro de uma grande caixa) rezam sob um grande anjo com um trompete no céu.
Essa é a ilustração da carta do julgamento, o vigésimo arcano maior do tarot. Simboliza autorreflexão, querendo lembrar da importância de pensar a respeito dos próprios atos.
“Transcendência”, “novidade” e “resgate” são palavras-chave da figura do julgamento. Ter essa carta como arcano pessoal significa maturidade e humildade para reconhecer os próprios erros e assumi-los.
21 – O MUNDO
Uma mulher nua envolta num fino tecido, segurando um bastão em cada mão, dentro de uma circunferência (às vezes, de ouro; outras vezes, de ramos de plantas), em volta da qual há um anjo e um falcão no canto superior, e um leão e um diabo no canto inferior.
Essa é a ilustração da carta do mundo, o vigésimo primeiro (e penúltimo) arcano maior do tarot. Simboliza o todo, a unidade; e o fim de uma jornada significativa.
“Perfeição”, “conclusão” e “ápice” são palavras-chave da figura do mundo. Ter essa carta como arcano pessoal significa que você é alguém com forte propósito de vida que há de colher os frutos do bom trabalho.
0 ou 22 – O LOUCO
Um homem usando uma roupa de palhaço (bobo da corte), carregando uma trouxa e caminhando na companhia de um cachorro pela natureza. Essa é a ilustração da carta do mundo, o vigésimo segundo (e o último) arcano maior do tarot. Simboliza as aventuras e os novos começos, por mais arriscados que sejam.
“Impulsividade”, “reinício” e “fé” são palavras-chave da figura do louco. Ter essa carta como arcano pessoal significa ter a coragem de iniciar novos rumos e enfrentar o desconhecido com otimismo.
Como você pôde ver, cada carta do tarot é muito específica e simboliza coisas diversas, difíceis de serem explicadas em totalidade com poucas palavras. É necessário ressaltar, então, que, para melhor compreensão de cada significado envolto nesse oráculo e, principalmente, para mergulhar de fato na conexão com o seu arcano maior, recomenda-se fazer uma leitura com um(a) tarólogo(a).
Você também pode gostar
- Entenda melhor a questão dos vícios na visão espiritual
- Conheça o Dhammapada, importante livro de ensinamentos budistas
- Saiba o que é a flor da vida e seu significado no âmbito espiritual
- Desvende o significado da carta Sol no tarot
- Entenda o significado da carta Lua no tarot
Ainda assim, com palavras-chave e ilustrações tão ricas, já é possível captar a essência de cada uma dessas valiosas cartas. E aí, você se identificou com aspectos do seu arcano pessoal?!