Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

Energia, Vibrações & Campos Morfogenéticos

Escrito por Carlos Bruno Freire
Muito se ouve falar sobre energia, vibração e talvez você ainda nem saiba o que são campos morfogenéticos. A verdade é que essas três palavras determinam a maneira como nós vemos o mundo, as pessoas e também como as pessoas e o mundo nos percebem. Determina também tudo o que atraímos e tudo o que repelimos em nossas vidas. A energia é uma unidade poderosa que permeia tudo e todos, ou seja, ela está em tudo e também em você. Ela é criada, sentida, modificada e exerce uma forte influência em nossas relações. Mesmo que você não se dê conta, neste exato momento você está transmitindo e recebendo energia ao mesmo tempo, tanto de forma canalizada quanto de forma dispersa. Quando a energia é canalizada e você coloca um foco, ela fica muito mais poderosa. Quando ela é dispersa, porém, a força dela diminui drasticamente.

Sol

Vamos usar o sol como exemplo. Na verdade, a luz do sol. Quando essa luz surge, ela vai em todas as direções, sem distinção. É uma energia dispersa. Ela vaga e aquece tudo da mesma forma. Se você canalizar essa energia utilizando, por exemplo, uma lupa, concentrando seus raios, você irá perceber que os filamentos de luz ficam muito mais fortes; tão fortes que são capazes de queimar aquilo para onde apontam. Desta forma, estamos constantemente emanando energia, pois sempre que você pensa, o seu cérebro faz uso de todos os impulsos elétricos, eletromagnéticos e energéticos, o que libera e atrai energia. Se você foca a sua mente em um aspecto ou tem um grande sentimento envolvido ali, a sua energia é canalizada. Se você não tem um objetivo ou não está pensando em nada, a sua energia está dispersa.

Você também pode gostar de:

A vibração, por sua vez, é o seu estado energético. O início de tudo é energia, mas conforme vamos adotando a mesma forma de pensar ou de agir, é como se acostumássemos a nossa mente a liberar um tipo específico de energia. Cada pessoa tem um padrão próprio de comportamento, hábitos e pensamentos que criam uma constante em sua vida. Essa constante começa a criar uma vibração que acaba se tornando a sua identidade energética, então os pensamentos e emoções criam energia e seus hábitos e comportamentos criam uma vibração. Com esse entendimento, podemos compreender melhor o que vem a ser o campo morfogenético. Ele é a memória de tudo o que recebe essa energia, de tudo que recebe a sua vibração. O campo morfogenético é mais do que a vibração. Esse campo se torna algo tão forte e poderoso que vai além de você e começa a afetar o seu ambiente, as suas relações e principalmente as conquistas da sua vida e de todos as pessoas atreladas a esses campos.

Ondas na água

Pense na diferença que você sente quando você vai a um parque e quando vai a um cemitério, por exemplo. Cada um dos ambientes absorveu e moldou a energia e as histórias de todas as pessoas que passaram por lá. É por isso que você sente que o parque tem um energia mais leve que a do cemitério. Acontece que esses campos não estão só em parques ou cemitérios; eles estão em todos os lugares. Na sua empresa, na sua casa, no seu quarto, na sua família e também em você. O seu campo morfogenético familiar é o resultado de toda a história ali armazenada, de tudo que eles passaram, de como se comportaram, o que pensaram, as escolhas que fizeram e de tudo o que trouxe você até aqui. Afeta tudo o que você atrai ou repele da sua vida. Tudo a sua volta reflete todas as experiências armazenadas pelo seu sistema de origem. Sua família, seus ancestrais. Esse campo vem sendo criado há séculos, fortalecido durante anos e acaba definindo e afetando nossa realidade, ou melhor, a forma como nos relacionamos com ela. Pensamentos, sentimentos, situações e comportamentos de todos os que vieram antes de nós estão constantemente nos afetando, assim como no exemplo do parque e do cemitério.

Stonehenge

É uma memória de campo. Existe o seu campo pessoal, o seu campo familiar, o do bairro em que você vive, o de sua cidade e assim sucessivamente. E você sabe por que o campo familiar é o que mais influencia você? Porque foi ele que deu origem a você. Você é parte daquele todo de informações que ali foram sendo armazenadas. Além da carga genética que cada um possui, devemos considerar a forma de pensar, de agir, de se relacionar e de se colocar no mundo. Em outras palavras, a energia, a vibração, os pensamentos e os comportamentos ficam armazenados no campo e seguem nos influenciando ao longo da vida toda. A saída é acessar o campo, identificar as informações ali armazenadas e gradativamente ir transformando as memórias desse campo de informação ancestral. Por isso dizemos que, durante o processo das constelações, o entendimento acaba enfraquecendo o resultado. Faz sentido para o campo e é lá que as transformações precisam acontecer inicialmente.

O pensamento, para a constelação, é sistêmico, ou seja, a realidade depende do observador e foca nos padrões que estão inseridos ali antes de nós. Estamos acostumados a nos relacionar com o pensamento de forma cartesiana, ou seja, focados no indivíduo, no certo e no errado, no bom e no ruim. É uma realidade única. Por isso é que a busca pelo entendimento nas constelações acaba sendo limitado, pois esse entendimento tende a ser de certo ou de errado e sempre acaba excluindo outras percepções possíveis. Já o sistêmico engloba tudo e vai além de nós, pois há uma energia maior que vai atrair ou repelir de acordo com o campo vibracional familiar e só depois manifestar o campo pessoal de cada um nele inserido. Com esse entendimento, para uma boa experiência na vivência sistêmica, antes de mais nada, é preciso aceitar que há uma energia maior com a qual precisamos estar alinhados, para assim sermos capazes de transformar nossos campos individuais.

Silhueta com luz

É com essa postura, voltada para o todo e não para o indivíduo, que acessamos esses campos de memória, processamos as informações que surgem, liberamos as soluções que emergem e esperamos o tempo necessário para que cada nova informação atue nessa memória formada há tantas gerações. Sabendo agora de tudo isso, podemos perceber que o entendimento no nível do consciente acabaria por limitar o campo de atuação do resultado. A constelação traz para você novas informações. Cada uma delas, por menor que seja, pode causar um grande efeito. A sua única responsabilidade é encontrar, com o passar do tempo, a partir dessas informações que surgem no campo, novas possibilidades para se relacionar com a vida. É por meio dessa nova postura que novos pensamentos, novas emoções, novos hábitos e novos comportamentos começam a surgir. Cabe a você e somente a você a decisão de como irá conduzi-los a partir de então. Quando estamos em nosso lugar, no sistema de origem, estamos em nosso lugar no mundo. No centro sentimos leveza!

Sobre o autor

Carlos Bruno Freire

Há 14 anos atrás um processo de transformação consciente tomou forma em minha vida. Atravessava um momento desafiador nessa época e muitos dos caminhos que eu percebia possíveis me levavam para lugares ainda piores.

Eis que me veio um pensamento: se eu partir do pressuposto de que sei exatamente o que fazer, não abro espaço dentro de mim para novas possibilidades.

Então, antes de dormir, em minhas conversas com uma inteligência superior, eu disse que não sabia de mais nada e pedi que um caminho me fosse mostrado. No dia seguinte, acordo e pego meu celular para verificar mensagens, como de costume.

Eis que surge um convite de uma prima com quem eu não falava fazia um tempo dizendo que participaria de uma vivência chamada O CAMINHO DO AMOR.

Oi? Como é mesmo o nome? Eu durmo pedindo uma direção e acordo com um caminho que aponta para o amor? Foi quando o recomeço se deu e o processo de ressignificação começa.

De lá pra cá, cursos, treinamentos, vivências, imersões. E neste movimento todo sigo recolhendo ferramentas e desenvolvendo habilidades que me levam para outros níveis.

Constelação, PNL, Coaching, Eneagrama, Thetahealing, Deeksha, Renascimento.

Hoje eu consigo integrar todas essas competências em processos mais completos, em que o único objetivo é auxiliar o maior número de pessoas em seu processo de desenvolvimento humano e evolução espiritual, de forma integral e sistêmica.

A missão é impactar a vida de toda e qualquer pessoa e possibilitar que cada uma delas consiga atingir o nível mais elevado em todos os setores da própria vida.

Contatos:
Email: cbfreire@gmail.com
Facebook:
Carlos Bruno Freire

Instagram: @carlosbrunofreire